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O nome mais parece o de um voo comercial, mas o DBX707 decola para atingir a condição de SUV de luxo mais potente do planeta. Com seus assombrosos 707 cavalos e 90,5 kgfm de torque, o modelo da Aston Martin promete força para ninguém botar defeito. A produção do DBX707 deve se iniciar no primeiro trimestre de 2022, com o começo das entregas estando programadas para até a metade do ano. E a Aston Martin já prevê uma “escala” no mercado brasileiro ainda este ano – datas de lançamento e preços devem ser anunciados brevemente pela fabricante britânica. 

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O DBX707 se propõe a elevar a Aston Martin ao auge do segmento SUV com uma combinação única de desempenho empolgante, dinâmica suprema, estilo inconfundível e luxo absoluto. Projetado com abundância de caráter e extrema capacidade, o DBX707 é considerado pela Aston Martin como o SUV definitivo em todos os aspectos. Para a fabricante, isso significava garantir que houvesse nuances por trás dos números – ou seja, potência e ritmo incomparáveis, combinados com extrema precisão, comportamento dinâmico e engajamento genuínos para uma experiência de direção impressionante. “Um sabre em um segmento de marretas”, é como os orgulhosos projetistas do DBX707 o definem. Tomando o design aclamado do DBX, a dinâmica e o caráter agradável ao motorista como ponto de partida, o novo SUV se baseia em atributos autenticamente esportivos. Não por nada, a Aston Martin tem atualmente equipe própria na Fórmula-1, fornece um dos safety car da categoria e já fez dois supercarros projetados pelo engenheiro inglês Adrian Newey, considerado um “mago” em aerodinâmica. Cada área do DBX707 foi aprimorada para aumentar o desempenho, intensificar o prazer de dirigir e ampliar sua presença na estrada. “Desde sua primeira introdução, o DBX representou os valores dinâmicos e de design da Aston Martin de uma maneira comprovando que nem todos os SUVs precisam estar em conformidade com os mesmos compromissos. Com o DBX707, ultrapassamos os limites em todas as áreas para criar um carro que define novos padrões de desempenho e conveniência. O carro mais rápido, mais potente, com melhor manuseio e mais envolvente de seu tipo”, celebra Tobias Moers, CEO da Aston Martin.

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A equipe de engenharia da Aston Martin extraiu todo o potencial do motor 4.0 V8 biturbo do DBX. Liderado pelo chefe de engenharia de “powertrain” da fabricante, Ralph Illenberger, o motor do DBX707 tem turbocompressores de rolamentos de esferas e calibração sob medida para liberar mais potência e torque. Outra novidade é uma transmissão automática de 9 marchas com “embreagem úmida”. Capaz de gerenciar cargas de torque muito maiores em comparação com um conversor automático “normal”, essa transmissão de alto desempenho permite pleno aproveitamento dos 707 cavalos (520 kW) a 6 mil rotações por minuto e dos 90,5 kgfm de torque de 2.600 a 4.500 giros – aumentos de 157 cavalos e de 20,5 kgfm em relação ao DBX “fraquinho”. A adoção da nova transmissão de embreagem úmida traz mais benefícios. O mais evidente é que as mudanças de marcha são muito mais rápidas. A sensação das trocas é mais imediata e direta, dando ao motorista uma maior sensação de controle e capacidade de resposta. O DBX707 acelera de zero a 100 km/h em 3,3 segundos – como curiosidade, um Fórmula-1 faz isso em 1,5 segundo – e pode atingir 310 km/h. “Os enormes ganhos que encontramos em potência e torque demonstram não apenas a proeza inerente do V8 biturbo de 4,0 litros mas também o apetite e a capacidade da Aston Martin de encontrar soluções de engenharia sem concessões. A combinação desse magnífico motor com uma nova transmissão de 9 velocidades com ‘embreagem úmida’ está no centro de tudo”, afirma Illenberger.

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Os superlativos do DBX707 continuam em suas dimensões e capacidades, incluindo as de off-road. O SUV tem 5,03 metros de comprimento, 2,05 metros de largura com os espelhos rebatidos, 1,68 metros de altura e 3,06 metros de distância de entre-eixos, tem 2.245 quilos de peso, 2.700 quilos de reboque, 638 litros no porta-malas, 87 litros no tanque de combustível, 24,5 graus de ângulo da frente, 15,1 graus atrás, 17,1 centímetros de altura em relação ao solo, 50 centímetros de capacidade de imersão, rodas dianteira 10J x 22 polegadas, traseira 11,5J x 22 polegadas, pneus Pirelli P Zero (o mesmo usado na Fórmula-1), sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), freios dianteiros e traseiros com discos de Carbon Ceramic (CCB), sistema de travagem antibloqueio (ABS), controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração, assistência à frenagem de emergência, controle de estabilidade de capotamento e assistente de partida em rampa. O DBX707 acrescenta tudo o que a indústria automotiva de ponta tem atualmente no quesito segurança, com controle de cruzeiro adaptativo (ACC), limitador de velocidade, aviso de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência (AEB) com detecção de pedestres, avisos de saída de faixa e de tráfego cruzado traseiro, reconhecimento de sinais de trânsito, alertas de ponto cego e de abertura de portas, airbags (frontais, laterais e de cortina), pré-tensores dos cintos de segurança e fixações de Isofix para cadeiras de criança.

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O aspecto esportivo domina também no design interior do DBX707, com os bancos Sport de série (os Comfort estão disponíveis como opção gratuita). Todas vêm com ajuste elétrico de 16 posições e aquecimento na frente e atrás como equipamento de fábrica. Existem três opções de ambientes: a de série, Accelerate, com uma mistura de couro e Alcântara, e as opcionais Inspire Comfort e Inspire Sport, com couro Semi-Aniline com emblemas “Aston Martin” bordados nos apoios de cabeça, faixa contrastante no centro do assento e padrão de perfuração no encosto e na almofada da base. Como no exterior, a cabine do DBX707 tem um acabamento cromado escuro para o painel como padrão. Cromo brilhante e fibra de carbono podem ser especificados como opção. O Piano Black é de série com acabamentos de folheado de fibra de carbono ou metal bronze disponíveis como opcionais.

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Para os clientes que procuram aprimorar ainda mais a natureza exclusiva – como se fosse necessário diferenciar o seu DBX707 do carro do vizinho – e criar algo verdadeiramente único, o “Q by Aston Martin”, o serviço sob medida da marca, oferece o máximo em personalização. Com uma ampla gama de opções, desde gráficos exclusivos até carbonos coloridos e materiais customizados dentro e fora do carro, cada exemplar “Q by Aston Martin – Comission” pode ultrapassar os limites do desejo e ser totalmente único para o cliente. Em termos de conectividade e entretenimento, o SUV de luxo tem visor de informações do motorista de 12,3 polegadas, um central de 10,25 polegadas, ambos de TFT, sistema de áudio premium Aston Martin com 800 watts e 14 alto-falantes, rádio AM/FM/DAB, quatro portas USB (na parte da frente e para os bancos traseiros), tomadas de carregamento de 12 volts, porta do cartão SD, conectividade de celular via Bluetooth com streaming de áudio e do sistema operacional via Apple CarPlay, controle de voz, sistema de navegação por satélite, interface do sistema de infoentretenimento rotativo e “touchpad”, conexão de condicionamento da bateria e iluminação ambiente com 64 cores e zona dupla.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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