Divulgação

Ritmo acelerado

            A produção de motocicletas no Polo Industrial de Manaus totalizou 327.139 unidades no primeiro trimestre, um crescimento de 37,8% na comparação com os três primeiros meses de 2021 (237.401). De acordo com levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), em março, foram fabricadas 136.350 motocicletas, alta de 27,4% em relação a fevereiro (107.046) e de 8,4% na comparação com o mesmo mês de 2021 (125.756). Já os emplacamentos de motocicletas no primeiro trimestre somaram 274.673 unidades, o que corresponde a uma alta de 33,7% na comparação com o mesmo período do ano passado (205.444). A demanda por motocicletas permanece aquecida e a Abraciclo mantém a perspectiva de fabricar 1.290.000 unidades em 2022, volume que representaria aumento de 7,9% em relação ao ano passado (1.195.149). “A procura pela motocicleta cresceu muito durante a pandemia, com o aumento dos serviços de entrega e o maior uso nos deslocamentos urbanos para evitar a aglomeração do transporte público. A elevação constante nos preços dos combustíveis também levou mais pessoas a olharem para a motocicleta como uma alternativa”, avalia Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

Com patente local

Divulgação

        A BMW apresentou na Europa, em setembro do ano passado, o conceito CE 02, uma pequena moto elétrica destinada ao público jovem. O modelo ainda não foi lançado em nenhum local do mundo, mas surgiu no INPI, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial, uma solicitação de patente da BMW no Brasil. Todavia, não há nenhuma informação oficial sobre se o modelo será vendido no mercado brasileiro. Com linhas planas e um design bastante futurista, a CE 02 pretende ser uma nova alternativa para a mobilidade urbana. Com seu tamanho diminuto, o modelo se posiciona entre uma motocicleta tradicional e uma scooter. As rodas de 15 polegadas contam com pneus largos para favorecer a aderência – no centro delas estão as baterias, enquanto o motor está posicionado abaixo do assento. A CE 02 pesa 120 quilos e seu motor elétrico de 11 kW (14,7 cavalos) pode levá-la a uma velocidade máxima de 90 km/h, com uma autonomia total da bateria estimada em até 90 quilômetros.

Pistas da novidade

Divulgação

        A Honda planeja para breve o lançamento global de uma nova café racer com um estilo “vintage” com base na nova tourer NT1100 e com o motor SOHC Unicam, desenvolvido para a Africa Twin. As especificações finais da nova moto, até o momento denominada Hawk 11, ainda não foram definidas, mas é essencialmente a mesma unidade motriz de 102 cavalos e 10,6 kgfm usada nas NT1100 e CRF100 Africa Twin. O quadro em aço também deve ser o mesmo da NT1100, assim como as rodas de 17 polegadas. Um novo depósito de combustível acompanha as linhas da carenagem em forma de bala. Não se sabe quando nem onde o novo modelo da Honda estará disponível.

Criatividade tripla

Divulgação

        A BMW Motorrad do Canadá revelou os resultados de seu primeiro projeto de customização de motocicletas. A empresa fez parceria com três customizares locais, dando a cada um deles uma nova BMW R 18 como tela. Devido ao seu design clássico e proporções extravagantes, a R 18 serve como base ideal para trabalhos de personalização. A peça central da R 18 é seu motor Big Boxer de dois cilindros e 1.802 cc – o boxer bicilíndrico mais potente já usado em uma motocicleta de produção. A R 18 Future Café é um estudo em fabricação de metal pelo artesão construtor de motocicletas Jay Donovanm, que começou com o desejo de redirecionar o escapamento para cima e sobre a cabeça do cilindro e para trás, terminando sob o assento. Um tanque totalmente redesenhado e uma seção superior em alumínio polido e para-lamas cortados em preto contrastante conferem um visual longo e elegante. A R 18 Tattooed Chopper de Nick Acosta, da Augment Motorworks, aplicou uma pintura fina com tema de tatuagem combinada com um sissy bar, suporte de farol esculpido a mão, e um assento personalizado dão à moto um estilo clássico. Já a R 18 Diamond Custom, criada por Rob Thiessen e sua equipe da Konquer Motorcycles, é uma dragster com pintura metálica em tons de bronze e risca de giz, para-lamas modificados, assento personalizado e motivos de diamante por toda parte, com rodas pintadas de dourado e um escapamento ajustável eletronicamente.

Por  Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA