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Lá vai a casa

            Único caminhão leve com tração integral do Brasil, o Volkswagen Delivery 11.180 4×4 pode ser encontrado agora com implemento de um motorhome. A Serro Motorhomes, com sede em Campo Largo (PR), preparou o caminhão para os desafios de longas viagens com trechos off-road, com detalhes e conforto que o transformam em um 4×4 instigante para aventuras. O modelo fabricado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus na cidade fluminense de Resende passa por adaptações como a instalação de três placas solares com baterias estacionárias, garantindo autonomia energética as suas instalações, e também ganha uma caixa de água limpa com capacidade para 500 litros, permitindo viagens por até 15 dias. Para agregar mais desempenho, a Serro substitui o rodado original por outros de aro maior e mais robustos, incluindo a adaptação de para-lamas e estribos. A estrutura interna tem banheiros, quarto, sala, cozinha e acesso à cabine, além de adaptações às necessidades de cada cliente. “Os veículos 4×4 têm se tornado um dos preferidos dos clientes nos últimos anos para os motorhomes. O mercado cresceu muito, alavancado pela pandemia e o desejo de viajar em segurança. O Delivery 11.180 4×4 se encaixou perfeitamente para receber o nosso implemento personalizado. Atualmente, já temos quatro veículos em produção, e o primeiro será entregue ainda neste semestre”, avisa Vitória Vargas, coordenadora de Marketing da Serro Motorhomes.

Desfabricando

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        Por meio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Governo Federal inicia um projeto pioneiro para testar a implementação do programa de renovação de frota para caminhões no Brasil em parceria com a Iveco, montadora vencedora da licitação feita pela ABDI. A iniciativa tem como objetivo alavancar o setor, atualizar a frota que roda pelo país com alguns caminhões sem condições de uso e com tecnologias ultrapassadas e promover a descarbonização por meio da redução de emissão de poluentes. O Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária (Renovar) começará com a captação, desmontagem e reciclagem de mais de 50 caminhões com mais de 30 anos de utilização em uma estrutura especialmente montada pela Deva, concessionária Iveco da cidade mineira de Lavras. Após o processo inicial, o autônomo e o pequeno transportador que aderirem de forma voluntária ao Programa ganharão um crédito, podendo variar de R$ 20 mil a R$ 30 mil, para a aquisição de um modelo seminovo Euro V na concessionária. Segundo levantamento do Sindipeças, em 2020, a frota de caminhões alcançou 2,1 milhões de unidades, com incremento de 1,2% em relação ao ano anterior. A distribuição por “faixa etária” reforça a necessidade de modernização da frota, iniciando pelos veículos pesados: 17% apresentavam idade média de até cinco anos, 56% de seis a 15 anos e 27% superavam os 16 anos. “Essa é uma demanda que está em pauta há décadas e trará muitos benefícios para todos os envolvidos. A renovação da frota trará ainda a adequação às práticas sustentáveis no segmento, padrão de qualidade e segurança para motoristas e caminhoneiros”, reforça Márcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.

De Minas às praias

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        A Marcopolo forneceu dois novos ônibus Paradiso G8 1800 Double Decker para a GTE Locadora Turistic, operadora com sede na cidade de Porteirinha, no interior de Minas Gerais, que atende linhas intermunicipais e interestaduais de transporte e turismo nas regiões Sudeste e Nordeste. A GTE é cliente da Marcopolo há mais de 15 anos e tem frota 100% da encarroçadora gaúcha, com 35 veículos dos mais variados modelos, desde unidades do intermunicipal Ideale até DDs, passando pelo Paradiso 1200 e 1600 LD. Os dois novos ônibus incorporados à frota da GTE têm 15 metros de comprimento, configuração 8×2 e 60 poltronas semileito com tomadas USB, porta-copos e porta-revistas. São equipados com sistemas de ar-condicionado Valeo e de áudio e vídeo com DVD e monitores nos salões inferior e superior, acabamentos internos e cortinas com tecido antimicrobiano, elevador, geladeiras e itinerário eletrônico, além de parede de separação total, bagageiro e porta-pacotes. 

Altos planos no altiplano

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        O Volkswagen e-Delivery, que foi lançado no ano passado como o primeiro caminhão 100% elétrico desenvolvido e produzido na América Latina, inaugura uma nova etapa em sua expansão internacional: após uma rodada de exibições a clientes e imprensa mexicanos, cumprirá testes no México para a Engenharia da montadora avaliar o desempenho em diferentes altitudes e em ambientes urbanos e assegurar o máximo desempenho na realidade topográfica local. O lançamento comercial do veículo no Exterior está previsto para o último trimestre de 2022. Ao mesmo tempo em que assume novas missões de aplicações no Brasil e suas unidades começam a circular por vários Estados, o e-Delivery segue preparando o terreno para o início de suas vendas aos demais países latinos. Desde o final do ano passado, o veículo está em tour internacional, com apresentações já feitas na Argentina, no Chile, na Colômbia, no Paraguai e Uruguai, além do México. “Toda virada tecnológica requer uma estratégia bastante sólida para seu sucesso e é o que estamos praticando com o e-Delivery, apresentando a solução de mobilidade mais sustentável aos clientes em vários países para que, quando iniciarmos a fase comercial, todos já estejam familiarizados”, explica Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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