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Nome próprio

A Fiat está preparando o lançamento de seu novo SUV, o Fastback. É a mesma denominação do carro-conceito mostrado no Salão de São Paulo de 2018, sendo um misto de SUV e cupê. O nome faz referência a uma categoria de veículos que “reúne o desenho veloz e as curvas dinâmicas da carroceria”, de acordo com a marca italiana. Construído sobre a plataforma da picape Toro, o novo modelo foi 100% projetado no Design Center South America, com chegada prevista para o segundo semestre deste ano. A Fiat finalmente acordou para os utilitários esportivos apresentando o Pulse no ano passado, seu primeiro SUV produzido no Brasil. Depois de um início hesitante, o Pulse se firmou nas vendas. Em maio, teve 4.950 unidades emplacadas, enquanto 19.198 foram comercializadas desde janeiro, ficando em décimo primeiro entre os carros mais vendidos no ano.

Bons ventos

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Aos poucos, a produção de veículos no Brasil se recupera das restrições impostas pela crise global dos semicondutores. Mesmo com paradas pontuais em algumas fábricas, o volume total produzido em maio superou pela primeira vez no ano a marca de 200 mil unidades, que não ocorria desde dezembro de 2021. Foram 205,9 mil unidades produzidas em maio deste ano, com crescimento de 10,7% sobre abril. Em comparação a maio de 2021, houve alta de 6,8%. Coincidentemente, foi em maio do ano passado que a falta de componentes eletrônicos começou a gerar os primeiros impactos relevantes no setor automotivo brasileiro. “Chama a atenção a consistência do crescimento de mercado, um degrau a cada mês desde o início do ano, para vendas e produção. Como a tendência histórica do nosso setor é de um segundo semestre mais robusto, estamos muito otimistas quanto à manutenção desse bom ritmo de recuperação”, afirmou Márcio de Lima Leite, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Oferta para a elite 

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Líder de vendas do segmento premium no Brasil, a BMW oferece condições especiais no plano Sign & Go, da BMW Serviços Financeiros ao longo do mês de junho. O X1, produzido em Araquari (SC), por exemplo, tem taxa de zero por cento ao mês para planos de financiamento com entrada mínima de 60% e saldo em 24 meses. O X1 (2021/2022 e 2022/2022) pode sair a partir de R$ 277.950, com entrada de R$ 122.298 e mensalidades de R$ 1.933. O utilitário esportivo de luxo é equipado com motor 2.0 TwinPower Turbo bicombustível de 192 cavalos de potência a 5 mil rpm e torque de 28,5 kgfm a 1.250 giros, acoplado à transmissão Steptronic de 8 marchas. O carro tem rodas de 19 polegadas com design mais agressivo, volante M Sport com empunhadura esportiva, sistema de som Harman Kardon de 12 alto-falantes com amplificador de 360W na versão M Sport Plus.

Customização

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A Ford Maverick vendida no Brasil pode ser equipada com uma nova linha de acessórios exclusivos lançada pela marca norte-americana. Ela é composta por mais de 18 itens, como capotas, santantônio, aerofólios, estribos, caixas organizadoras, suporte para bicicleta e ponteira de engate, aumentando a funcionalidade do veículo e personalizando seu visual. Todos os acessórios foram desenvolvidos especialmente para a picape e podem ser encontrados nas concessionárias brasileiras. “A Maverick foi feita para pessoas com estilo de vida dinâmico. E a nova linha de acessórios explora essa versatilidade, facilitando o transporte de equipamentos e personalizando o seu estilo”, revela Wilson Vasconcellos, gerente de Pós-Venda da Ford. Um dos destaques da linha é o extensor de caçamba. Produzido em alumínio, ele acrescenta 61 centímetros no comprimento do compartimento de carga. Com fixação articulada, pode ser usado como divisor para evitar o deslocamento de objetos na caçamba.

Duas décadas na pista

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O modelo responsável pela reerguida da Porsche está completando 20 anos de estrada. Considerado o “Terceiro Porsche” – depois do 911 e do Boxter –, o SUV Cayenne rompeu também uma tradição na fabricante alemã e teve a dura missão de “distorcer o nariz” dos puristas da marca, que não admitiam a introdução de um modelo não genuinamente esportivo no portfólio. O sucesso do Cayenne nos anos seguintes, até o momento, mostrou o quanto os aficionados estavam errados. Dividindo a plataforma com o Volkswagen Touareg (com cada carro utilizando o “powertrain” de sua marca), o Cayenne exigiu uma construção de uma nova fábrica, em Leipzig, na Alemanha, e despontou para o mundo em 2002. Assim que foi lançado globalmente no Salão de Paris daquele mesmo ano, o Cayenne imediatamente ultrapassou as estimativas de vendas. Em oito anos, o modelo da primeira geração vendeu 276.652 exemplares. Em 2021, mais de 80 mil unidades foram entregues de acordo com a última contabilização da Porsche. O Cayenne tem na família os modelos a combustão e as versões híbridas plug-in. O SUV é atualmente o terceiro carro mais vendido da Porsche no Brasil, atrás do 911 e do Macan.

Tecnologia viscosa

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A Motul lançou o X-Tech Lite 5W-39, o primeiro lubrificante para carros fabricado nacionalmente pela multinacional francesa de lubrificante.  O óleo 100% sintético, com viscosidade 5W30 e normativas 100% atualizadas, contemplará uma ampla gama de aplicações em carros de entrada, desde zero-quilômetro até usados com cinco anos ou mais, com foco em economia de combustível aliada à proteção e durabilidade dos motores. “Atualmente, quase todos os veículos que saem de fábrica já são abastecidos com lubrificantes 100% sintéticos. Muitos desses modelos demandam as mesmas especificações de viscosidade e homologação atendidas pelo X-Tech Lite”, adianta Mariano Perez, gerente-geral da Motul Brasil. O X-Tech Lite 5W-30 é o terceiro produto fabricado pela Motul no país, depois dos dois lubrificantes para motocicletas – o Motul 3000+ e o novo Motul 5000+.

Exclusivo para a América do Sul

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Dentro do plano de liderar a eletrificação da mobilidade na América do Sul, a General Motors decidiu revelar sua nova linha de veículos zero emissão, para complementar o atual portfólio da marca Chevrolet na região. A gigante norte-americana optou por dar início à empreitada pelos SUVs, segmento que mais cresce no mercado regional. Entre as novidades estão o Bolt EUV, o Blazer EV e o Equinox EV, cada um deles com propostas e características próprias para atender a diferentes perfis de consumidores. O anúncio foi feito por Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, e por Marina Willisch, vice-presidente de Comunicação e Relações Governamentais da GM América do Sul. Os dois executivos também compartilharam detalhes sobre o cronograma de lançamento dos futuros produtos e enfatizaram a ofensiva que a empresa promoverá em relação à eletrificação, iniciada em 2019 na América do Sul com a comercialização do Bolt EV exclusivamente no Brasil.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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