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No embalo das novidades

            No primeiro trimestre de 2022, a Iveco conquistou um feito inédito no Brasil – ultrapassou os 10% de “market share” no segmento de caminhões. A marca italiana emplacou 2.624 caminhões de janeiro a março e obteve exatos 10,4% de participação de mercado. Com 25 anos no mercado brasileiro, a marca italiana instalada na cidade mineira de Sete Lagoas ficou com a quarta posição no ranking de montadoras de caminhões, superada pela Volkswagen/MAN, Mercedes-Benz e Volvo e à frente de Scania e DAF. No ano passado, a Iveco cresceu 70% em comparação com 2020, período em que as vendas do mercado de caminhões avançaram 43%. A evolução nas vendas foi embalada pela ampla renovação da linha de produtos, iniciada no final de 2018, com o lançamento do cavalo-mecânico pesado Hi-Road. Em 2020, a Iveco lançou uma renovação e ampliação da família de semipesados Tector – que passou a ter representantes também nas categorias de pesados, médios e leves, para aproveitar o “vácuo” deixado pela saída da “full liner” Ford do segmento de caminhões. No mesmo ano e com o mesmo objetivo, a linha Daily foi renovada para ampliar a oferta nos segmentos de leves e semileves. A expansão da linha foi acompanhada de uma ampliação da rede. Atualmente, a Iveco conta com 91 pontos de atendimento – e o objetivo é encerrar 2022 com mais de cem. Aparentemente, a estratégia de crescimento será mantida nos próximos anos. A marca pretende investir R$ 1 bilhão em suas operações na América Latina até 2025, 60% dos quais serão aplicados no desenvolvimento de novos produtos.

Cinco dúzias

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        Com 60 novos ônibus, entregues a dois grandes operadores da cidade de Cuiabá, a Volvo amplia presença no transporte público da capital mato-grossense. Os primeiros ônibus começaram a circular no ano passado e os últimos do lote chegarão em abril. Com os novos ônibus, mais de um terço da frota do sistema de transporte urbano integrado da capital será da marca Volvo. Os veículos foram adquiridos pelas empresas Vpar e Caribus, que compraram 30 ônibus cada. Todos os carros são Volvo B270F, com motor dianteiro. “O negócio consolida esse chassi Volvo no transporte urbano de Cuiabá. É um veículo que entrega desempenho superior em operações com ar-condicionado, com menor consumo de combustível”, explica Paulo Arabian, diretor Comercial da Volvo Buses no Brasil. Uma das novas unidades da Caribus é da versão B270F de 15 metros, com tração 6×2 e capacidade para 115 passageiros, próxima a de um articulado. Em 2016, a marca já havia entregue 29 carros B270F para a cidade. Além disso, a Volvo é a única com ônibus articulados na frota circulante de capital.

Quando os vizinhos falam

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        Fundada há 75 anos na cidade catarinense de Joinville, a encarroçadora Busscar acaba de entregar dois El Buss FT para a empresa Fratelli Transporte e Turismo, da mesma cidade. A Fratelli está no mercado há duas décadas, atendendo aos serviços de fretamento e turismo. “Escolher a nossa vizinha Busscar, uma empresa joinvilense, representa o seu grande compromisso com seus clientes e a nossa confiança com a empresa da nossa cidade” explica Paulo Possenti, proprietário da empresa. Outra entrega recente em Joinville foi para a Gidion, que atua há mais de 50 anos no mercado de fretamento e transporte urbano. Foram seis veículos do modelo El Buss 320L, equipados com 48 poltronas, vocacionado para fretamento e viagens de curta distância. “O El Buss 320L atende perfeitamente ao nosso serviço de fretamento e esperamos que a Busscar siga investindo na qualidade de seus produtos”, justifica Gilmar Leo Kalckmann, diretor-geral da Gidion. E para fechar o “pacote joinvilense”, a Busscar fez a entrega de seis veículos do modelo El Buss 320L para a Transtusa, que está no mercado há quase 60 anos, com serviços de fretamento e turismo. “A Transtusa investe na parceria com a Busscar, que já perdura há anos, por, entre outros aspectos, priorizar também os resultados dentro da cidade. As duas empresas têm grande potencial e o bem promovido em uma compra e venda traz benefício ao município”, complementa Jucélito Longo, gerente de Manutenção da Transtusa. “A Busscar faz parte da história da cidade de Joinville e ficamos muito felizes em poder contribuir com nossos veículos para as empresas de transporte da cidade”, comemora Paulo Corso, diretor Comercial da Busscar.

Nas minas andinas

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        Os ônibus rodoviários Mercedes-Benz O 500 RS conquistaram uma ampla preferência no transporte de trabalhadores de empresas de mineração do Chile. Várias operadoras que prestam o serviço de fretamento adquiriram 328 chassis para renovação de frota, sendo 253 do modelo O 500 RS 1941 com motor de 410 cavalos e 75 unidades do O 500 RS 1936 com motor de 360 cavalos. Os veículos foram encarroçados pela gaúcha Marcopolo, com carrocerias dos modelos Viaggio 900 e Senior. Os primeiros novos ônibus começaram a ser entregues em janeiro deste ano, sendo destinados para a região central do país e utilizados para transporte de empregados entre suas residências e as unidades de mineração onde trabalham. “Grande parte dos veículos envolvidos nessa venda conta com o mais inovador tratamento anticorrosivo de chassis de ônibus desenvolvido pela Mercedes-Benz do Brasil, que foi apresentado na LatBus 2021 em São Paulo, maior feira de mobilidade da América Latina, e que se destaca como solução de resistência e durabilidade nas severas operações da mineração. Todos esses chassis para ônibus também recebem pneus para uso misto, tanto na estrada quanto em vias não pavimentadas, com um pacote generoso de itens de segurança”, afirma Jens Burger, diretor-geral do Centro Regional Daimler América Latina.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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