Estrela na tomada
A Mercedes-Benz confirma a chegada ao Brasil de seu segundo modelo 100% elétrico – o primeiro foi oEQC 400 4Matic, apresentado no país em fevereiro de 2020. A partir da primeira semana de julho, as primeiras unidades do Mercedes-AMG EQS 53 4Matic+ começam a desembarcar nas concessionárias. “O EQS é mais que um novo produto. É o símbolo máximo dos valores de nossa marca, como conforto e luxo, aliado a mais avançada tecnologia que moverá nosso futuro. Guiar o primeiro elétrico da AMG é uma experiência única e incomparável”, desafia Carlos Garcia, presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil. O modelo chegará em versão exclusiva, equipado com dois motores elétricos com 658 cavalos de potência distribuídos por meio do sistema de tração integral 4Matic+. A bateria de 107,8 kWh permite processos de carga AC/DC com uma autonomia de até 580 quilômetros com uma única carga pelo método WLTP de medição de consumo. Um dos destaques do interior é a grande tela central “Mercedes-Benz Hyperscreen”, com três displays de alta definição. O preço para o Brasil deve ficar em torno de R$ 1,3 milhão.
Novo RS
Uma nova versão do Chevrolet Tracker chega ao Mercosul importada da China. Trata-se da configuração RS, seguindo a imagem esportiva dos modelos fabricados pela marca norte-americana. O SUV com design mais arrojado será somado em 2023 aos Onix e Cruze RS já vendidos na Argentina e no Brasil, feitos em Gravataí (RS) e em São Caetano do Sul (SP), respectivamente. O Tracker “made in China” é equipado com motor 1.2 turbo de 134 cavalos de potência e 19,5 kgfm de torque, associado à transmissão automática de 6 marchas. Quanto ao design da versão RS do Tracker, destacam-se os para-choques exclusivos, a grade tipo colmeia e os logotipos da fabricante escurecidos. Lateralmente, tem as rodas e as molduras da janelas e dos retrovisores escurecidas. Dentro, a configuração tem detalhes “RS” bordados nos bancos de couro e tons escuros nas forrações da cabine. (colaborou “Minuto Motor”/Argentina)
Para ficar
Com a inauguração de uma nova linha de produção de módulos fotovoltaicos, em Campinas (SP), constantes parcerias com o poder público para ampliar a frota de transportes elétricos e o lançamento e início da comercialização dos primeiros automóveis elétricos no Brasil, a BYD está demonstrando seu foco em contribuir para o crescimento da eletromobilidade no país. Em 2020, a BYD inaugurou sua terceira fábrica em território nacional. A unidade tem capacidade para produzir até mil baterias por ano e está localizada em Manaus (AM). Em novembro de 2021, a marca chinesa entrou no mercado de automóveis elétricos no país lançando o Tan EV, primeiro SUV de sete lugares 100% elétrico do Brasil. Em abril deste ano, foi a vez do Han EV, sedã de luxo elétrico mais vendido pela marca globalmente.
Caso antigo
A terceira edição do Encontro e Exposição de Carros Antigos, no Campo de Marte, receberá o público de forma presencial na capital paulista. A exposição está prevista para os dias 11 e 12 de junho. Após o sucesso do Encontro Brasileiro de Automóveis Antigos, realizado em abril em Águas de Lindoia (SP), o evento no Campo de Marte tem a expectativa de reunir cerca de 1,5 mil carros antigos e público estimado em 25 mil pessoas. Além das “poderosas” máquinas, haverá a tradicional feira de peças, antiguidades e miniaturas, shows ao vivo, brinquedos infantis, áreas de veículos à venda e praça de alimentação. “É um evento grandioso, que agrada a pessoas de todas as idades, traz nostalgia e admiração por essa indústria fantástica que encanta os brasileiros por gerações e gerações. É muito importante trazer de volta para São Paulo um grande evento de carros antigos, que foi paralisado devido à pandemia. Dá até para comemorar o ‘Dia dos Namorados’ em meio a carros que já presenciaram muitos romances”, brinca e comemora Junior Abonante, organizador da exposição.
Usina elétrica
O Aston Martin DBX707, o SUV de luxo mais potente do mundo, começa a sair da linha de montagem em Saint Athan, no País de Gales. As primeiras unidades destinadas ao Brasil chegarão em julho. A fábrica prevê que o modelo será vendido em mais de 50 países. Fornecendo 707 cavalos de potência e 91,8 kgfm de torque, o DBX707 é capaz de atingir uma velocidade máxima de 310 km/h, podendo acelerar de zero a 100 km/h em apenas 3,1 segundos. Usa o mesmo 4.0 V8 biturbo do DBX “normal”, mas com um par de turbos roletados, além de uma nova calibração do motor para trabalhar melhor com o turbocompressor e novo sistema de escape com quatro saídas. O DBX707 conta ainda com uma nova transmissão automatizada de dupla embreagem de 9 marchas e banhada em óleo. A UK Motors representa as marcas Aston Martin e McLaren Automotive no Brasil.
O Z da questão
O novo Nissan Z será o safety car do campeonato Super GT, organizado pela GT Association do Japão. A nova geração do superesportivo da marca oriental – surgido pela primeira vez em 1969 – foi apresentada no ano passado. O novo motor 3.0 V6 biturbo garante um crescimento significativo na potência em relação ao 370Z da geração anterior. Ele é projetado para fornecer uma resposta robusta mas suave aos comandos do motorista. Com um aumento de 70 cavalos, o novo Z desenvolve 405 cavalos e 48,39 kgfm de torque a 5.600 rpm. Com o acréscimo da potência, a equipe de engenharia desenvolveu o chassi, o resfriamento, a suspensão e a direção para garantir que o Z continue a apoiar as intenções do motorista. Em uma primeira vez para um veículo Nissan com tração traseira, a transmissão manual de 6 marchas inclui um sistema de controle avançado de assistência à arrancada na versão Performance.
Cargas sem riscos à casa
Mesmo ainda “engatinhando” no mercado brasileiro, os carros elétricos são o futuro da mobilidade urbana. Porém, por se tratar de uma tecnologia nova, ainda há muitas dúvidas em relação ao carregamento desses veículos. Conforme Ricardo David, sócio-diretor da Elev, empresa de soluções para o ecossistema da mobilidade elétrica, algumas ações precisam ser tomadas antes do recarregamento, como verificar a estrutura elétrica e a instalação de carregadores domiciliares.
– Carregamento na tomada de casa – É possível carregar o veículo elétrico diretamente na tomada convencional da residência. No entanto, existem alguns cuidados. Por meio de um wallbox, por exemplo, é possível reduzir o tempo de recarga.
– Análise técnica – De acordo com David,a melhor opção, se o proprietário tiver dúvidas se sua residência está preparada para recarregar o elétrico, é buscar a análise de um especialista.
– Carregadores – Além da diminuição do tempo de recarga, eles trazem mais segurança para os consumidores, pois são desenvolvidos por empresa especializadas.
– Baterias dos carros elétricos – Outro ponto importante a ser destacado é a segurança das baterias dos carros elétricos. Para o especialista, não há motivos para se preocupar com elas. Segundo um estudo feito pela Universidade de Tecnologia de Graz, na Áustria, as baterias estão se tornando cada vez mais seguras.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: