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O novo utilitário esportivo EQS é o terceiro modelo da Mercedes-Benz a utilizar uma arquitetura totalmente elétrica e se junta aos sedãs EQS e EQE, apresentados recentemente na Europa. Segundo a marca alemã da estrela de três pontas, a proposta do novo modelo é oferecer muito espaço, conforto e conectividade para até sete passageiros em um interior luxuoso e vanguardista. Graças aos poderosos motores elétricos, tração nas quatro rodas 4Matic e o modo de condução “Off-Road” inteligente, o EQS SUV é capaz de enfrentar muitos desafios em vários tipos de terrenos. O modelo terá três configurações. O “básico”, o 450+, utiliza apenas um motor acoplado ao eixo traseiro, com 360 cavalos de potência e 57,9 kgfm de torque. Depois, vem o 450 4Matic, com um motor em cada eixo, com os mesmos 360 cavalos mas com 81,9 kgfm de torque. Apesar dos dois motores, a Mercedes preferiu manter a mesma potencia da versão 450+ e priorizar o rendimento do conjunto de baterias. Com isso, a limitação da potência combinada torna a recarga mais rápida e potente. Já na versão topo de linha, a 580 4Matic, são 543 cavalos de potência e 87,5 kgfm, com autonomia de 660 quilômetros de acordo com o ciclo europeu WLTP – o mais completo.

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O EQS SUV compartilha a grande distância de entre-eixos (3,21 metros) com o EQS sedã, no entanto, é 20 centímetros mais alto. As medidas internas se beneficiam das dimensões externas criando um design que combina aerodinâmica e funcionalidade na nova plataforma de veículos elétricos da marca. A segunda fila de bancos pode ser ajustada eletricamente, abrindo espaço para a colocação de até quatro bolsas de golfe no porta-malas. Uma terceira fila com dois bancos individuais amplia a capacidade de ocupantes do modelo. O sistema de atualizações remota “over-the-air” (OTA) foi expandido. Com ele, vários equipamentos e sistemas como Trailer Maneuvering Assist (assistente de condução com trailer), MBUX (Mercedes-Benz User Experience) ou o sistema de realidade aumentada podem ser ativados até depois da compra do veículo. O EQS SUV será produzido de forma totalmente neutra em CO2 na fábrica de Tuscaloosa, nos Estados Unidos.

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O chassi do EQS SUV tem um eixo “four-link” na dianteira e uma suspensão multi-link independente atrás. A suspensão pneumática AirMatic com amortecimento ADS+ continuamente ajustável é equipamento de série, podendo elevar a altura do veículo em relação ao solo. Em complemento aos modos “Eco”, “Confort”, “Sport” e “Individual”, as versões com dois motores (as 4Matic) contam com o “Off-Road”, especialmente para condução no fora-de-estrada. Além disso, o eixo traseiro direcionável tem um ângulo de esterço de até 4,5 graus, fornecendo muita manobrabilidade na cidade e agilidade na estrada. E, por meio de uma atualização via OTA, uma versão com ângulo de esterço na traseira de dez graus estará disponível opcionalmente.

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Como todos os modelos da Mercedes, o EQS SUV tem célula de passageiros rígida, zonas de deformação especiais e modernos sistemas de retenção. A versão europeia do utilitário esportivo elétrico é o primeiro modelo da Mercedes-Benz a poder detectar se os bancos traseiros estão realmente ocupados. Se uma pessoa na parte traseira não estiver usando o cinto de segurança, o condutor recebe um aviso específico. Ainda no quesito segurança e bem estar a bordo, o EQS tem o Energizing Air Control Plus. O sistema, em sintonia com filtragem, sensores e o próprio ar-condicionado do carro, retém partículas finas, micropartículas, pólen e outras substâncias que entram com o ar externo. O sistema de navegação do EQS SUV planeja a rota mais rápida e conveniente, incluindo paradas de carregamento, reagindo dinamicamente a engarrafamentos ou a uma mudança no estilo de condução. Isso inclui uma visualização no sistema de infoentretenimento MBUX se o estado de carga da bateria é suficiente para retornar ao ponto de partida sem recarregar. Estações de carregamento ao longo da rota previamente adicionadas têm preferência no cálculo da navegação. Com um software inteligente, o MBUX se adapta totalmente aos seus usuários e disponibiliza sugestões personalizadas de várias funções de infoentretenimento e conforto. Com o que é conhecido como a “camada zero”, mais aplicações importantes são sempre oferecidas no nível mais alto dentro do campo de visão, de acordo com situação e contexto. O destaque do interior é o MBUX Hyperscreen, uma tela grande e curva que abrange quase todo o painel frontal. Na Europa, o passageiro do banco da frente também pode assistir ao conteúdo dinâmico enquanto o veículo estiver em movimento. Isso ocorre porque o modelo conta com um bloqueio inteligente: se a câmera detectar que o condutor está olhando para a tela do passageiro, o sistema escurece automaticamente o conteúdo ampliando a segurança durante o uso.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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