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Sem precisar quando, apenas que será no máximo até 2023, a Stellantis confirma a chegada da Jeep Gladiator ao Brasil. Embora tenha sido apresentada em 2019 nos Estados Unidos, a picape derivada do Wrangler surgiu pouco tempo depois de os jipes se aventurarem especialmente das areias do Saara durante a Segunda Guerra Mundial. De acordo com a marca norte-americana, a picape que rodará pelo Brasil é ainda mais moderna em comparação à versão mostrada nos Estados Unidos, mais capaz e mais versátil. A nova Gladiator chegará por aqui com a proposta de redefinir os limites off-road entre as picapes no país, com portas e teto removíveis e o para-brisa rebatível. Outra novidade para o mercado brasileiro é uma câmera frontal off-road, para permitir ao motorista encarar qualquer desafio de frente. “É uma picape tipo ‘truck’ instantaneamente reconhecível como um Jeep. A nova Gladiator é o veículo definitivo para qualquer ‘loucura’ ao ar livre. Há uma enorme demanda por esse veículo exclusivo para nossos clientes leais e compradores de picapes em todos os lugares. Nascida de uma herança rica e orgulhosa de picapes Jeep resistentes e confiáveis, ela combina utilidade robusta, versatilidade e funcionalidade, resultando na ‘truck’ da Jeep mais capaz de todos os tempos”, empolga-se Tim Kuniskis, presidente do Jeep Brand América do Norte.

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Nos Estados Unidos e na Europa, a Gladiator tem quatro versões: a Sport, a Sport S, a Overland e a Rubicon. Uma das duas últimas – ao até ambas – deve vir para o Brasil. Produzida em Toledo, Ohio, a nova versão da picape chegou às concessionárias norte-americanas no segundo trimestre de 2019. A Gladiator é equipada com o consagrado motor 3.6 Pentastar V6 e um 3.0 EcoDiesel V6. O primeiro, a gasolina, tem 285 cavalos de potência e 26,5 kgfm de torque. Ele foi projetado para fornecer uma ampla faixa de torque com foco na forças em baixa – uma característica essencial para o off-road extremo. Uma transmissão manual de 6 velocidades é padrão em todos as versões da Gladiator equipadas com o Pentastar, com uma automática de 8 marchas como opcional. Conhecido por seu refinamento, potência, eficiência e adaptabilidade, o Pentastar teve mais de 8,6 milhões de unidades montadas desde o início da produção, em 2010. A família de motores é atualmente construída em três fábricas – Trenton (Michigan), Complexo Motor Mack Avenue (Detroit) e Motor Sul Saltillo (México).

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O motor 3.0 EcoDiesel tem 260 cavalos de potência e 44,5 kgfm de torque, com Engine Stop-Start (ESS). Uma transmissão automática de 8 marchas é de série nesse propulsor. Os engenheiros da FCA Estados Unidos adaptaram o motor para atender aos requisitos regulatórios da região do Nafta. O EcoDiesel implementa uma tecnologia de turbocompressor refinada com um rolamento de baixo atrito projetado para desempenho em baixas e transitório. O motor tem também pistões de baixo atrito para melhorar a economia de combustível, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e fornecer um sistema de combustão aprimorado.

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A Jeep garante que a Gladiator oferece condições incomparáveis com a melhor capacidade de carga útil 4×4 da categoria, composta por dinâmica de direção na estrada e segurança dos passageiros. A lendária capacidade off-road vem dos sistemas Command-Trac e Rock-Trac 4×4, eixos Dana 44 de terceira geração, travas elétricas nos dois eixos Tru-Lock, diferencial de deslizamento limitado Trac-Lok, oscilação exclusiva do segmento de desconexão e pneus off-road de 33 polegadas. Por fora, a Gladiator tem uma estética de design robusta e distinta totalmente “casada” com o estilo tradicional da Jeep. A equipe de design manteve a grade de sete fendas do Wrangler – a original dos jipes –, mas alargou as ranhuras para entrada de ar adicional para ajudar no aumento da capacidade de reboque. A parte superior da grade em forma de Keystone é suavemente recuada para melhorar a aerodinâmica.

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As configurações Overland e Rubicon oferecem faróis de leds e auxiliares de neblina que projetam uma iluminação branca nítida. A Gladiator tem leds nas luzes de circulação diurna, formando um halo ao redor do perímetro externo dos faróis. Os sinais de direção dianteiros estão posicionados na frente dos alargadores das rodas trapezoidais. Atrás, as tradicionais lanternas quadradas também contam com tecnologia led e dão lugar a uma ampla abertura da tampa traseira para melhor carregamento da caçamba. A tampa traseira é amortecida e capaz de parar em três posições, enquanto a carga pode ser presa com travamento elétrico.

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O Trail Rail Cargo Management System tem opções adicionais de armazenamento para organizar e proteger a carga. Uma capota premium Sunrider oferece uma opção ao ar livre exclusiva do segmento, ajudando a acalmar o ruído do vento e auxiliando o acesso a posições de capota aberta parcial e total. A capota flexível tem retentores que deslizam em um trilho para facilitar a remoção do vidro traseiro. As versões Overland e Rubicon compartilham uma opção de capota rígida de três peças disponível na cor da carroceria, com uma aparência exclusiva, enquanto uma capota rígida preta de três peças, disponível em todos os modelos, oferece mais opções para condução ao ar livre. Os dois painéis Freedom e as travas de liberação rápida permitem uma rápida remoção e instalação da capota rígida. A nova Gladiator está disponível com os sistemas Uconnect 7.0 ou 8.4 NAV, incluindo espelhamento com Apple CarPlay e Android Auto. O primeiro utiliza um iPhone com a tela e os controles integrados do veículo, e conta com o controle Siri Voice. Os motoristas equipados com iPhone podem fazer chamadas telefônicas, acessar músicas, enviar e receber mensagens e navegação guiada por voz otimizada para condições de tráfego. O segundo compartilha informações úteis ao dirigir e facilita o acesso ao melhor da tecnologia do Google. Apresentando o Google Maps com navegação guiada por voz gratuita, informações de trânsito ao vivo, orientação de pista e acesso sob demanda a 30 milhões de títulos com o Google Play Música, tem capacidade de fazer chamadas telefônicas ou enviar e receber mensagens. O Android Auto facilita ainda o acesso a aplicativos e conteúdos populares na tela sensível ao toque do sistema Uconnect.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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