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A Sprinter estreou em 1995 na Alemanha e fez parte de um feito histórico da marca ao ser o primeiro veículo de transporte da Mercedes-Benz a receber oficialmente seu nome próprio. Atualmente, essa designação representa uma categoria inteira de veículos. No Brasil, o lançamento do produto foi em 1997, com opções de vans de passageiros, furgões e chassis para transporte de carga, distribuição urbana e prestação de serviços. A atual geração, a terceira, fez sua estreia no país no final de 2019 e apresenta um portfólio com 87 configurações – já foram vendidas mais de 150 mil unidades no mercado brasileiro. Agora, a Mercedes-Benz Vans acaba de lançar no a nova linha Sprinter Street 315 CDI com o motor a diesel de quatro cilindros OM654. A nova motorização marca o início das comemorações dos 25 anos da Sprinter no Brasil, que serão completados em agosto. 

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Esse é um ano muito especial, pois completamos 25 anos de Sprinter no Brasil. Para celebrar esse marco, temos uma novidade que só traz vantagens para o mercado brasileiro: a nova linha Street com o motor OM654, que oferece uma performance superior com mais economia. Essa é a combinação ideal para um motor mais eficiente e robusto, proporcionando agilidade e conforto em todas as demandas dos clientes”, afirma Carlos Garcia, presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil. A nova linha Sprinter Street 315 CDI estará disponível em todos as concessionárias da marca em maio com o preço público sugerido a partir de R$ 239.600 para os modelos Sprinter Truck e a partir de R$ 249 mil para os veículos Furgões.  Na nova linha Sprinter Street 315 CDI, a motorização OM654 é totalmente nova em relação à antecessora OM651 e supera os requisitos de emissões Proconve L7, atingindo nota “A”. Além disso, segundo a Mercedes-Benz, o novo motor apresenta uma redução de consumo de combustível de 6% em trechos urbanos e de 11% em estradas com relação a sua última versão. O modelo também conta com menor emissões de poluentes e maior potência, agora com 150 cavalos (5% a mais) e torque de 34,7 kgfm (3% a mais), se comparado ao anterior. De acordo com a engenharia da Mercedes-benz, a geração de motores OM654 foi desenvolvida com características de melhor desempenho, mais silencioso e com menores vibrações. Visando reduzir o atrito do motor, o bloco é 100% de alumínio e conta com a combinação de pistões em aço com perfil escalonado. O novo motor apresenta a recirculação dinâmica dos gases de escape por diferentes vias e o pós-tratamento, contribuindo para menores taxas de emissões. Já a transmissão manual de 6 velocidades permanece inalterada em toda a linha Sprinter.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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