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Evolução na segurança

Aproximadamente, 20% dos acidentes de trânsito registrados no Brasil envolvem caminhões e cerca de 43% das mortes nas estradas brasileiras ocorrem com acidentes envolvendo esse tipo de veículo. Atenta às estatísticas alarmantes, a multinacional alemã de sistemas automotivos ZF disponibiliza para o mercado brasileiro um portfólio de produtos que aumenta a segurança de caminhões e ônibus nas estradas. Entre eles, estão os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS), um conjunto de itens de alta tecnologia capaz de suportar o motorista e propiciar uma condução mais segura. Entre os ADAS, a novidade mais recente da ZF é o OnGuardMax, um sistema de radares, câmeras, sensores e softwares que conseguem detectar a presença de pessoas, animais ou objetos perigosos na estrada. Se o motorista não toma nenhuma atitude para evitar o acidente iminente, o OnGuardMax inicia, de maneira autônoma, a frenagem de emergência, podendo parar o veículo por completo para ajudar a prevenir um acidente. O sistema OnGuardMax também conta com outros recursos de assistência ao motorista como o LDW (Lane Departure Warning ou Aviso de Saída de Pista), que avisa imediatamente o condutor caso ele saia de sua pista por fatores como distração ou sonolência. Há ainda o ACC (Adaptive Cruise Control ou Controle de Cruzeiro Adaptativo), que ajusta automaticamente a velocidade para manter uma distância segura dos veículos à frente e o BSD (Blind Spot Detection ou Detecção de Ponto Cego). 

Pensando micro

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A Volare, marca pertencente à Marcopolo e líder nacional na produção de micro-ônibus, registrou crescimento nos negócios na região metropolitana e litoral de São Paulo no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2021. A fabricante entregou 45 unidades, ante 25 do mesmo intervalo de 2021. O desempenho teve como principais destaques o fornecimento para importantes operadores do segmento de fretamento e para licitações, incluindo veículos para o município de Mogi das Cruzes, dentro do programa “Caminho da Escola”. “Ampliamos nossa participação no fornecimento de veículos para os grandes operadores do fretamento paulista que estão optando pela aquisição de veículos menores do que os ônibus convencionais para adequar a oferta de assentos à demanda e otimizarem seus investimentos”, destaca Jeferson Paesi, gestor de Negócios Volare e responsável pelo atendimento da região. As empresas Universo Transportes e Bamonte Transportes adquiriram recentemente dez unidades do modelo DW9 Executivo 9290 e dez do DW9 Executivo, respectivamente. O fornecimento de micro-ônibus escolares também foi outro importante destaque da marca no período. “Fornecemos 16 unidades do nosso modelo Volare Attack 8 para o município de Mogi das Cruzes”, complementa Paesi.

Movimento urbano

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A encarroçadora gaúcha Marcopolo acaba de fornecer 42 novos ônibus urbanos Torino MD para a operadora Princesa do Norte, de Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo. Os veículos contam com chassi Mercedes-Benz OF-1519 e OF-1721 Euro 5 e serão utilizados no transporte municipal da região. Com 11,35 e 12,50 metros de comprimento, os veículos têm capacidade para transportar 32 passageiros sentados em poltronas City Estofada, e são equipados com dispositivo de acessibilidade, catraca eletrônica e campainha sem fio. “O Torino é o modelo urbano de maior sucesso da marca e tem forte imagem de robustez, eficiência e boa relação custo/benefício. Essas características foram decisivas na escolha da Princesa do Norte para melhor atender aos seus clientes”, comemora Alexandre Romano, gestor de Negócios das regiões Sudeste-Nordeste da Marcopolo. 

Clientela ao Norte

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A encarroçadora catarinense Busscar entregou mais dois El Buss 320 para a R&M Transporte e Turismo, de Paragominas (PA). São os primeiros veículos da marca que a empresa tem em sua frota, atualmente focada em atender ao fretamento das mineradoras locais. Indicado para viagens de curtas e médias distâncias, o veículo conta com ar-condicionado, 46 poltronas class superpullman, com entrada para cabo USB, apoio de braço e pé. O chassi é Volkswagen, com motor dianteiro. 

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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