Parceria sustentável
A Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Audi do Brasil serão parceiras nas primeiras entregas 100% sustentáveis de veículos no país. O e-Delivery, primeiro caminhão elétrico totalmente desenvolvido e produzido em Resende (RJ), transportará oficialmente o modelo Audi RS e-Tron GT até seus novos proprietários no Estado de São Paulo, com zero emissões locais de gases poluentes. Uma unidade do e-Delivery 11 toneladas 4×2 cedida pela montadora ganhou plataforma guincho com fechamento de “sider” para o transporte dos automóveis Audi, garantindo a segurança no trajeto das lojas até as residências de seus novos proprietários. Toda a operação será coordenada pela área de Marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus, que ainda contará com a assistência técnica da rede de concessionárias autorizadas da marca. “Em outubro de 2021, os modelos e-Tron foram o transporte oficial dos clientes VWCO nos test-drives de nossos caminhões elétricos em São Paulo. Agora, o VW e-Delivery terá a honra de levar os Audi RS e-Tron GT até seus compradores. Esperamos que essa parceria frutifique ainda mais, aqui no Brasil e futuramente também no Exterior”, diz Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Negócio urbano
O chassi de 17 toneladas da Iveco Bus, marca do Iveco Group, já opera em grandes cidades do Brasil e de outros países da América do Sul no transporte de passageiros. Agora, a montadora concretizou a venda de 19 modelos 170S28, encarroçados pela Marcopolo, para a Expresso Fênix, responsável pelo transporte público de passageiros em Caraguatatuba (SP). O chassi 170S28 foi projetado e é fabricado no Complexo Industrial da Iveco, em Sete Lagoas (MG), em duas configurações: urbano e fretamento, para aplicações de transporte em cidades e intermunicipal. O motor N67, da FPT Industrial, gera potência máxima de 280 cavalos. O torque chega a 96,8 kgfm, disponíveis na faixa de 1.250 a 1.950 rpm. O mercado de 15 a 17 toneladas é um dos maiores no transporte coletivo de passageiros no Brasil.
Volta em Hannover
A sueca Volta Trucks, fabricante de veículos comerciais totalmente elétricos, confirmou sua presença no IAA 2022, o Salão de Hannover. Na maior feira da Europa para a indústria de veículos comerciais, que será realizada na Alemanha de 19 a 25 de setembro, a Volta Trucks apresentará em seu estande um protótipo do veículo Volta Zero Design Verification em seu próprio ambiente urbano sustentável. Haverá ainda um outro protótipo do Volta Zero, disponível para avaliação no evento. O Volta Zero é o primeiro veículo totalmente elétrico de 16 toneladas do mundo projetado para logística urbana, reduzindo o impacto ambiental das entregas de carga nos centros das cidades. Foi projetado desde o início com um alcance operacional puramente elétrico de 150 a 200 quilômetros. A Volta Trucks tem atualmente pré-encomendas de cerca de 6.500 caminhões, no valor total de 1,4 mil milhões de euros.
Furgão híbrido a hidrogênio
A Peugeot tornou-se uma das primeiras fabricantes a oferecer de série no mercado europeu um furgão elétrico alimentado por uma célula de combustível de hidrogênio: o e-Expert Hydrogen. A tecnologia de célula de combustível garante uma recarga rápida, o que abre a possibilidade de uso intensivo sem emissões. Apenas três minutos são suficientes para armazenar o hidrogênio necessário para percorrer várias centenas de quilômetros em modo totalmente elétrico. Com base na plataforma multienergética EMP2 (Efficient Modular Platform), o e-Expert Hydrogen combina duas fontes de energia elétrica a bordo, graças ao inovador “plug-in mid-power” da Stellantis. O sistema utiliza uma bateria do tipo plug-in, que pode ser recarregada da rede elétrica, com a célula de combustível alimentada por hidrogênio, contida nos recipientes sob o piso do veículo. A proposta do e-Expert Hydrogen é combinar todas as vantagens do uso do hidrogênio com as da tecnologia das baterias e da tração elétrica.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: