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Novidades de outrora

Depois de dois anos marcados pela pandemia da Covid-19, com as edições de 2020 e 2021 suspensas, o Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA) de Águas de Lindoia – estância hidromineral distante 160 quilômetros da capital paulista – promoveu a sétima edição da maior feira de veículos antigos do país, realizado no último fim de semana. O evento teve mais de 400 mil visitantes. Entre os milhares de veículos presentes no jardim da Praça Adhemar de Barros, estiveram várias raridades de clássicos, originais, restaurados, “hot rods”, “streets” e gigantes caminhões antigos. Um chamou a atenção especialmente, o Schwimmwagen1944, carro tipo anfíbio, que tem a facilidade de se locomover tanto em terra firme quanto em rios, lagos ou até no mar. Os Schwimmwagen foram muito utilizados por tropas alemãs para desembarques de ataque em praias durante os conflitos. A exposição dos Alfa Romeo é uma homenagem a Fábio Steinbruch, colecionador, piloto amador e um dos maiores incentivadores do antigomobilismo no Brasil, vítima de um acidente de moto em 2012. Steinbruch escreveu os livros “Automóveis no Brasil – Marcas que o Tempo Não Apaga” e “Memórias Sobre Rodas – O Automóvel no Brasil na Virada da Década de 60 para 70”.

Poder asteca

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Acaba de desembarcar no Brasil, diretamente do México, o Jetta GLI, considerado pela Volkswagen como a versão mais potente do sedã surgido a partir do Golf, em 1979. A nova configuração custa R$ 216.990. O Jetta GLI é equipado com o motor 2.0 350 TSI, com quatro compressores, turbocompressor e injeção de escape, com 231 cavalos de 4.700 a 6.200 rotações por minuto e 35,7 kgfm de torque de 1.500 a 4.600 giros, acoplado à nova transmissão automática DSG de 7 marchas. Conforme a marca alemã, o carro acelera de zero a 100 km/h em 7,7 segundos e pode chegar à velocidade máxima de 249 km/h. O motorista tem à disposição três modos de condução – “Eco”, “Sport” e “Individual”. O sistema de direção progressiva tem assistência elétrica e relação variável, capaz de modular a assistência em função da velocidade e do ângulo de esterço. Dentro, o Jetta GLI recebe o VW Play, central multimídia de 10,1 polegadas, 100% desenvolvido no Brasil, com conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, vários aplicativos para download, modo valet e conexão Wi-Fi via smartphone. Todas as configurações do carro e da cabine são feitas diretamente no VW Play, integrando os controles em um único lugar.

Cinema a bordo

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A nova geração do BMW Série 7 traz tecnologias jamais vistas no segmento de alto luxo, com motorização com sistema híbrido leve, versão 100% elétrica, tecnologias do iX e até uma enorme tela para entretenimento dos ocupantes do banco traseiro. Além de versões híbridas leve com o mesmo sistema 48V do SUV X7, o Série 7 está disponível pela primeira vez com dois motores elétricos, um em cada eixo, que geram uma potência de 551 cavalos, com autonomia de 625 quilômetros no ciclo WLTP. Com bateria de 101,7 kWh e capacidade de carregamento rápido, o novo Série 7 obtém até 170 quilômetros com apenas dez minutos de recarga. Em seguida, o modelo terá também uma configuração de 669 cavalos. A nova geração do grande sedã tem direção autônoma Nível 3. O Série 7 vem equipado com o sistema Driving Assistant Professional, que engloba uma série de assistentes, como o Controle de Velocidade de Cruzeiro Ativo e o Lane Keeping Assistant, capazes de manter o carro na estrada com precisão sem interferências do motorista, mesmo em situações de para e anda de congestionamentos.

Caminho de volta

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Após ter anunciado a retirada de linha no Brasil do Fit, do WR-V e do Civic – interrompendo temporariamente também a produção nacional do HR-V –, a Honda promete novas investidas relacionadas ao seu modelo mais vendido no país. O novo HR-V fabricado no Brasil será apresentado no início do segundo semestre deste ano, além de sua versão comercializada nos Estados Unidos – de maior porte – e que será vendida no mercado brasileiro com outro nome. Antes de qualquer especulação contra a vinda do HR-V “ianque”, a Honda afirma que os dois modelos têm públicos específicos, não concorrendo um contra o outro. Por ser maior, o SUV feito na América do Norte baterá de frente com o Jeep Compass, o Toyota Corolla Cross e o Volkswagen Taos. Já o novo HR-V nacional terá quatro configurações, duas com o motor 1.5 i-VTEC produzido no Brasil e outras duas com o inédito 1.5 Turbo Flex montado a partir de componentes importados, ficando na faixa de 180 cavalos de potência.

“Pony car” conectado

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A Ford deu início à venda da linha 2022 do Mustang Mach 1 no Brasil, com preço inicial de R$ 523.950. O novo Mach 1 é a quarta geração do clássico lançado originalmente no final dos anos 60. Equipado com o motor Coyote 5.0 V8 mais potente da linha, com 483 cavalos, vem com transmissão automática de 10 marchas e componentes de performance trazidos dos modelos Bullitt, Shelby GT350 e Shelby GT500. “O Mustang é um símbolo de liberdade em todo o mundo, empolgando os fãs pelo design, potência impressionante e história. No Brasil, não é diferente. O Mach 1 tem como atrativo adicional o fato de ser uma edição especial. É um carro digno de colecionador”, comemora Daniel Sinzato, gerente de Marcas da Ford. A linha 2022 do superesportivo chega com cinco novas cores perolizadas: Cinza Catalunha com faixas pretas e destaque em vermelho, Verde Fuji, Laranja Delhi, Azul Estoril e Roxo Zolder, as últimas combinando faixas pretas com destaque em branco. Além de bancos de couro perfurado com refrigeração e aquecimento e tecnologias avançadas de assistência ao motorista, o novo Mach 1 é o primeiro Mustang conectado com comandos remotos pelo aplicativo FordPass. 

Conectividade livre

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A S10 e o Trailblazer chegam à linha 2023 com novidades em conectividade. A versão High Country da picape e a Premier do SUV passam a contar com Spotify nativo e um ano grátis de OnStar e Wi-Fi. O cliente ainda recebe o “Sem Parar” com 12 meses de mensalidade gratuita. A principal vantagem de ter o serviço de streaming Spotify baixado diretamente no MyLink é que o usuário não precisa mais usar o plano de dados do smartphone para acessar músicas, notícias e podcasts diretamente no sistema de áudio e internet do veículo. Para fazer o download, basta clicar no ícone do app que aparece na aba “Aplicativos” na tela do multimídia. O último passo é parear o Spotify do veículo a uma nova conta ou a uma já existente, trazendo todas configurações e históricos. A primeira aparição pública da linha 2023 da picape e do SUV está ocorrendo na Agrishow, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo e mais importante da América Latina, realizada de 25 a 29 de abril, em Ribeirão Preto (SP).

Casca dura

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A frota de veículos blindados no Brasil cresceu 40% no ano passado. Mesmo com a pandemia ainda em curso, o país teve 20.024 carros blindados em 2021, de acordo com a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). Esse é o maior volume desde 1995, quando a entidade passou a fazer a pesquisa. A estimativa é de que a frota blindada no país tenha ultrapassado 285 mil unidades. A partir de 2020, a Volvo Cars passou a oferecer blindagem de fábrica em seus SUVs, feita pela Carbon, de Barueri (SP). Para Marcelo Silva, presidente da Abrablin, o expressivo aumento da procura pela blindagem automotiva pode ser explicado pelo retorno das atividades comerciais e da circulação de pessoas nas ruas após a fase de redução da pandemia. “É quando a criminalidade também passa a atuar mais intensamente, a sensação de insegurança cresce e faz com que mais pessoas recorram à blindagem como alternativa de mais proteção. Observamos ainda que esse mercado foi impulsionado por um público formado tanto por pessoas sem recursos disponíveis para adquirir um veículo zero-quilômetro quanto por quem tem mais condições financeiras”, revela Silva. A blindagem mais praticada atualmente no Brasil é a de Nível III-A, que sai em torno de R$ 67 mil.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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