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Mais romenos

O Duster surgiu pelas mãos da Dacia – a divisão romena da Renault – em 2010. Em seguida, o SUV começou a ser produzido no Brasil. Então, pela lógica, a terceira geração do Duster pode estar vindo novamente dos lados da Dacia. A marca adiantou que o novo utilitário esportivo será montado sobre a plataforma modular CMF-B, podendo ser feito também em São José dos Pinhais (PR). Quanto ao design, a terceira geração do Duster deve seguir as linhas do Dacia Bigster, um carro com dimensões maiores. Mas, apesar de ser mais curto em comparação ao Bigster, o novo Duster deve crescer de tamanho, podendo ficar entre 4,40 e 4,50 metros, passando, assim, do segmento B para o C, o mesmo em que o Jeep Compass reina absolutamente no ranking de vendas no Brasil. De acordo com a Dacia, o novo Duster deve utilizar ainda o design e os itens do interior do Bigster.

Versões preparadas

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A Toyota Gazoo Racing, a divisão esportiva da marca japonesa, apresenta dois novos produtos para o mercado brasileiro, o Corolla Cross GR-S, versão com apelo esportivo do SUV fabricado em Sorocaba (SP), e a terceira geração da picape Hilux GR-S, produzida em Zárate, na Argentina, projetada principalmente para uso off-road. Os preços são de R$ 188.490 para o utilitário esportivo com carroceria em uma cor e de R$ 189.990 para a biton e de R$ 348.790 para a Hilux. Os dois modelos já estão disponíveis nas concessionárias. O Corolla Cross GR-S é equipado com o motor Dynamic Force 2.0L Dual VVT-iE1 Flex de 16V e 177 cavalos de potência e uma nova configuração da suspensão MacPherson. Já a Hilux GR-S tem o motor a diesel 2.8L de quatro cilindros e 224 cavalos, com turbocompressor de geometria variável e intercooler. A picape preparada pela divisão esportiva da Toyota tem melhorias na suspensão, proporcionando comportamento mais dinâmico e uma renovação em seu design externo e interno.

De tirar o chapéu

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A BMW do Brasil está disponibilizando um lote limitado e com IPI reduzido do 420i Cabrio M Sport para venda online (com preço a partir de R$ 428.950) e com três anos de manutenção gratuita. Produzido em Regensburg, na Alemanha, o conversível esportivo tem motor 2.0 TwinPower Turbo com 184 cavalos de potência de 5 mil a 6.500 rpm e 30,5 kgfm de torque de 1.350 a 4 mil giros, câmbio automático de 8 marchas e tração traseira. Com esse conjunto, o modelo acelera de zero a 100 km em 8,2 segundos. No quesito conectividade, o 420i Cabrio M Sport destaca o BMW Live Cockpit Professional, com duas telas, sendo o display digital de 12,3 polegadas e o iDrive de 10,25 polegadas, o BMW Teleservices, serviços remotos com utilização das funcionalidades por meio do novo aplicativo My BMW e preparação para Apple CarPlay e Android Auto.

Inspiração interplanetária 

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A Maserati “pirou” de vez e ataca agora com a “Missão de Marte”. O Programa Fuoriserie é na verdade uma “folha de papel em branco” na qual a marca italiana oferece uma série de instrumentos de design e cores. O resto fica por conta da inspiração dos clientes, aos quais é dada a oportunidade de assumir o papel de criador de tendências e expressar suas vontades pessoais. A coisa partiu da ideia de personalizar o Grecale – um SUV estilo cupê – tendo como elementos o pó vermelho do planeta dos “marcianos” e suas rochas oxidadas. A pintura pode ser uma metalizada especial chamada de Galactic Orange. A Maserati promete reunir os exemplares criados pelos internautas em um grande evento realizado em Milão, com as tendências futurísticas de design dos próximos modelos da marca do tridente. A alucinação dos designers pode ser conferida no site www.maserati.com .

O dom da fúria 

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A Mercedes-AMG acaba de apresentar o modelo mais potente criado pela marca em toda sua história: o GT Track Series, idealizado para uso em pistas e eventos como os “Track Days”. Com edição limitada e altamente exclusiva, o modelo faz parte das ações que comemoram os 55 anos da Mercedes-AMG. O coração do “bólido” é o motor biturbo 4.0 V8 de 743 cavalos e torque máximo de 85,5 kgfm, com a transmissão de competição Hewland HLS de 6 velocidades com diferencial ajustável para transferir a potência para o eixo traseiro. As vendas mundiais serão feitas diretamente pela Mercedes-AMG na Alemanha. Os modelos serão oferecidos preferencialmente aos clientes que já adquiriram um outro superesportivo da marca: o Mercedes-AMG One. Em função das várias personalizações possíveis, o modelo não tem preço definido para o Brasil.

Em solo capixaba

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As primeiras unidades do BYD Tan EV desembarcaram no porto de Vila Velha (ES). O SUV de sete lugares 100% elétrico é o primeiro carro de passeio comercializado pela marca chinesa no Brasil. Até o dia 8 de abril, o modelo ficará em exposição no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo (SP), onde as pessoas poder fazer um test-drive. O atendimento e vendas no local estão sob a responsabilidade do grupo Eurobike, primeira concessionária de automóveis BYD no país. Como diferencial, a BYD entregará no primeiro lote um carregador Wallbox de 7,2 KWh para quem comprar o 100% elétrico. “Estudos de países avançados na mobilidade mostram que o carregador mais importante é o da casa do cliente, pois cobre quase 90% de seu uso. E é nisso que investiremos”, afirma Henrique Antunes, diretor de Vendas da BYD Brasil. O Tan EV tem dois motores, um em cada eixo, sendo 245 cavalos no dianteiro e 272 cavalos no traseiro. Ambos proporcionam uma potência combinada de 517 cavalos e torque de 68,5 kgfm. Com isso, o Tan EV pode acelerar de zero a 100 km/h em apenas 4,6 segundos.

Quando as águas rolam

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A instabilidade do clima tem assustado os brasileiros. As fortes chuvas que caem em quase todo o país são responsáveis por vários danos aos automóveis, desde o sistema elétrico até o motor ou mesmo a perda total do carro. Por isso, a seguradora HDI aponta algumas sugestões para que os motoristas se protejam contra eventuais estragos no veículo. A prudência do condutor no trânsito é a primeira ação preventiva. “Em situações de alagamento, é sempre recomendada a cautela, não se arriscar com o veículo. Escolher passar com o carro pela enchente em vez de estacioná-lo e procurar um lugar para se abrigar coloca em risco a segurança do motorista e a integridade do carro”, recomenda Carla Oliveira, diretora de Automóvel da HDI. 

Dicas para enfrentar as enchentes


– Se a água tiver passado da metade da altura da roda do carro, o risco de ficar pelo caminho aumenta bastante.
– Observar o movimento de caminhões e ônibus. Se algum desses veículos atravessar o alagamento ao lado do carro, há grande risco de as ondas atingirem o veículo.
– Devido ao aumento do esforço do veículo para vencer a resistência da água, é recomendado desligar rádio, ar-condicionado, luz interna e tudo que não for estritamente necessário para a segurança durante a travessia.
– Se o motor “morrer”, insistir em ligá-lo fará com que ele aspire água e seja danificado.
– Em dias de chuva, a aderência do pneu ao asfalto é menor. Então, o ideal é manter a manutenção do carro sempre em dia.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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