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Upgrade tecnológico

A alemã ZF desenvolve sistemas automotivos para o setor de transportes rodoviário de carga e passageiros, que estão disponíveis para todos os mercados globais, inclusive no Brasil. Um dos destaques recentes da empresa é a transmissão modular TraXon, a mais nova geração de transmissões automatizadas que equipa os caminhões mais avançados do planeta. Desde 2020, são produzidas na unidade industrial da ZF em Sorocaba (SP) cerca de três mil unidades dessas transmissões por mês, que atendem a demandas tanto do mercado interno quanto do externo. A partir de julho, inicia-se a produção da TraXon com Intarder integrado em Sorocaba. Segundo a ZF, trata-se do retardador mais leve do mercado, o mais robusto e um dos mais potentes, gerando força de até 600 KW para atuar como redutor de velocidade até a completa parada do veículo. Além de elevar a vida útil dos freios, o Intarder contribui para reduzir a emissão de partículas no ambiente – lonas ou discos, quando intensamente utilizados, lançam inevitavelmente milhões de partículas na atmosfera. “Por sua alta potência, o Intarder, em conjunto harmonioso com as transmissões da marca, é capaz de controlar, reduzir e, até mesmo, parar um caminhão pesado completamente carregado, em descida de serra, sem que seja necessário qualquer auxílio do sistema convencional de freios. É um sistema que reduz os impactos ambientais e, igualmente, os custos de manutenção”, explica Silvio Furtado, líder de negócios da Divisão de Sistemas de Controle para Veículos Comerciais da ZF América do Sul. A ZF também está se preparando para produzir no Brasil a transmissão automatizada 9AS EcoTronic, oriunda da transmissão mecânica de 9 marchas. Soluções em eletrificação estão no radar da ZF para o mercado brasileiro. O AVE AxTrax, um eixo de tração elétrica, que pode ser combinado com as configurações de célula híbrida e combustível ou ser alimentado por bateria, estará homologado para produção em série no Brasil a partir de agosto.

Negócios paulistas

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A Volare, marca de micro-ônibus pertencente à encarroçadora gaúcha Marcopolo, registrou crescimento nos negócios na Região Metropolitana e do litoral de São Paulo no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2021. A fabricante entregou 45 unidades, ante 25 veículos no primeiro trimestre de 2021. O desempenho recorde teve como principais destaques o fornecimento para importantes operadores do segmento de fretamento e para licitações, incluindo veículos para o município de Mogi das Cruzes, dentro do programa “Caminho da Escola”. As empresas Universo Transportes e Bamonte Transportes adquiriram recentemente dez unidades do modelo DW9 Executivo 9290 e dez do DW9 Executivo, respectivamente.

Expansão de frota

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A Viação Garcia-Brasil Sul, do Grupo GBS, com operação concentrada nos Estados do Paraná e de São Paulo, adquiriu 92 novos ônibus Marcopolo dos modelos rodoviários Paradiso G8 1800 Double Decker, Paradiso 1200 e Viaggio 800 e do urbano Torino. Os novos ônibus Paradiso G8 1800 DD serão utilizados, a partir de agosto, nos exclusivos serviços “Cabine Cama” e “Leito Plus”, e contarão com poltronas leito-cama hiper soft com sistema Marcopolo Next de massagem. Com chassis Mercedes Benz O-500 RSDD, os ônibus Paradiso G8 1800 DD têm 15 metros de comprimento e são configurados de acordo com o tipo de serviço. Parte dos ônibus que serão utilizados no serviço “Cabine Cama” tem 28 poltronas, sendo 20 leito-cama hiper soft, no piso superior, e oito leito-cama hiper soft, no inferior, todas equipadas com sistema Marcopolo Next de massagem. Os demais têm oito poltronas leito-cama hiper soft no piso inferior e 48 poltronas super soft no superior. Já os seis modelos Viaggio 800, utilizados em linhas rodoviárias de curta distância e fretamento no Paraná, têm 12,7 metros de comprimento. As unidades contam com configuração interna com 49 poltronas executivas soft, vidros móveis, cortinas lisas, DPM e parede de separação total com porta. 

No transporte público

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Já estão em operação os 35 novos chassis de ônibus Volkswagen adquiridos pela Expresso Campibus, uma das empresas concessionárias do Sistema de Transporte Público de Campinas (SP). São 24 unidades do Volksbus 15.190 OD e outras 11 do 17.260 OD, que chegam para atender, mensalmente, a quase dois milhões de passageiros das linhas dos corredores Campo Grande e Lix da Cunha. O 15.190 OD foi desenvolvido para transporte urbano em linhas distribuidoras e alimentadoras, operando como midibus ou fretamento de curtas e médias distâncias. É indicado para carrocerias de até 11 metros de comprimento e peso bruto total (PBT) de 15 toneladas. Já o 17.260 OD conta com motorização MAN D08 de seis cilindros. O veículo traz potência de 256 cavalos e torque de 91 kgfm. Adapta-se a carrocerias de até 13,2 metros e conta com polia adicional de série para facilitar a instalação de ar-condicionado.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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