Divulgação

A Volvo se uniu à Andrade Gutierrez, multinacional brasileira dos setores de infraestrutura e mineração, e à fabricante de máquinas de automação ACR para desenvolver o Caminhão 4.Zero. Trata-se de um protótipo para operação nas áreas de construção pesada e mineração, que permite ao controlador comandar o equipamento a até dois quilômetros de distância por meio de um rádio-controle com acionamento por joystick. Desenvolvido a partir do pesado off-road FMX, produzido na fábrica da Volvo em Curitiba (PR), o caminhão basculante é diferente de outros equipamentos não tripulados disponíveis atualmente no mercado, ao combinar um sistema de direção de alta tecnologia a uma mecânica integrada e conectada à rede inteligente. “É o primeiro caminhão que sai direto da linha de produção preparado para atuar via controle remoto. O grande salto tecnológico dessa solução está no VDS (Volvo Dynamic Steering), um avançado sistema de direção criado pela marca, que é totalmente integrado ao veículo e controla a condução com alta precisão. Não é preciso instalar sensores ou atuadores paralelos. Motor, transmissão, freios, direção VDS, tudo é original, o que garante mais segurança e disponibilidade ao veículo”, explica Jeseniel Valério, gerente de Engenharia de Vendas da Volvo. 

Divulgação

            O FMX original da Volvo tem configuração de tração 6×4, com capacidade para 42 toneladas. Já o rádio-controle é desenvolvido pela HBC Radiomatic, empresa alemã de sistemas de transmissão via rádio, comercializado exclusivamente pela ACR no Brasil. A operação fica por conta da Andrade Gutierrez, que consolidou o projeto com as empresas parceiras para trazer mais segurança e qualidade em suas entregas nas áreas de mineração, como obras de descomissionamento de barragens e de construção pesada em empreendimentos com maior risco à segurança em suas atividades, como as escavações pesadas. Uma das vantagens é que ele permite a alternância imediata entre operação tripulada ou remota, mantendo todas as funcionalidades e sem nenhuma necessidade de adequações mecânicas. 

Divulgação

No modo não tripulado, o caminhão só pode ser operado em áreas confinadas, sem pedestres. O operador pode ajustar os modos de direção – rápida ou lenta – conforme a sensibilidade necessária. Além disso, a caixa de câmbio automatizada da Volvo (I-Shift) facilita a condução remota, aumenta a capacidade de tração e garante mais segurança. “Apoiados na Engenharia 4.0, estamos sempre buscando soluções inovadoras, e identificamos uma grande oportunidade para contribuir com o desenvolvimento do setor de infraestrutura e mineração. O uso desse caminhão em nossos serviços nos levará a melhores resultados em operações de transporte de materiais, diminuindo o risco e trazendo confiabilidade e segurança”, destaca João Martins, presidente da Andrade Gutierrez. 

Divulgação

            Fora da área de operação, o controlador pode comandar todas as ações do caminhão, como partida do motor, direção, trocas de marcha e frenagem. Em um display de última geração é possível acompanhar a atividade em tempo real. Ao todo, são disponibilizadas 20 informações na tela, entre dados do painel do caminhão, informações do basculamento e alertas (luminosos, sonoros e de vibração) para garantir a segurança da operação. Além disso, sete câmeras do tipo veicular e um microfone de alta sensibilidade são capazes de transmitir com qualidade todos os movimentos e sons presentes na cabine do caminhão. “Há mais de 20 anos, a ACR fornece soluções confiáveis e robustas para operações remotas. São quase mil novos sistemas fornecidos a cada ano, mas a demanda do caminhão FMX merece destaque especial em nossa trajetória, pois conseguimos entregar com excelência uma solução exclusiva e inovadora. Não há nenhuma outra solução como a nossa disponível no mercado”, ressalta Abraão Pires, diretor-técnico Comercial da ACR, que tem sede na cidade paulista de São Bernardo do Campo. 

Divulgação

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA