Soluções caseiras
A Estrella Mobil, fabricante de motorhomes personalizados localizada em Santa Branca (SP), acaba de lançar o Rigel Sprinter L5. Com base no modelo mais compacto de toda linha da Mercedes-Benz (com 5,9 metros de comprimento total), tem motor biturbo a diesel de 160 cavalos. O motorhome conta com um painel de controle “touchscreen”, que concentra os comandos em apenas uma tela, permitindo ao motorista ter acesso fácil ao consumo de energia e níveis de tanque, chave-geral e controle solar. A tecnologia Heosolution, exclusiva da Estrella Mobil no país, possibilita fechaduras que impedem a abertura da porta de correr, localizada na parte externa do veículo, a fim de evitar possíveis roubos. Ela pode também ser instalada na parte interna da porta para evitar que o viajante tenha de sair para trancar o motorhome. Câmeras de monitoramento, acopladas, tanto no retrovisor eletrônico quanto no de manobra, completam o pacote de prevenção. O sistema de aquecimento de ambiente e de água a diesel dispensa o uso de gás. Na parte interna, há um painel com sistema de controle de energia de todo o veículo. É possível verificar a porcentagem de cada aparelho instalado, regular a temperatura interna do carro (aquece e esfria), entre outras funções. A cozinha tem um fogão no estilo cooktop e um forno pequeno, que pode ser utilizado como “air fryer”, ambos 100% elétricos. No teto, há armários aéreos com muito espaço e gavetas para melhor integração de espaço. Além da cama, o quarto conta com janelas blackout, armários aéreos com luzes de apoio e tomadas. Ainda no teto, ar-condicionado específico para motorhomes e uma TV smart instalada. A Estrella Mobil já está implementando em seus carros de linha a bateria de lítio, por ser um terço mais leve em comparação à convencional e ter uma carga armazenada que pode ser consumida em até 90%, ante 30% do consumo de uma bateria comum.
Anatomia do sucesso
Após o lançamento do primeiro veículo comercial do mercado brasileiro sob as normas do P8 Euro VI – a Daily F1C MAX –, do anúncio de um ciclo de investimentos de R$ 1 bilhão para a América Latina e da primeira aparição nacional do pesado da marca movido a biometano – em evento do Governo Federal em Brasília (DF) –, o fechamento do primeiro trimestre mostra que a Iveco anda embalada no Brasil. A marca registrou um crescimento sustentável de emplacamentos de 78% no período. Neste mesmo intervalo, o mercado total cresceu 3%. De janeiro a março deste ano, a Iveco obteve 10% de “market share” no segmento de veículos de carga, um recorde para a marca. Em 2019, a Iveco tinha cerca de 5% “share” no segmento. “O resultado é fruto de um planejamento estratégico de longo prazo, muito estruturado, e de uma mudança completa de postura da marca agora como parte integrante do Iveco Group. O aumento na participação de mercado e nas vendas sem dúvida nos deixa muito felizes, mas o principal é saber que isso se deve ao que estamos disponibilizando para nossos clientes: qualidade em produtos e serviços”, explica Márcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina. Duas características que ajudam a embalar os negócios da marca italiana são seu portfólio completo, com veículos leves até os extrapesados, e a uma rede de atendimento capilarizada, com capacidade de atender quase a totalidade do território nacional.
Fretes mais “verdes”
Cada vez mais empresas buscam veículos elétricos para reduzir as emissões de carbono e atender às exigências do marketing ambiental. Uma delas é a locadora Movida, que investirá R$ 100 milhões na compra de 250 veículos elétricos da BYD. Os modelos, importados da China, serão o utilitário esportivo Tan EV e o furgão eT3, que será incorporado à frota da Movida Cargo, a divisão de locação de utilitários da empresa. “É um dos maiores investimentos feitos na compra de veículos elétricos no Brasil. O consumidor percebeu que o veículo elétrico traz várias vantagens”, explica Renato Franklin, CEO da Movida. De acordo com o executivo, a Movida terá 20% de sua frota eletrificada até 2030. Embora seja um modelo comercial, o furgão eT3 da Movida Cargo também deve atender a pessoas físicas que atuam em operações de entregas urbanas. O eT3 tem autonomia de até 300 quilômetros e deve estar disponível na Movida a partir de julho.
Ladrões na ativa
No ano de 2021, foram 14.440 roubos de carga registrados no Brasil, um aumento de 1,7% sobre os 14.150 roubos de carga registrados em 2020. Segundo o levantamento anual da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística), o prejuízo para as empresas de transporte passa de R$ 1,27 bilhão, quase R$ 200 milhões a mais na comparação entre 2021 e 2020. A retomada das atividades econômicas no país, que trouxe um aumento do número de operações de transporte de carga nas rodovias, está embalando também os “negócios” dos ladrões de cargas. Os produtos mais visados têm sido alimentos, combustíveis, farmacêuticos, cigarros e eletroeletrônicos. São Paulo lidera o “ranking”, com 45,23% das notificações, seguido pelo Rio de Janeiro, com 31,32% do total.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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