Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix

Ao completar oito anos desde o início da produção de seus caminhões em Ponta Grossa, no Paraná, a DAF já acumula mais de 18 mil veículos feitos no Brasil e obteve em 2021 a terceira posição no ranking dos pesados mais vendidos. No ano passado, foram 5.600 veículos emplacados no Brasil e um crescimento de 46,2% sobre as 3.381 unidades alcançadas em 2020. Contudo, as ambições da marca holandesa estão muito acima disso. “A nossa estimativa é crescer 20% em 2022, ou seja, o dobro do mercado, segundo as perspectivas do setor”, comemora Luis Gambim, diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil. Para dar conta dos planos, a empresa começou 2021 com o lançamento de uma nova família de produtos: o DAF CF com motorização Paccar GR de 7,0 litros – até então, o CF era disponível apenas com motor MX 11, de 11,0 litros. Voltado para o segmento de distribuição e tendo como como público-alvo os profissionais autônomos e os pequenos produtores, o novo semipesado é de chassi rígido e conta com duas opções de configuração de eixos e Peso Bruto Total: a versão 6×2 tem PBT de 23 toneladas e a versão 8×2 tem PBT de 29 toneladas. A DAF ainda não divulgou os preços dos novos caminhões, que estarão disponíveis no mercado brasileiro ainda no primeiro trimestre de 2022.

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O motor do CF semipesado tem seis cilindros em linha e vem em versões de 280 cavalos, com torque de 96,8 kgfm, e 300 cavalos de potência, com torque de 112 kgfm. O motor atende aos níveis de emissões P7, equivalente ao Euro 5. De acordo com a DAF, a empresa está preparado para, dentro do que a legislação brasileira exigirá a partir de janeiro de 2023, atender aos futuros limites do Proconve P8, equivalente ao Euro 6. Os motores de 6,7 litros dos novos FAS 6×2 e FAC 8×2 têm injeção eletrônica do tipo common rail e estão sendo fabricados pela Cummins na cidade paulista de Guarulhos, seguindo as especificações da Paccar – fabricante norte-americana de caminhões que é controladora da marca DAF. 

A transmissão dos novos CF com motorização Paccar GR de 7,0 litros é uma ZF AStronic automatizada de 12 velocidades, mas também há a opção de transmissão ZF manual de 9 marchas. O eixo de tração é fabricado pela Meritor, modelo MS-155 20T, com relação de diferencial de 3,73:1 ou 4,10:10. O eixo de apoio é Suspensys, com suspensor pneumático, e os eixos direcionais são Dana, modelo 133N, feitos com aço forjado. O tanque de combustível plástico tem capacidade para até 650 litros de diesel e o tanque de Arla leva até 45 litros. O modelo utiliza o sistema de freio-motor do tipo “borboleta”, com 224 cavalos. O caminhão vem de série com pneus 275/80 R22,5, porém, opcionalmente, pode vir com pneus 295/80 R22,5. Também opcional é a geladeira interna, com capacidade para 33 litros. Outros opcionais disponíveis são quebra-sol verde translúcido com acabamento prateado, buzina pneumática de teto, faróis em leds, (sem este ‘faróis’) auxiliares com função cornering, aviso sonoro de marcha à ré, espelho de aproximação frontal, climatizador de teto e airbag.

Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix

A nova linha DAF CF com motor Paccar GR-7 tem três opções de cabine: a Day, a Sleeper e a Space. A Day é exclusiva para a versão 6×2 e tem 1,60 metro de altura interna. Foi projetada para o uso diurno, sem pernoite. A cabine Sleeper tem a mesma altura, mas conta com uma cama de dois metros de comprimento. Já a cabine Space tem 2,23 metros de altura e 2,10 metros de comprimento, com leito beliche opcional e novos colchões com espuma de alta densidade. Com relação à inteligência embarcada, o DAF CF conta com o Assistente de Performance do Condutor, que mostra se o veículo está sendo conduzido de maneira eficiente em tempo real e indica melhorias para diminuir o consumo de combustível. O assistente de partida em rampas também é de série.

Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix

Com a entrada na categoria de semipesados rígidos, que representam cerca de 25% dos caminhões vendidos no país, a fabricante de Ponta Grossa estima ganhar participação de mercado. “O Brasil é um mercado potencial muito grande que vem apresentando uma evolução contínua, impulsionando as novas estratégias da companhia. Em 2022, continuaremos investindo no país, visando melhorias para impulsionar ainda mais o crescimento da marca, a satisfação dos nossos clientes e, consequentemente, a participação no mercado nacional”, afirma o norte-americano Lance Walters, presidente da DAF Caminhões Brasil. Outro projeto para 2022 é a expansão das exportações. Em dezembro do ano passado, foi exportado o primeiro DAF “made in Brazil” – um CF off-road, vendido para o Chile.

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Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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