O Grupo Volvo América Latina investirá R$ 1,5 bilhão em suas operações no país no período de 2022/2025, voltados principalmente para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços. O anúncio foi divulgado com o balanço positivo de 2021, o melhor ano da história da Volvo desde que se instalou no Brasil. No segmento de caminhões, a Volvo foi líder isolada na venda de pesados no país, com 17.980 unidades emplacadas. O FH 540 foi novamente o caminhão mais vendido do Brasil, com 8.935 unidades, número superior até mesmo ao de caminhões leves. Outro destaque foi o desempenho em vendas da linha VM, que cresceu 81% em emplacamentos, com 6.393 veículos comercializados. Na soma total, a Volvo emplacou 21.823 caminhões no país em 2021, um crescimento de 45,7% sobre o ano anterior. “O Brasil manteve a importante posição de segundo maior mercado de caminhões da Volvo, mesmo em uma época de limitações por conta da pandemia e das restrições da cadeia de suprimentos. Estamos orgulhosos em celebrar o melhor ano da história da marca no país. O excepcional resultado de 2021 alimenta nossa confiança e compromisso para o futuro. Por isso, estamos renovando nosso ciclo de investimentos na América Latina. Será um período de grandes transformações na indústria de transportes, e a Volvo continuará trazendo muitas inovações em produtos e serviços, em todos os segmentos em que atuamos”, comemora Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.
Nos demais mercados do continente também houve forte recuperação das vendas de caminhões Volvo em 2021, com destaque para o Peru, com 1.628 veículos entregues (crescimento de 62% sobre o ano anterior) e Chile, com 1.355 unidades (crescimento de 42%). Ao todo, foram 25.808 caminhões entregues na América Latina em 2021, um número 43% superior ao período anterior. “Para 2022, também vemos boas perspectivas. No entanto, os desafios da cadeia de produção, tanto em capacidade quanto em aumento de custos, exigirão atenção ao longo do ano inteiro”, afirma Lirmann.
A Volvo Buses também teve bons resultados, principalmente no mercado externo. A divisão de ônibus entregou 1.180 chassis urbanos e rodoviários, pesados e semipesados. Desse total, 368 veículos foram emplacados no Brasil. Os 812 ônibus restantes foram para toda a região hispânica da América Latina e vários países da África. Em 2021, 66% dos negócios de ônibus foram para fora do Brasil. Outro destaque de 2021 foi o ingresso da Volvo na aliança “Zero Emission Bus Rapid-Deployment Accelerator” (aceleração para uso de ônibus zero emissões), uma iniciativa entre várias instituições para impulsionar a implantação de ônibus cada vez mais limpos na América Latina. Como primeiro passo, em janeiro de 2022, a marca deu início a testes com um chassi 100% elétrico em Santiago, no Chile. Ainda neste primeiro semestre, há programação de testes com o mesmo veículo em Bogotá, na Colômbia.
Braço financeiro da empresa, a Volvo Financial Services encerrou 2021 com um recorde de R$ 4,8 bilhões em novos negócios, 65% a mais em relação ao exercício anterior. O Consórcio Volvo atingiu R$ 1,5 bilhão em novas vendas, a melhor marca em 30 anos, com um aumento de 20%. O volume de novos seguros e renovações, que atingiu R$ 118 milhões, superou os números de 2020 e de 2013, até então, o melhor desempenho histórico da Corretora Volvo.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: