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Dúvidas sobre leds

Muitos detalhes podem surpreender o motociclista que opta por trocar a lâmpada do farol de sua motocicleta, de halógena pela de leds. Segurança, estilo e durabilidade são os três principais benefícios da nova tecnologia, que pode ser instalada no farol da motocicleta no formato plug and play, seja de alta ou baixa cilindrada, de corrente contínua, quando a lâmpada é alimentada pela bateria, ou alternada, quando acionada pela energia do alternador. Entretanto é importante de se observar o tamanho interno do farol para ver se há espaço para a instalação da lâmpada de leds, geralmente maiores que as halógenas. Resistente às altas vibrações (10G), água e poeira (certificação IP65), a linha Lumileds da Philips, vendida unitariamente, pode ser instalada facilmente e é permitida, de acordo com a Resolução 292 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) – que garante a troca da lâmpada halógena pela tecnologia de leds, bastando o motociclista manter o formato da lâmpada, como H4 e H7. Uma vantagem das lâmpadas de leds da Philips é que são mais compactas, justamente para esse tipo de farol. 

Entre uma e outra

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  A Royal Enfield já faz testes com novos modelos derivados da família Himalayan, mas a preparadora britânica Cooperb Motorcycles resolveu se antecipar. Partindo de uma Interceptor 650, criou em suas oficinas uma inédita versão aventureira, a Interlayan 650. Na versão modificada, a Interceptor recebeu novas rodas com aros dourados, pneus de uso misto, suspensão modificada e guidão alterado. Já os para-lamas, o farol e o para-brisa vieram da Himalayan. O painel de instrumentos da Interceptor foi mantido, porém, o tanque de combustível foi “transplantado” da Hymalaian. Detalhes originalmente cromados da Interceptor foram pintados de preto fosco. O motor da Interceptor foi preservado, com seus 47 cavalos de potência.

Um dia daqueles

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Bastaram vinte e quatro horas após a abertura dos pedidos. Foi o tempo necessário para que a moto elétrica off-road Stark Varg atingisse a marca de mil pedidos. Revelada em dezembro de 2021 pela startup espanhola Stark Future, com sede em Barcelona, a nova moto elétrica é vendida por 11.900 euros (cerca de R$ 72 mil). As primeiras entregas estão previstas para março de 2023. A nova moto off-road promete um forte desempenho graças aos 80 cavalos de potência e 23,9 kgfm de torque instantâneos extraídos da unidade elétrica. Os modos de condução permitem que os pilotos iniciantes possam ajustar a moto para ficar no nível de uma 125cc de dois tempos, enquanto os mais experientes nas trilhas podem configurar o modelo para rivalizar com uma motocicleta de quatro tempos de 650cc. É possível modificar curvas de potência e torque, freio-motor, controle de tração e até a resposta do acelerador. A Varg pesa apenas 110 quilos e pode rodar até seis horas com a potência limitada, ou então ter uma duração de bateria de 40 minutos quando exigida em condições mais severas. 

Admirável mundo novo

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Depois do sucesso da Hypersport, moto elétrica apresentada em 2020 que incorpora um inovador sistema de prevenção de acidentes desenvolvido em parceria com a BlackBerry, a canadense Damon Motorcycles mostrou uma nova moto durante o Consumer Electronics Show 2022 em Las Vegas: a Hyperfighter Colossus. A base da naked elétrica é a mesma da Hypersport. Ou seja, o motor de 200 cavalos tem refrigeração por líquido e um binário anunciado de 20,4 kgfm, e leva a Hyperfighter Colossus à velocidade máxima de 270 km/h, com um arranque do zero aos 100 km/h em três segundos. O conjunto de baterias de 20 kWh consegue garantir uma autonomia de até 235 quilômetros. Apresentado na Hypersport, o sistema Copilot é um dispositivo automático que, auxiliado por radar, câmaras de vídeo, vários sensores e um algoritmo, detecta até 64 objetos simultaneamente. A tecnologia alimenta uma Inteligência Artificial que mantém uma vigilância de 360 graus e avisa o motociclista das mais variadas potenciais situações de perigo. Nos Estados Unidos, a Damon Hyperfighter Colossus está sendo oferecida por US$ 35 mil, equivalente a R$ 186 mil.

Por  Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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