Divulgação

Diversificação cromática

            A cruiser Royal Enfield Meteor 350 chegou ao Brasil no ano passado e se tornou a única opção de média cilindrada do segmento. Atualmente, é o modelo mais vendido da marca indiana no mercado brasileiro, com 2.246 emplacamentos no acumulado de 2021 e 750 no primeiro trimestre de 2022, de acordo com a Fenabrave. Revelada na Índia e na Europa no final de 2020, a nova Meteor acaba de ser apresentada com atualizações para o modelo no mercado indiano, que na verdade se limitam a novas opções de cores. Na Índia, agora a Meteor pode ser encomendada com duas novas pinturas na variante Fireball – azul e verde militar –, enquanto a Supernova, a top de linha, recebeu uma opção de tom em vermelho. O motor monocilíndrico de 349 cm³ refrigerado a ar que entrega potência máxima de 20,2 cavalos e 2,7 kgfm de torque, ligado a uma transmissão mecânica de 5 velocidades, permanece o mesmo. Todas as versões vêm com rodas de liga leve de 19 polegadas na frente e 17 atrás. Os freios são a disco com ABS de dois canais. As Meteor têm lanterna de leds, farol halogênico e controles de guidão que podem ser acionados ao clique de um botão. Dentro do padrão da Royal Enfield, é provável que as atualizações da Meteor cheguem primeiro ao mercado europeu para depois desembarcarem no Brasil.

Sexy aos 60

Divulgação

        A R15M World GP 60th Anniversary Edition comemora a associação da Yamaha com a principal série de motociclismo de estrada desde 1961. Nesta edição, a R15M ficou ainda mais atraente com o esquema de cores branco e vermelho com rodas de liga douradas, emblemas da marca e um logo comemorativo no tanque. Fora as mudanças estéticas, a Yamaha R15M World GP 60th Anniversary Edition compartilha o restante das peças e recursos com a R15M convencional. Vem com controle de tração, painel de instrumentos totalmente digital com conectividade Bluetooth, quickshifter, garfos dianteiros USD e ABS. O valor da R15M World GP 60th Anniversary Edition ainda não foi revelado pela Yamaha.

Elétricas manauaras

Divulgação

        No início do segundo semestre, a Watts Mobilidade pretende inaugurar sua fábrica em Manaus. Recentemente adquirida pelo grupo Multilaser, a empresa está envolvida com o lançamento da moto elétrica W125. A Watts escolheu a capital do Amazonas para lançar mão dos benefícios tributários da Zona Franca de Manaus, o mesmo fator que levou para lá montadoras como Honda, Yamaha, Harley-Davidson e BMW. A ideia da Watts ao criar a W125, que inicialmente foi denominada de E-125, era produzir uma elétrica com desempenho similar ao de uma moto 125. Segundo a fabricante, a W125 atinge uma velocidade máxima de 95 km/h, com autonomia de até 150 quilômetros quando equipada com duas baterias.

Vestido para viver

Divulgação

        Maio é o mês da campanha “Maio Amarelo”, movimento com intuito de chamar a atenção para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. De acordo com dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), no ano passado, foram registrados mais de 632 mil acidentes, o equivalente a 72 por hora. Do total, mais de um terço dos óbitos ocorreram por acidentes envolvendo motociclistas, conforme o Instituto de Pesquisa Econômica (Ipea). A Laquila, empresa líder do mercado de motopeças na América Latina, lançou o projeto “Conexão Brasil”, atrelado à disseminação do conhecimento sobre o universo de duas rodas. A bordo dos veículos, que rodam os 27 Estados brasileiros, estão Gilberto Dias Oliveira, mais conhecido como Baiano, e Amauri Dias dos Santos, ambos especialistas em segurança da Laquila. Confira algumas dicas de segurança para motociclistas abordadas pelo “Conexão Brasil”:

Capacete – A melhor escolha de um capacete não é pelo valor, mas sim pelo conforto e a segurança que pode proporcionar. Ao escolhê-lo, é importante vesti-lo e ter certeza de que está bem justo na cabeça, pois um capacete folgado pode “saltar” em caso de colisão.

Protetores de pescoço – O pescoço é uma das regiões mais sensíveis do corpo. Para protegê-lo, é indicado o uso constante dos protetores nessa área. O protetor de pescoço deve ser usado tanto nas competições quanto no dia a dia.

Jaqueta – Existem dezenas de modelos de jaqueta, todas com proteções de coluna, cotovelos e ombros, partes que necessitam de mais cuidado em casos de colisões ou quedas. Algumas oferecem ainda airbag, impermeabilidade e proteção com malhas de Kevlar.

Calça – As calças complementam os itens importantes para a segurança de quem pilota, com proteções nos joelhos e coxas, além de elastano em alguns modelos para melhor movimento da lombar ou dos joelhos. Também pode ser impermeável ou com malhas de Kevlar.

Protetor de coluna – São de muita importância para quem anda em altas velocidades, podendo ser usados com ou sem macacão. São feitos de vários tipos de materiais, desde o Abs, poliéster ou EVA, combinando flexibilidade e proteção.

Luvas e botas – As primeiras partes do corpo a tocar o chão em caso de queda são as mãos e os pés. Portanto, luvas e botas são indispensáveis para a segurança dos condutores de motocicletas.

Por  Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA