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Evolução da espécie 

Já estão na rede de concessionárias da Volkswagen Caminhões e Ônibus as primeiras unidades do mais novo modelo produzido na fábrica da cidade fluminense de Resende: o Constellation 25.460. O extrapesado estreia uma série de novidades no portfólio estradeiro da família mais vendida do país. Entre elas, a nova versão do Constellation traz a motorização MAN D26, de 12,4 litros, para entregar 460 cavalos, o mais potente da linha para essa operação. Para completar o trem de força, a montadora desenvolveu uma nova calibração na transmissão automatizada Traxon, com 12 marchas, voltada à aplicação rodoviária. Esse modelo com tração 6×2 tem capacidade máxima de tração de 70 toneladas. A cabine ganha mais atributos: suspensão de cabine com quatro bolsões pneumáticos trazendo um nível de conforto diferenciado. O modelo vem também com cinto de segurança integrado no banco do motorista e climatizador montado de fábrica. “Todas as unidades do modelo já saem de fábrica com a plataforma de conectividade Rio para propiciar a telemetria e os consequentes ganhos operacionais”, avisa Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

No jeito

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Com a chegada do Arocs 8×4 ao mercado brasileiro, a Mercedes-Benz se propôs a elevar o patamar de força, robustez e tecnologia dos caminhões off-road no Brasil. O novo gigante fora-de-estrada da estrela de três pontas foi projetado para suportar condições extremas, topografias exigentes e rotas desafiadoras. Tal compromisso ganha contornos ainda maiores com a oferta de soluções para demandas específicas de cada cliente, um trabalho feito pelo Centro de Customização para Clientes, o CTT (Custom Tailored Trucks). O trabalho do CTT conta com o envolvimento de profissionais de Engenharia, Produção, Vendas, Marketing, Controlling e Peças & Serviços. Por meio da atuação da equipe, a Mercedes-Benz ganha flexibilidade para oferecer produtos customizados e dedicados a cada solicitação das empresas de transporte. Entre as customizações do Arocs disponíveis para mineração estão caixa de proteção da chave-geral com fechadura, indicador de torque das porcas das rodas, giroflex, suporte da válvula de basculamento, limpador de para-brisa na posição vertical, proteção da tampa do tanque de combustível e do ARLA 32, horímetro adicional instalado na porta do motorista, preparação para instalação de câmeras de monitoramento e sensor de fadiga. “No caso do Arocs, vários itens podem ser agregados ao modelo de fábrica, levando em conta as condições de operação do caminhão. Dessa forma, asseguramos mais valor ao veículo em robustez, durabilidade, design, segurança ou conforto, conforme a escolha dos clientes”, explica diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Marketing, Vendas, Peças e Serviços.

Sob controle

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O Volkswagen Delivery 11.180 emplacou quase 50% do mercado brasileiro de caminhões leves em 2021. Exclusiva no portfólio da Volkswagen Caminhões e Ônibus, sua versão 4×4 foi lançada em agosto do ano passado e passa a contar (sem este ‘agora’) com a funcionalidade de controle de tração (ATC, da sigla em inglês). Sensores eletrônicos monitoram constantemente a trajetória do veículo e indicam qualquer potencial redução na aderência dos pneus ao solo para ativar automaticamente os freios de roda e ajustar o torque do motor até que se recupere o atrito e o controle do movimento. A roda livre na tração dianteira permite um menor consumo de combustível e maior durabilidade do diferencial quando a tração 4×4 não se faz necessária. Para a operação fora-de-estrada, a configuração é robusta: o eixo trativo dianteiro é um projeto desenvolvido em parceria com a Dana, com uma caixa de transferência Marmon Herrington com dupla velocidade, o que confere ao veículo um desempenho otimizado em aclives. Seus ângulos de ataque e saída são superiores, de 30 graus e aproximadamente de 40 graus, respectivamente. “Transferimos para esse 4×4 toda a nossa expertise em caminhões leves e médios e o resultado surpreende os clientes porque o caminhão entrega seu máximo desempenho, com robustez e economia, em qualquer tipo de aplicação fora-de-estrada ou mista”, avalia Bruno Schonhorst, gerente de Marketing de Produto da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Na reta da chegada

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Integrante da Geração 8, linha de rodoviários lançada no segundo semestre do ano passado, o modelo Paradiso G8 1600 LD está em fase de homologação para introdução no mercado a partir do segundo trimestre. O modelo, que pode ser produzido com diferentes marcas de chassi na configuração 6×2, tem como objetivo entregar para o operador um elevado desempenho operacional em linhas de médias e longas distâncias, além do segmento de turismo de lazer e de compras. O modelo incorpora todas as tecnologias introduzidas nos demais modelos da Geração 8. A grade dianteira e o para-choque com maior volumetria, robustez e a utilização de matérias-primas na fabricação dos acabamentos externos aumentam a durabilidade dos componentes. Mais de 140 novos atributos se revertem em impactos positivos para motoristas, passageiros e operadores. O design inédito com coeficiente aerodinâmico de apenas 0,379 e os faróis opcionais em full-led. O Paradiso G8 1600 LD conta também com a Marcopolo Biosafe, plataforma concebida para tornar o transporte coletivo mais seguro contra contaminações de vírus e bactérias e que reúne soluções focadas em biossegurança. Itens opcionais como desinfecção do sanitário e ar-condicionado por meio de luz UV-C, acabamentos antimicrobianos, layout 1x1x1 (três fileiras de bancos individuais com corredores entre eles) e dispensers de álcool em gel seguem disponíveis. “Desenvolvemos todos os modelos da Geração 8 focados na excelência e eficiência máxima da operação para que nossos clientes alcancem resultados ainda melhores nos negócios”, destaca Ricardo Portolan, diretor de Operações de Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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