Caçamba mensalista
O Ford Go, serviço de carros por assinatura da marca norte-americana, passou a oferecer a Ranger FX4 entre os modelos disponíveis para os clientes da plataforma. A assinatura é uma opção que vem crescendo dentro das novas tendências de mobilidade, para quem quer trocar de carro novo todo ano pagando uma mensalidade fixa e sem se preocupar com IPVA, manutenção, seguro, documentação ou negociação do usado. Lançada em março, a Ranger FX4 é uma picape de perfil off-road, com visual exclusivo e alto padrão de requinte e conforto. A sua assinatura mensal custa R$ 7.050 no pacote de dois mil quilômetros ou R$ 7.700 com limite de três mil quilômetros. Na linha Ranger, a versão inicial é a Black, a R$ 5.350 no pacote de dois mil quilômetros. Como comparação, a topo de linha Ranger Limited parte de R$ 7.650. Equipada com motor Duratorq 3.2 turbodiesel de 200 cavalos, transmissão automática, tração 4×4 e diferencial traseiro blocante, a Ranger FX4 conta ainda com bancos de couro premium com costuras vermelhas e o emblema “FX4”, grade e santantônio exclusivos, faróis full-LED com máscara escura, alargadores de para-lama, estribos tipo plataforma e a assinatura “FX4” na lateral e na traseira.
Para sair da inércia
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) revelou que os números de abril confirmaram as expectativas de uma reação do setor automotivo no primeiro quadrimestre. Com destaque para a média diária de vendas e as exportações, todos os índices aferidos pela entidade melhoraram sutilmente no último mês. Com várias paradas de fábrica por conta da falta de semicondutores, a produção de autoveículos em abril foi de 185,4 mil unidades, 0,4% a mais ante o mês anterior. Na comparação com abril de 2021, quando a crise global de componentes eletrônicos ainda não era tão alarmante, houve queda de 2,9%. “Poderíamos ter resultados ainda melhores se não fosse a persistente limitação de oferta provocada pela crise dos semicondutores. Apesar da inflação e da alta dos juros, identificamos uma demanda reprimida de clientes particulares e sobretudo de locadoras, e os bons números de venda deste início de maio são prova dessa tendência. Esperamos que a situação da oferta comece a melhorar em meados do ano”, explicou Márcio de Lima Leite, o novo presidente da Anfavea.
Menos espinhoso
A Citroën disponibiliza até o final de maio uma campanha exclusiva de descontos e financiamento para o C4 Cactus. O modelo poderá ser encontrado em todas as concessionárias a partir de R$ 99.990 na versão Live, pela modalidade e-commerce. Clientes que adquirirem o modelo por meio do Banco PSA também poderão pagar a primeira parcela somente em 2024 pelo plano “Novo de novo”, com entrada de 60% e recompra garantida. Os descontos via e-commerce foram estendidos ainda para a versão Feel, a R$ 108.990. Todas as concessionárias Citroën no Brasil participam da campanha. O C4 Cactus tem motor 1.6 16V VTi com 115 cavalos abastecido com gasolina e 118 ou 122 cavalos nas versões automática de 6 marchas ou manual de 5 velocidades, respectivamente.
Impasse nas negociações
A Caoa Chery reportou ao Sindicato de Trabalhadores da cidade de Jacareí (SP) a necessidade de uma longa interrupção de suas atividades produtivas na unidade, com a consequente readequação de seu quadro de empregados. Segundo a marca sino-brasileira, a alteração no estabelecimento fabril (e do maquinário) decorre do contexto internacional e da necessidade de a empresa se adequar às novas tecnologias, visando a produção no Brasil de veículos eletrificados. Buscando reduzir os impactos da complexa situação, a empresa propôs à entidade sindical a negociação de uma indenização aos trabalhadores, adicional à integral quitação das verbas legais decorrentes das rescisões dos contratos de emprego. O Sindicato de Trabalhadores se opôs à oferta da empresa e apresentou contraproposta pleiteando cinco meses de preservação dos empregos com três meses de estabilidade. A montadora ofereceu então um plano de teto máximo de 15 salários-base para os trabalhadores que contem com sete anos ou mais de empresa e, no mínimo, sete salários para aqueles com até dois anos de contrato. Antes da instalação da atual crise, a Caoa Chery tinha assegurado uma posição entre as dez fabricantes com maior número de vendas no mercado brasileiro. A marca continua suas operações normalmente na fábrica de Anápolis (GO).
Tecnologia para acelerar
Sobrinho de Ayrton Senna e ex-piloto da Fórmula-1, Bruno Senna foi responsável pela primeira exibição dinâmica do McLaren Artura na América do Norte. Bruno deu algumas voltas no circuito de Miami Garden, onde foi disputada a quinta etapa do Mundial, há duas semanas. A demonstração aconteceu exatos 21 anos depois de o tio Ayrton ter conquistado a última de suas cinco vitórias em GPs disputados nos Estados Unidos. O Artura, primeiro carro híbrido de produção em série da marca britânica, já pode ser encomendado via McLaren São Paulo, com preço estimado em R$ 2,7 milhões. As primeiras unidades chegarão ao país no segundo semestre. Construído com a nova arquitetura McLaren Carbon Lightweight, otimizada exclusivamente para modelos HPH (Híbridos de Alto Desempenho, na sigla em inglês) e produzido no McLaren Composites Technology Center na região de Sheffield, no Reino Unido, o Artura tem um novo trem de força híbrido compreendendo um motor 3.0 V6 biturbo com um elétrico de fluxo axial e bateria de alta densidade de energia. Tem 688 cavalos de potência e 72,5 kgfm de torque, podendo acelerar de zero a 100 km/h em três segundos e chegar aos 330 km/h de velocidade máxima.
Fantasma revisitado
Os veículos produzidos pela Rolls-Royce têm uma característica em comum: não terminam nunca, mantendo o design, a beleza e o luxo intactos por uma vida inteira. A oitava geração do Phantom foi apresentada em 2017. E ao criarem a nova versão, os designers e engenheiros da Rolls-Royce receberam mais que um pedido compulsório, uma “ordem”: “não fazerem mudanças em um carro já icônico”. Em resposta, apenas os mais leves toques de design, enfeites e adaptações foram incorporados ao Phantom 2023. A característica mais óbvia e importante a ser mantida foi a presença dominante do Phantom. Isso foi aprimorado por uma nova linha horizontal polida entre as luzes diurnas acima da grade Pantheon, conferindo ao Phantom uma modernidade assertiva. Outra mudança geométrica sutil na grade tornou o emblemático “RR” Badge of Honor e Spirit of Ecstasy mais proeminente quando visto de frente. O preço? Mais de 400 mil libras esterlinas no Reino Unido, ou quase R$ 2,5 milhões. Isso, claro, desembolsados lá, sem as taxas brasileiras.
Conexão com a irresponsabilidade
Com rotinas cada vez mais dependentes do celular, cerca de 28 motoristas são multados a cada hora por utilizarem o aparelho enquanto dirigem, reforçando uma das principais causas de sinistros de trânsito no Brasil. O alerta é da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet). Além do perigo de provocar acidentes, inclusive gerando vítimas fatais, o uso do smartphone na direção é uma infração de natureza gravíssima. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quem for flagrado pelas autoridades de trânsito segurando ou manuseando o celular enquanto dirige, terá de desembolsar R$ 243,47 em multa, somando ainda sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação. “Os números refletem parte de um problema que deve ser enfrentado por todos. Possivelmente, o número de pessoas que utilizam o celular na direção é muito maior. Precisamos reforçar a necessidade de maior conscientização e engajamento da sociedade para que possamos reduzir os acidentes e preservar vidas no trânsito”, alerta Antonio Meira Júnior, presidente da Abramet.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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