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Centena de brutos

O caminhão Mercedes-Benz Novo Actros 2548 6×2 foi o modelo escolhido pela Bravo Serviços Logísticos, com sede em Uberaba (MG) e presente em nove Estados, para ampliação de frota. As cem unidades deste cavalo mecânico extrapesado serão utilizadas com semirreboques de três eixos distanciados na transferência de produtos diretamente dos fabricantes aos centros de distribuição e aos clientes finais em áreas de plantio do setor do agronegócio em vários Estados. Para isso, além de sua matriz, a Bravo conta com dez filiais em todas as regiões do Brasil. “Buscamos uma parceria que nos trouxesse um produto adequado para atender ao crescimento de nossas operações. Tínhamos outros 20 caminhões Novo Actros 2548 e seis do modelo 2651 e esses Mercedes-Benz corresponderam às nossas expectativas quanto ao consumo de combustível, conforto para o motorista e segurança, nossos principais pilares de atuação”, explica Atanael de Oliveira Soares, gerente-corporativo de Frotas da Bravo Serviços Logísticos. A Bravo renova e amplia sistematicamente sua frota, de cerca de 750 caminhões. Além do Novo Actros, conta com os semipesados Mercedes-Benz Atego 3030 8×2, 2426 6×2 e 1719 e os leves Accelo 1016. “Com a chegada do Novo Actros, trouxemos para os nossos clientes o caminhão mais inteligente, seguro, conectado e eficiente de todos os tempos. Nenhum dos nossos concorrentes tem tantos recursos tecnológicos reunidos em um só caminhão”, comemora Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. 

Experiência elétrica

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A empresa paulista de serviços de logística JSL, que atua em todos os Estados e ainda em sete outros países sul-americanos, iniciou um período de testes com o ônibus elétrico da BYD, segunda maior fabricante de chassis elétricos para ônibus do mundo. O modelo escolhido é o D9F, com carroceria da Marcopolo, com 12,9 metros de comprimento, autonomia de aproximadamente 250 quilômetros e recarga total da bateria em até quatro horas. O veículo será utilizado no transporte de empregados de clientes de serviços de fretamento, em rotas que abrangem as cidades de Indaiatuba, Sorocaba e Suzano, no interior de São Paulo. Segundo a BYD, um ônibus que roda 72 mil quilômetros em um ano pode evitar, em média, a emissão de 164 toneladas de CO² na atmosfera no mesmo período. “Nossa intenção é investir progressivamente em uma frota movida a eletricidade, seguindo o nosso plano de diminuição de emissões dos gases de efeito estufa. Estamos comprometidos na construção de uma economia de baixo carbono, que é também uma meta dos nossos clientes”, explica Ramon Alcaraz, CEO da JSL. 

Faturando fora

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A Volkswagen Caminhões e Ônibus fechou 2021 com um saldo bastante favorável em sua balança internacional: exportou quase 80% mais do que o volume executado no ano anterior. Passou de 4.680 unidades para cerca de 8.400 veículos. México, Chile e Colômbia foram os principais destinos. E os modelos da família Delivery, do portfólio de leves e semileves, lideram o ranking de vendas internacionais da marca. O panorama de retomada do mercado em vários países favoreceu o resultado, mas a montadora foi além disso: investiu para ampliar os destinos de seus modelos e também no portfólio voltado ao Exterior. “O forte crescimento demonstra o potencial que temos a explorar no cenário internacional, e já começamos 2022 com força total em nosso plano em escala global. Pela primeira vez, temos um importador oficial na Ásia. Seguiremos com nossa estratégia de conquistar o mercado, tanto no Brasil quanto no Exterior, com produtos sob medida, serviços diferenciados e o melhor custo operacional”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Última ostentação

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Um motorhome feito sobre a base da nova geração do caminhão Mercedes-Benz Actros. Assim é a casa sobre rodas construída pela empresa catarinense Vegini Motorhomes por encomenda do empresário Fernando Fagundes, um dos donos da empresa gaúcha Fagundes Construção e Mineração, que gosta de viajar com a família para participar de rodeios. A base é um Actros 2553, a opção de topo da linha que inclui câmeras no lugar dos retrovisores convencionais. A distância entre os eixos foi alongada e passou dos 3,6 metros originais para 6,5 metros. O interior tem 35 metros quadrados de área total, divididos em cinco ambientes. A sala tem uma ampla janela e um sofá-cama de couro que pode ser aberto por controle remoto. Os móveis de fibra natural foram feitos sob medida. A cozinha conta com bancada ampla com pia e fogão por indução. Há uma lareira embutida e uma TV com tela de 60 polegadas. O motorhome conta ainda com uma área de lazer externa coberta por um toldo, com acionamento elétrico. O preço não foi declarado, mas estima-se que o custo total do motorhome fique em torno de R$ 3,5 milhões. A Vegini Motorhomes iniciou as atividades em 2015 e já transformou 120 caminhões em motorhomes. O número de pedidos não para de crescer, e as encomendas que estão sendo feitas agora só serão entregues em 2024.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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