Scooters em ação
2021 foi o ano das scooters no Brasil. Apesar das restrições ocasionadas pela pandemia da Covid-19, a categoria foi a que mais ganhou espaço nas ruas do país em comparação com os dados do ano anterior, segundo levantamento divulgado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Ao todo, foram licenciadas pouco mais de 107 mil scooters no acumulado dos 12 meses, o que representou um crescimento de 40,9% em relação ao registrado em 2020. Esses números embalam a realização do Salão da Scooter/Urban Mobility Expo, primeiro evento do país dedicado, exclusivamente, às scooters e motonetas, que acontece de 12 a 15 de maio na capital paulista, no Pavilhão de Exposição do Anhembi. Com capacidade de rodar até 50 quilômetros por litro e oferecendo uma condução bastante simples, as scooters conquistaram a simpatia, sobretudo, dos jovens e mulheres. “As scooters e motonetas são cada vez mais vistas nas ruas e estão tomando espaço das demais categorias em todo o país graças a sua praticidade, facilidade de condução e ao baixo consumo de combustível. Essa é uma tendência sem volta, e a procura deve crescer ainda mais nos próximos anos”, explica Eduardo Viotti, organizador do Salão. A expectativa é receber cerca de 50 mil visitantes ao longo dos quatro dias desta primeira edição. Está prevista a apresentação de lançamentos e de novas tecnologias, exposição de scooters customizadas e estandes para venda de produtos e serviços. Além disso, terá um local dedicado exclusivamente para test-ride, com aulas e treinamento de condução.
Ofertas pré-carnavalescas
A BMW Motorrad anuncia para o mês de fevereiro benefícios exclusivos para os entusiastas de duas rodas que desejam adquirir os modelos F 850 GS Premium e F 850 GS Premium Plus. Além das condições especiais ofertadas pelo BMW Serviços Financeiros para as motocicletas, a marca oferece “cashback” para acessórios e itens de “lifestyle” na compra da versão Rallye da versátil R 1250 GS, a motocicleta acima de 500 cilindradas mais vendida no país, e também, na compra do superesportivo modelo S 1000 RR Premium e Pacote M. Para adquirir as aceleradas BMW F 850 GS Premium e F 850 GS Premium Plus, os clientes contam com taxa zero para planos com entrada mínima de 60% e saldo em 24 parcelas mensais fixas por meio do BMW Serviços Financeiros. Já os clientes que desejam adquirir os modelos R 1250 GS Rallye ou S 1000 RR contarão com R$ 5 mil de “cashback”, que poderá ser utilizado em acessórios e itens de “lifestyle” originais da marca, na concessionária de compra da motocicleta.
A caminho
A Harley-Davidson confirmou o lançamento da LiveWire Del Mar, uma nova moto elétrica mais acessível do que a LiveWire One. A expectativa sobre a expansão da linha elétrica cresceu quando a empresa norte-americana resolveu criar uma nova marca destinada apenas aos seus veículos eletrificados: a LiveWire. A Del Mar tem lançamento esperado ainda para o primeiro semestre e deverá ser posicionada como uma moto de média cilindrada, em contraste com a LiveWire One, que é equiparada a um modelo de alta cilindrada. O estilo da nova moto deve ser inspirado no conceito elétrico Flat Track, apresentado pela Harley há um ano. O preço da Del Mar não está definido, mas será bem mais acessível em comparação à One, que custa US$ 22 mil nos Estados Unidos, o equivalente a R$ 115 mil. A futura moto será a primeira a utilizar a nova plataforma Arrow da Harley-Davidson para modelos elétricos, que tem capacidade modular e pode ser utilizada em vários estilos de motocicletas.
Lento com talento
Pilotar motocicletas muito lentamente pode gerar dificuldades. Com um pouco de prática, dá para manter os pés para cima enquanto trafega em ritmo de caminhada, ou mais devagar ainda. Confira as dicas da Riding Academy da Harley-Davidson sobre pilotagem em marcha lenta.
– Usar a “zona de atrito” para permitir que a moto se movimente em ritmo de caminhada. A Motorcycle Safety Foundation (MSF – Fundação de Segurança para Motocicletas, em tradução livre) define a zona de atrito como sendo “a área do movimento da alavanca da embreagem que se inicia no ponto em que a embreagem começa a transmitir potência para a roda traseira e termina pouco antes de a embreagem ficar totalmente engatada”. Resumindo, “zona de atrito” é a faixa em que a embreagem patina, a transmissão agarra e uma potência parcial é transmitida para a roda traseira.
– Equilibrar o uso da zona de atrito com o acelerador e o freio traseiro para manter a velocidade desejada: basta um leve arrasto no freio traseiro.
– Olhar para frente e se concentrar em manter a firmeza e a suavidade.
– Usar o freio traseiro para controlar a velocidade.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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