Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Desde fevereiro, quando foi anunciado o cancelamento do Salão Duas Rodas 2022, principal evento nacional de motocicletas previsto para ser realizado em novembro no São Paulo Expo (SP), cresceu bastante a expectativa em torno da realização do Salão Moto Brasil 2022, no Rio de Janeiro. E, depois de alguns adiamentos por conta da pandemia do coronavírus, a décima edição do evento carioca finalmente reuniu na semana passada em uma área aberta no Parque Olímpico do Rio de Janeiro 11 marcas de motocicletas e mais de trinta empresas de acessórios e peças, além de abrigar exposições, concursos e shows musicais. Durante quatro dias, o SMB recebeu cerca de 80 mil visitantes, que puderam desfrutar das diferentes atrações nos mais de 60 mil metros quadrados de área de evento. Calcula-se que o Salão Moto Brasil tenha movimentado mais de R$ 7 milhões, reforçando sua importância econômica no segmento de eventos cariocas. 

Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Honda, Harley-Davidson, Royal Enfield, Suzuki, Ducati, BMW Motorrad, Triumph, Haojue, Kymco, Kawasaki e CF Moto aproveitaram o Salão para apresentar seus mais recentes lançamentos e também para expor suas linhas completas – com muitos produtos em condições especiais de negociação. Na Harley-Davidson, a novidade principal era a maxtrail Pan America, que chegará às concessionárias nacionais no segundo semestre, enquanto na BMW o destaque era a R 1250 GS, rival da novata norte-americana e atual líder do segmento. Na Kawasaki, a atração mais procurada era a imponente esportiva ZX 10-R Ninja, em seu tradicional e indefectível tom de verde, enquanto a Royal Enfield ostentava na parte frontal de seu estande várias configurações de sua aventureira Hymalaian. Em outra área, um circuito possibilitou testes com diferentes modelos de motocicletas, incluindo scooters e elétricas. 

Luiza Kreitlon/AutoMotrix
Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Estratégia similar à dos fabricantes de motocicletas foi adotada por empresas de motopeças, acessórios e serviços também presentes no SMB. A EPI Solution exibiu e fez demonstrações do funcionamento de seus coletes e jaquetas com airbags para motociclistas. Patrocinadora do evento, a Pirelli promoveu um serviço exclusivo para troca de pneus em uma área no estacionamento do Parque Olímpico. Outro serviço disponível foi o de troca de óleo, feito pela Motul, que também apresentou sua linha de lubrificantes e fez demonstrações de produtos para limpeza de capacetes. 

Luiza Kreitlon/AutoMotrix
Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Já no estacionamento do evento era possível se deparar com motocicletas espetaculares, que juntavam gente em volta. Afinal, turmas de motoclubes de várias partes do Brasil aproveitaram o SMB para uma grande confraternização. O clima festivo foi reforçado pela programação de shows de bandas nos palcos Rock e Vintage – neste último, aconteceu o Festival Jazz & Blues do Salão Moto Brasil. Atrações como o Globo da Morte, o show de manobras radicais com a equipe Força & Ação e a apresentação de acrobacias sobre duas rodas concentraram a atenção dos fãs do motociclismo de exibição. O SMB 2022 foi palco ainda para a grande final do sexto Bike & Art Moto Brasil, concurso de motos customizadas. Na edição 2022, o Salão Moto Brasil reafirmou a simpática tradição conquistada nas edições anteriores de ser o maior evento Pet Friendly do país. Cães puderam passear com seus donos pelo ambiente do Parque Olímpico, ou se divertirem na área de recreação do espaço “Entre Pegadas”. No Cat Experience, os visitantes puderam interagir com felinos que estavam disponíveis para adoção.

Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Por Redação – Fotos: Luiza Kreitlon / AutoMotrix

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA