A Mercedes-Benz entra para valer no segmento de minivans de passageiros premium com o lançamento da Classe T, depois de quase dois anos da revelação do primeiro “teaser” do modelo. Com base no utilitário Citan, um veículo derivado da parceria da marca alemã com a Renault – com o paralelo Kangoo –, a Classe T traz na mecânica duas motorizações turbodiesel 1.5, com 95 e 116 cavalos de potência, associadas ao câmbio manual de 6 marchas, e outros dois a gasolina, 1,3 litro também turbo com 102 e 131 cavalos, acoplados à transmissão automática de dupla embreagem e 7 velocidades. No melhor desempenho, a minivan acelera de zero a 100 km/h em 11,6 segundos e pode chegar à velocidade máxima de 165 km/h. Não há previsão de vinda da Classe T ao mercado brasileiro.
Disponível em configurações de cinco e sete passageiros, a Classe T tem 4,49 metros de comprimento, 1,85 metro de largura e 1,81 metro de altura. A versão com a terceira fileira de bancos tem uma distância de entre-eixos mais alongada. As portas laterais são do tipo corrediça, conferindo facilidade de acesso e saída do interior da cabine. A última fila de assentos pode ser rebatida, criando uma grande área plana para bagagens. De série, a minivan tem uma tampa traseira, e pode ser encomendada opcionalmente com abertura dupla, com um ângulo de 180 graus. “Com a nova Classe T, estamos ampliando nosso portfólio com uma verdadeira pequena van premium que combina espaço e funcionalidade com estilo e conforto como nenhum outro veículo no segmento. A Classe T é perfeita para todos que precisam de muito espaço – desde famílias a entusiastas do esporte. Com isso, seguimos com firmeza nosso rumo estratégico de crescimento no segmento”, afirma Mathias Geisen, diretor da Mercedes Benz Vans.
Os bancos da segunda fileira são individuais, com a possibilidade de abrigar três cadeirinhas de criança, como se fosse um automóvel de passeio. O sistema multimídia MUBX (Mercedes-Benz User Experience) tem tela “touchscreen” de 7 polegadas e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth e rádio digital (DAB e DAB+). Por meio dos Botões Touch Control no volante ou em conjunto com o pacote de navegação opcional, o usuário tem acesso ao sistema de infoentretenimento pelo assistente de voz “Hey Mercedes”, com um discurso coloquial. Com isso, os usuários não precisam aprender expressões específicas e complicadas.
A Classe T tem sete airbags – em caso de colisão lateral violenta, por exemplo, o central é acionado entre o banco do motorista e o do passageiro dianteiro, reduzindo assim o risco de os dois entrarem em contato um com o outro – e um amplo leque de assistência à condução de fábrica, ao lado de um sistema de aviso de perda de pressão dos pneus e um de chamada de emergência da Mercedes. No campo da assistência, a nova minivan de passageiros destaca o Hill Start Assist (de subida em rampa), o Crosswind Assist – o assistente de vento lateral pode detectar o deslocamento da pista causado por fortes rajadas –, o sistema de aviso de fadiga do motorista, o Active Brake Assist com função de tráfego cruzado, o assistente de ponto cego e o controlador de velocidade de cruzeiro.
Um pacote adicional está disponível como opcional, incluindo o Active Distance Assist Distronic e o Active Steering Assist2. Para maior comodidade e segurança ao entrar e sair de vagas de estacionamento, há o assistente ativo Parktronic com câmera de ré acoplada ao sistema MUBX. Em combinação com o acoplamento de reboque opcional, a Classe T tem o Trailer Stability Assist. Também contribuem no quesito segurança os faróis LED High Performance, que aumentam o feixe com uma cor semelhante à luz do dia. Sem precisar quando, a Mercedes promete uma versão 100% elétrica da Classe T, desenvolvida a partir do protótipo mostrado no ano passado pela marca da estrela de três pontas.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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