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Caçamba em movimento

            A picape 100% elétrica EcoPick, lançada no ano passado pela Keyu Motors no mercado brasileiro, acaba de ganhar uma versão com caçamba basculante. Segundo a fabricante, a novidade deixa o utilitário compacto com ainda mais versatilidade para apoio ao trabalho em indústrias, condomínios e principalmente no agronegócio. A EcoPick tem seu projeto focado em força e não em velocidade. Desenvolvida para uso exclusivo de apoio ao trabalho em áreas fechadas, é um utilitário que não pode circular em vias públicas, portanto, sem necessidade de emplacamento. A nova versão da EcoPick com caçamba basculante oferece capacidade de carga de 600 quilos e de até duas toneladas para reboque. A tração é traseira e reduzida. A suspensão com feixe de molas na traseira, e também na dianteira, com amortecedor, deixam a picape com boa altura em relação ao solo e com grande ângulo de entrada e saída. A autonomia é de até 110 quilômetros com um único carregamento das baterias. Além da nova basculante, a EcoPick ganhou a versão Mountain, que tem pneus de uso off-road e santantônio na caçamba. Em julho, será lançada a aventureira Safari e, em setembro, a Strong com tração 6×6, todas 100% elétricas. Na versão caçamba fixa, a EcoPick tem preço de R$ 64.900, enquanto a basculante custa R$ 69.900. A Keyu Motors já tem representantes nos Estados do Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, da Bahia e no Distrito Federal e continua em expansão, com prospecções em andamento para os demais Estados. A empresa também já iniciou o planejamento para tornar a EcoPick um produto nacional – atualmente, é importada da China. De acordo com a Keyu, a montagem em solo brasileiro deve se iniciar até o final deste ano, no Espírito Santo. 

Mobilidade mexicana

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        Trinta e sete chassis de ônibus fabricados pela Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP) operarão nas cidades mexicanas de Guadalajara, Zapopan e Tlaquepaque, no Estado de Jalisco, e representam uma das maiores entregas de articulados na região. Os ônibus fazem parte de um programa de renovação de frota que tem o objetivo de chegar a um volume de 800 novas unidades. Com capacidade para 160 passageiros, os chassis são do modelo O 500 MA e têm transmissão automática com retarder integrado, suspensão a ar, freio ABS e comprimento de 18 metros. “É com muita alegria que estamos enviando esse volume de ônibus para o México, fornecendo veículos que sejam adequados para operação no sistema de transporte BRT. Além disso, estamos reforçando a nossa participação no país ao levar soluções que assegurem toda a qualidade, o conforto, segurança e robustez que os produtos da nossa marca podem proporcionar”, afirma Rogério Sousa, gerente de Vendas e Pós-Vendas para Exportação de Veículos, Peças e Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.Os chassis têm transmissão automática com retarder integrado e estão configurados com motor OM 457 LA Euro 5. 

Para Angola

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        As primeiras unidades do Volkswagen Delivery 11.170 4×4 acabam de desembarcar em Angola para uma missão especial: foram desenvolvidos sob medida para atender ao Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDCR) do governo federal do país africano. O objetivo é apoiar os produtores rurais angolanos no transporte de suas mercadorias do campo para as zonas de consumo. Os veículos serão subsidiados pelo governo a esses profissionais. Com os caminhões Volkswagen, será possível impulsionar esse setor da economia que tem crescido muito nos últimos anos. Das 200 unidades, metade estará equipada com carga seca e a outra com baú frigorífico. Serão atendidos produtores rurais de todo o país com essas unidades para concretizar o plano de escoamento em todas as províncias angolanas. O programa governamental tem potencial de gerar até 5 mil empregos indiretos no país africano, segundo estimativas oficiais. Para participar da licitação, a Volkswagen Caminhões e Ônibus desenvolveu em tempo recorde o modelo Delivery 11.170 4×4, alinhado às características da operação. Com mais de 30 países entre seus destinos internacionais, os caminhões e ônibus Volkswagen têm em Angola seu principal mercado africano.

O nome da banda

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            A recapagem é um processo de reciclagem, que aumenta a vida útil da carcaça do pneu. O processo contribui para um menor custo por quilômetro para o caminhoneiro, capitalizando todo o potencial do seu investimento e, ainda, evita que milhões de pneus sejam descartados incorretamente, antes do tempo necessário. Atenta à demanda, a Bridgestone lança a banda Bandag B736 com foco no segmento rodoviário e regional. Emulação do pneu Bridgestone M736, a nova banda, de acordo com a fabricante, oferece alta performance, poder de tração e durabilidade. Desenvolvida para caminhões que trafegam em rodovias pavimentadas, para médias e longas distâncias, a nova banda está disponível nas medidas 230, 240, 250, 260 e 270 milímetros. “Nosso intuito é desenvolver a solução completa aos motoristas pensando no ciclo de vida total do pneu. Por isso, trabalhamos com pneus Bridgestone e bandas Bandag para que os nossos consumidores tenham a sua disposição soluções para todos os momentos. A nova banda B736 e o pneu M736 fazem parte dessa proposta, que também engloba nossas unidades de Truck Centers, localizadas em todo o país, onde caminhoneiros e frotistas podem fazer serviços de manutenção com profissionais especializados”, explica Gonzalo Muzzupappa, gerente de Marketing da Bridgestone Latin America South para Veículos Comerciais. Mesmo sendo um produto de emulação, a nova banda pode ser aplicada à carcaça de outros modelos de pneus.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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