Divulgação

Evolução da espécie

O Caoa Chery Tiggo 8 Pro Hybrid Plug-in chegará às concessionárias brasileiras em agosto com preço de pré-venda de R$ 269.990 e será comercializado nas cores branco e preto metálico. A garantia é de oito anos para o sistema de propulsão elétrico (bateria e motores), de cinco anos para propulsor a combustão e transmissão e de três anos para o veículo. A configuração híbrida terá dois motores elétricos, combinados com o 1.5 turbo a gasolina, entregando um total de 317 cavalos de potência e 56,6 kgfm de torque. O modelo marca a estreia da tecnologia DHT (Dedicated Hybrid Transmission) no Brasil, transmissão projetada exclusivamente para veículos híbridos. Segundo a marca sino-brasileira, o Tiggo 8 Pro Hybrid Plug-in acelera de zero a 100 km/h em 6,7 segundos, com consumo médio combinado de 42,7 km/l, podendo rodar cerca de 77 quilômetros de forma 100% elétrica. No interior, o destaque fica por conta da tela de 24,6 polegadas que integra o painel de instrumentos e o multimídia.

Leão estiloso

Divulgação

O Peugeot 408 reaparece no mercado com um estilo fastback. Anteriormente, o modelo tinha a configuração de um sedã médio-grande, lançado mundialmente em 2010. A oferta de motorizações do novo 408 inclui duas versões híbridas recarregáveis de 180 e 225 cavalos de potência e uma a gasolina de 130 cavalos, todas associadas à transmissão automática de 8 marchas EAT8. A marca francesa promete uma versão totalmente elétrica ainda para este ano. De acordo com a engenharia da Peugeot, a eficiência esteve no foco do desenvolvimento do 408, com aumento nos cuidados com a aerodinâmica, na redução do peso do veículo (1.396 quilos) e de motorizações com baixas emissões, resultando em consumos de energia médios reduzidos (em vias de homologação) tanto nos modelos híbridos quanto na configuração térmica. O novo 408 chegará ao mercado europeu no começo de 2023. O carro será produzido inicialmente em Mulhouse, na França, e, depois, na fábrica de Chengdu, na China, para o mercado local. Não há previsão para o modelo ser trazido para o Brasil.

Vem quando?

Divulgação

A Volkswagen revelou o primeiro “teaser” completo da nova Amarok, prevista para ser apresentada no próximo dia 7. A nova geração da picape média será produzida na África do Sul para abastecer vários mercados da região e a Europa. A venda do modelo na América do Sul ainda não foi confirmada, pois a atual geração, fabricada em Pacheco, na Argentina, ganhará algumas mudanças para continuar sobrevivendo por algum tempo. Segundo a marca alemã, além do design diferenciado, a nova Amarok trará muitas inovações técnicas para o segmento. Embora os detalhes mecânicos ainda não tenham sido divulgados, estima-se que vários equipamentos serão semelhantes aos da nova Ford Ranger. Lançada em 2010, a Amarok nunca teve bons números de vendas no mercado brasileiro. Este ano, a picape teve 1.850 unidades emplacadas desde janeiro, com uma média de 370 exemplares por mês e apenas 47 em maio. No ano passado, a Amarok vendeu 7.894 unidades no Brasil, com uma média mensal de 657. (Colaborou o site argentino “MinutoMotor”)

Espelho do carro de rua

Divulgação

A McLaren Motorsport lançou seu novo carro de competição, o Artura GT4, que fez sua primeira aparição pública no Festival de Velocidade de Goodwood, em Sussex, Inglaterra, realizado de 23 a 26 de junho. Com base no novo supercarro de luxo Artura, o GT4 terá a missão de ser tão bem sucedido quanto os modelos 570S GT4 e 720S GT3, vencedores de corridas e de campeonatos. O novo Artura GT4 compartilha grande parte de sua tecnologia com o seu modelo de rua, estreando a McLaren Carbon Lightweight Architecture com um monocoque de fibra de carbono em seu núcleo. O projeto e a construção do chassi é inspirado no automobilismo. A redução de peso é um elemento-chave do Artura de produção. Com um motor V6 compacto e acessórios como o sistema de escape com peso reduzido, o Artura é o primeiro carro da McLaren a ter um trem de força híbrido. O cupê de duas portas combina um motor a gasolina 3.0 V6 biturbo com 585 cavalos de potência e 59,6 kgfm de torque a um elétrico com 95 cavalos e 22,9 kgfm. 

Borracha de elétricos

Divulgação

Em 1899, a Michelin desenvolveu os pneus do La Jamais Contente, o primeiro veículo a superar uma velocidade de 100 km/h e que era impulsionado por um motor elétrico. Desde então, a Michelin continuou o desenvolvimento em pneus que reduzam a eficiência de dióxido de carbono, diminuindo a quantidade de matéria-prima necessária ao seu aumento de desempenho, duração e esforço máximo da vida útil. O compromisso da Michelin, por meio de sua estratégia “Tudo Sustentável”, é que em 2030 todos os seus pneus sejam fabricados com 40% de materiais biodegradáveis, atingindo 100% até 2050. Como em seu primeiro teste em 1899, a Michelin se volta integralmente para a construção de pneus para uso exclusivo em veículos totalmente elétricos, se alinhando à Inglaterra e à França, os dois países que liderarão o final da produção de carros a combustão a partir de 2030.

Tomada de apoio

Divulgação

Com o anúncio da abertura de oito novas lojas da Rede de Concessionárias estruturadas especialmente para a comercialização e o atendimento de pós-vendas para seus veículos elétricos, os “e-Centers”, a Peugeot pretende participar ativamente da corrida pela eletrificação no Brasil. A marca francesa disponibiliza atualmente para o mercado brasileiro o hatch esportivo e-208 GT e o utilitário e-Expert, ambos com motorização 100% elétrica e livres de emissões de gás carbônico. Os proprietários dos modelos elétricos da Peugeot contam ainda com Call Center exclusivo, descarte de baterias com certificado verde em parceria com a Faarte na Rede de Concessionárias e o Peugeot Assistance para todo território nacional, vinte e quatro horas e sete dias por semana. Há também uma seleção de parceiros homologados para as soluções que o cliente do elétrico precisa, com carregadores wall-box e vagas exclusivas com carregadores pela Estapar (as Ecovagas).

É o frio

Divulgação

Conforme os principais serviços de meteorologia do Brasil, o frio se estenderá ininterruptamente até o final de setembro, com temperaturas baixas especialmente no Sul, Sudeste e até no Centro-Oeste. Com isso, vários cuidados precisam ser tomados na manutenção dos automóveis e na própria maneira de conduzi-los. Para orientar os motoristas, a equipe da Allianz Assistance, marca especialista em assistência vinte e quatro horas da Allianz, dá dicas importantes para o inverno:
Manutenção – As baixas temperaturas exigem uma atenção redobrada a alguns itens pouco lembrados na manutenção, incluindo peças como bateria, reservatório de partida a frio e velas e seus cabos.
Cuidados com os pneus – A calibragem é ideal que seja feita pelo menos uma vez por semana quando o clima estiver gelado. Além disso, deve-se sempre observar o desgaste dos pneus, responsáveis pelo contato do veículo com o solo e, consequentemente, pela eficiência em contorno de curvas, tração para se movimentar e “grip” nas frenagens.
Erros mais frequentes – É comum que os motoristas mantenham vários itens do carro ligados ao mesmo tempo, como limpador de para-brisa, faróis e ar quente. Todos exigem muita eficiência da bateria e do alternador. Ligar e desligar os veículos, assim como dar partidas longas ou repetitivas, não são aconselháveis. No geral, todos os veículos precisam de cuidados no frio, porém, os abastecidos somente com etanol merecem maior atenção. Nos carros mais novos, nem sempre é necessário esperar até que o motor esquente por completo para iniciar a rodagem. No entanto, é aconselhável que se aguarde pelo menos o tempo necessário para a rotação do motor baixar um pouco antes de sair com o veículo.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA