No embalo das duas rodas
O segmento de motocicletas continua embalado em 2022. Pelos dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), no mês de maio, houve um aumento de 23,80% em comparação a abril. As vendas saíram de 107.728 unidades em abril para 133.372 em maio. No acumulado dos cinco primeiros meses de 2022, as motocicletas tiveram um aumento de vendas de 25,62% em comparação ao mesmo intervalo de 2021. “É, de longe, o segmento que aponta o melhor resultado até maio, e tem tudo para ter um excelente ano de 2022, apesar da restrição de crédito”, avalia José Maurício Andretta Júnior, presidente da Fenabrave. A liderança nacional permanece com a Honda CG 160, com 39.601 unidades vendidas em maio e 143.633 no acumulado do ano.
Com data marcada
A inglesa Triumph marcou para dia 12 de julho a apresentação do protótipo elétrico TE-1. O modelo concluiu a fase final de testes, após a realização de avaliações em dinamômetro e nas pistas. A etapa foi anunciada pela Triumph em fevereiro deste ano e durou menos tempo do que os seis meses estimados inicialmente. Desenvolvido em colaboração com a Williams Advanced Engineering – empresa ligada à tradicional equipe da Fórmula-1 –, a Integral Powertrain Ltd e a WMG na Universidade de Warwick, o protótipo TE-1 servirá como base para a primeira moto elétrica da Triumph. Seu design remete ao da identidade visual utilizada pelas nakeds da marca, como a Speed Triple e a Street Triple. Após a apresentação do protótipo, é esperado o anúncio da versão de produção.
Scooter à italiana
O Grupo Piaggio, importadora da Vespa no Brasil, iniciou as vendas nacionais da scooter Aprilia SXR 160. Eleita a scooter do ano na Índia em 2021, a SRX 160 tem 1,95 metro de comprimento, 80 centímetros de largura e 1,35 metro de entre-eixos e é movida por um motor monocilíndrico de 160 cm³ refrigerado a ar que gera até 11 cavalos a 7.600 giros e 1,18 kgfm de torque máximo a 6 mil giros. A transmissão automática é do tipo CVT. O tanque tem capacidade para sete litros de gasolina, mas os dados de consumo não foram divulgados. A scooter italiana traz painel digital, iluminação em leds e freios a disco na dianteira e tambor na traseira, com ABS apenas na roda da frente. Está disponível em quatro opções de cores – azul, branco, preto e vermelho – e pode ser encomendada no site brasileiro da Vespa. Seu preço sugerido é de R$ 32.930.
No rastro da Meteor
A Royal Enfield está comemorando o melhor resultado desde quando chegou ao Brasil, há cinco anos. Em maio, a empresa ultrapassou as mil unidades comercializadas mensalmente. O bom desempenho chega em um momento em que a marca está prestes a iniciar sua montagem de modelos em Manaus, na fábrica da Dafra. O bom resultado da marca indiana foi puxado pela Meteor 350. A motocicleta teve 637 unidades emplacadas em maio. A pequena custom de visual clássico é movida por um motor monocilíndrico com arrefecimento a ar de 349 cc, que entrega 20,2 cavalos a 6.100 giros e 2,75 kgfm de torque a 4 mil rpm. A transmissão é manual de 5 velocidades. O modelo é vendido por preços a partir de R$ 19.990. No acumulado das vendas de janeiro a maio, a Royal Enfield está na quinta posição geral no ranking, após fechar 2021 em sétimo.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: