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Veloz e furioso

Por 15 anos, o V12 Vantage representou a paixão da Aston Martin pelo desempenho. Rápidas e ferozes em igual medida, as sucessivas variantes formaram uma linhagem icônica, construída em torno da premissa de equipar o veículo mais compacto e focado no motorista. Agora, a marca britânica apresenta o novo V12 Vantage, segundo a fabricante, a mais rápida, mais feroz e mais dinamicamente refinada de todas as versões do “bólido”. A produção do novo V12 Vantage, limitada a 333 exemplares para todo o planeta – cuja carteira de pedidos já está fechada devido à demanda sem precedentes – deve se iniciar no primeiro trimestre deste ano, com as primeiras entregas programadas para o segundo semestre, inclusive no Brasil. O motor é o coração de cada Aston Martin, e neste mais do que nunca. Desenvolvendo 700 cavalos a 6.500 rpm e 75,3 kgfm de torque de 1.800 a 6 mil rpm, o V12 (60 graus) de 5,2 litros oferece uma combinação de baixas e médias rotações com potência de ponta. Com uma velocidade máxima de 321 km/h, o V12 Vantage atinge 100 km/h em 3,5 segundos. “Na Aston Martin, construímos carros, mas vendemos sonhos. Essa é a magia da marca. Apenas um número seleto de clientes em todo o mundo pode comprar um V12 Vantage”, orgulha-se Marco Mattiacci, diretor Comercial e da Marca Aston Martin.

Para ianque ver

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Apresentado na semana passada em Frankfurt, na Alemanha, o ID. Buzz – nada menos que a nova Kombi – estreou popularmente no SXSW (South by Southwest Conference & Festivals) de Austin 2022. A mostra texana é considerada como o maior festival de inovação do mundo, com quase 400 mil visitantes conhecendo em primeira mão o novo capítulo da história da Volkswagen. Durante o SXSW, que ocorre de forma presencial depois de dois anos, o ID. Buzz totalmente elétrico desfilou pelo Austin Convention Center, circulando também pelas ruas da cidade em seus primeiros quilômetros sem a camuflagem colorida vista até pouco tempo na Europa. As vendas antecipadas da nova Kombi devem se iniciar em maio no Velho Continente, enquanto o lançamento está previsto para setembro. O ID. Buzz será equipado com uma bateria de 77 kWh que transfere 204 cavalos de potência para o motor elétrico.

Empilhando euros

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Ao longo de 2021, a Porsche manteve sua posição como uma das fabricantes de automóveis mais lucrativas do mundo. A marca de carros esportivos com sede em Stuttgart, na Alemanha, atingiu um novo recorde em receita de vendas e lucro operacional. As vendas em 2021 foram de 33,1 bilhões de euros (cerca de R$ 180 bilhões), 4,4 bilhões de euros (quase R$ 24 bilhões) a mais do que no ano anterior, representando um crescimento de 15%. O lucro operacional foi de 5,3 bilhões de euros (aproximadamente R$ 30 bilhões), com alta de 27%. No ano passado, a Porsche entregou 301.915 veículos a clientes em todo o mundo. Os modelos mais vendidos foram o Macan (88.362) e o Cayenne (83.071). Os números de entrega do Taycan mais que dobraram, com 41.296 pessoas recebendo o primeiro Porsche totalmente elétrico. “O Taycan é um Porsche por inteiro e inspira todos os tipos de pessoas: clientes novos e antigos e especialistas. Estamos intensificando nossa ofensiva elétrica com outro modelo. Em meados desta década, queremos oferecer nosso carro esportivo 718 de motor central exclusivamente em um formato elétrico”, revelou Oliver Blume, presidente do Conselho Executivo da Porsche. 

Cinema particular

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Com seu lançamento cada vez mais próximo, o BMW i7, primeiro sedã de luxo 100% elétrico da marca, está ganhando alguns “spoilers”. Os destaques estão no design – alinhado aos mais novos lançamentos da marca, com faróis afilados, grade mais imponente e contorno iluminado – e para a tecnologia a bordo. O interior, como é de se esperar em um Série 7, tem muito luxo e modernidade, a começar pelos comandos em cristal espalhados pela cabine. O i7 vem equipado ainda com o BMW Curved Display. Duas telas curvas unidas, com 12,3 e 14,9 polegadas, são responsáveis por exibir informações do painel do carro e do sistema de entretenimento. Com a funcionalidade My Modes, o i7 permite que o motorista decida o estilo de condução e personalizações do interior. De acordo com o modo selecionado, é possível mudar a resposta de comportamento do carro e a iluminação da cabine. Contudo, o “gran finale” estará disponível apenas para os passageiros do banco traseiro. Apresentado na CES deste ano, o BMW Theatre Screen transforma o interior do carro em um cinema móvel, com uma tela de 31 polegadas que desce do teto e faz do habitáculo traseiro uma sala particular de entretenimento.


Eletrizando

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Considerada um dos modelos mais impressionantes da Audi, a A6 Avant teve apresentada sua versão elétrica, o A6 e-Tron Concept, com base na plataforma PPE, desenvolvida sob a liderança da marca alemã. Os dois motores elétricos da A6 Avant e-Tron são capazes de entregar 350 kW de potência total (476 cavalos) e 80,5 kgfm de torque instantâneo. “Com o A6 Avant e-Tron Concept, estamos oferecendo um visual completamente tangível nos futuros modelos produzidos na nova plataforma PPE. Não estamos simplesmente eletrificando a história bem sucedida de 45 anos da Avant. O que mais queremos é usar a competência técnica para acrescentar um ponto de exclamação. Isso inclui a potente tecnologia de 800 volts, 270 kW de capacidade de carga e uma autonomia de até 700 quilômetros pelo ciclo WLTP”, comemorou Oliver Hoffmann, do Conselho Audi para Desenvolvimento Técnico. Visto de frente, fica imediatamente evidente que o A6 e-Tron Concept é um legítimo representante elétrico da marca das quatro argolas. Uma característica importante é a grande grade Singleframe, que tem uma moldura inferior de profundas entradas de ar para arrefecimento de pneus, bateria e freios.

Lugar seguro 

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O Ford Bronco Sport conquistou novamente o prêmio “Top Safety Pick+” do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), entidade independente ligada às seguradoras dos Estados Unidos que avalia o nível de segurança dos veículos. A classificação obtida pelo SUV foi a máxima possível. O Bronco Sport vendido no Brasil na versão Wildtrak é o mesmo disponível no mercado norte-americano, com carroceria reforçada para o off-road e alto nível de equipamentos, incluindo assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, piloto automático adaptativo com stop&go, alerta de ponto cego, sistema de centralização na faixa, assistente de manobras evasivas, farol alto automático, câmera traseira de visão 180 graus e reconhecimento de placas de velocidade. Conta ainda com sistema de alerta de fadiga que monitora o comportamento do motorista e recomenda uma parada para descanso quando necessário. De forma semelhante ao que o Euro NCAP faz na Europa e o Latin NCAP na América Latina e no Caribe, o IIHS submete os carros a uma bateria de testes de impacto para verificar o nível de deformação da carroceria e seus efeitos sobre os passageiros e pedestres, com o uso de manequins (“dummies”) e câmeras especiais.

Recuperando os negócios

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Com 13.903 locadoras no Brasil, a atividade de aluguel de veículos deu um salto de 33,5% no ano passado, atingindo o faturamento bruto de R$ 23,5 bilhões, conforme a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), a partir de dados do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Em 2020, havia sido de R$ 17,6 bilhões, ainda sob o impacto das rígidas medidas de isolamento social causadas pela Covid-19. No ano passado, foram registrados 50,1 milhões de usuários de aluguel de carros, ante 44,6 milhões em 2020 – crescimento de 12,3%. Em 2019, período anterior à pandemia, houve 49,6 milhões de usuários. A expansão também ocorreu em relação à frota de automóveis de passeio e comerciais leves das locadoras. Em 2021, elas compraram 441.858 carros zero-quilômetro, equivalente a 25,5% de todos os automóveis e comerciais leves emplacados no ano.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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