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De teto preto 

A Caoa Chery passa a vender o Tiggo 3X Turbo com a opção de capota em preto. A novidade está disponível na versão Pro e pode ser combinada com as cores branco perolizado ou sólido, tons metálicos prata, cinza e vermelho. A nova configuração já está disponível na rede de concessionárias por R$ 112.490 (branco sólido), R$ 113.790 (prata, cinza e vermelho) e R$ 113.990 (branco perolizado). O Tiggo 3X Turbo traz também um conjunto de “powertrain” composto por motor 1.0 Turbo Flex e câmbio CVT de 9 velocidades simuladas, com 102 cavalos de potência e 17,1 kgfm de torque. No ano passado, a montadora sino-brasileira terminou em décimo lugar entre carros de passeio e comerciais leves, com 39.747 unidades vendidas e 1,91% de participação de mercado. O Tiggo 3X encerrou o ano com 4.676 emplacamentos, em seis meses de vendas efetivas. 

Pequenas novidades

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O Fiat Mobi – nono colocado no mercado brasileiro em 2021, com 65.847 emplacamentos – chega ao ano/modelo 2022 com novidades inéditas e exclusivas em seu segmento. O subcompacto, um dos mais econômicos do Brasil, ficou mais eficiente, passando a vir com o ITPMS para monitoramento da pressão dos pneus. O dispositivo faz o acompanhamento contínuo. Se o sistema detectar a perda de pressão em um ou mais pneus, um alerta é emitido na cabine. Além de ser um aviso antecipado em caso de furos, serve como alerta quando os pneus estiverem com baixa pressão, contribuindo para uma melhor eficiência energética. O Mobi utiliza o motor Fire Evo adequado para atender às novas normas de emissões Proconve L-7 (PL7). Isso permitiu uma melhora no consumo de gasolina e etanol, tanto no ciclo urbano quanto no rodoviário. A redução de até 7,9% foi possível por conta de novos ajustes do gerenciamento eletrônico do motor, permitindo um consumo de até 15 km/l com gasolina na estrada. Os preços partem de R$ 60.990 na versão Like e de R$ 63.990 na versão Trekking.

Vale quanto pesa

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A Porsche está lançando a nova Platinum Edition dos modelos Cayenne. A edição especial do SUV é caracterizada pelos exclusivos elementos de design harmonizados com acabamento de cetim Platinum. Os modelos com essa marca contam com uma gama superior de itens de série. O Cayenne Platinum Edition já está disponível para pré-vendas no Brasil. O Cayenne E-Hybrid Platinum Edition tem preço de R$ 629 mil e o Cayenne E-Hybrid Coupé Platinum Edition sai aqui por R$ 659 mil. Ambos têm motor V6 3.0L turbo de 340 cavalos combinado a um elétrico de até 136 cavalos, com uma potência combinada de 462 cavalos. A exclusiva aparência do Cayenne Platinum Edition é caracterizada por vários detalhes específicos do modelo em um acabamento acetinado Platinum. As inserções da entrada de ar na grade dianteira, a inscrição “Porsche” integrada nas lanternas, a indicação do modelo na tampa traseira e as rodas de série RS Spyder Design de 21 polegadas são todas pintadas nessa cor. As saídas do escapamento e os vidros escurecidos realçam a elegância e o visual esportivo da série especial.

Encontro marcado 

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Não é nem um pouco fácil de se substituir um ícone do tamanho da velha Kombi. Um exemplo dessa dificuldade é o processo de desenvolvimento do projeto, que há vários anos vem apresentando altos e baixos – principalmente de como adaptar a saída das bolsas do airbag frontal, pois elas sairiam para cima e não em direção às pessoas. Essas situações parecem ter encontrado um fim. Um próprio integrante da Volkswagen revelou em sua conta de Twitter que 9 de março será o dia marcado para o mundo conhecer a versão final de produção da nova Kombi, identificada sob a designação Buzz ID. O veículo será totalmente elétrico e terá versões com diferentes comprimentos, e variantes utilitárias para transporte de carga ou de passageiros, como era no passado. Quanto às opções mecânicas, especula-se que poderia ser a mesma do SUV ID.4, com potências de 200 e 300 cavalos e tração simples ou integral para o caso dos mais potentes. Vale lembrar: as primeiras amostras da nova Kombi foram conhecidas em 2001, com um projeto conceitual que gerou muita repercussão em todo o mundo, tanto no público quanto na imprensa especializada. Mas depois foi engavetado. (Colaborou o site “Airbag”, do Uruguai)

Atrevido

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Após revelar o novo Yaris para o Brasil, nas versões hatchback e sedã – produzidas em Sorocaba (SP) –, a Toyota lançou o GRMN Yaris no Salão de Tóquio 2022. Com 500 unidades disponíveis, a venda da edição limitada deve ter início no segundo semestre deste ano no Japão. O GRMN (Gazoo Racing Meister of Nürburgring) Yaris é um modelo totalmente ajustado do GR Yaris, que passou por um refinamento rigoroso, com avaliação e testes de pilotos profissionais. Os clientes contarão com dois novos programas: um que entrega o tipo de evolução diária do veículo e outro para executar a customização sob medida para os amantes do automobilismo. Desde o seu lançamento, em setembro do ano passado, o GR Yaris foi usado em várias iniciativas do esporte a motor, como a Super Taikyu Series, tradicional competição da Endurance Japonesa, na qual o próprio presidente Akio Toyoda assumiu o volante e participou da competição, como novato, claro! O veículo também desfilou no Campeonato Japonês de Rali, sagrando-se campeão da temporada. O GRMN Yaris tem um motor 1.6 turbo de três cilindros e uma potência de 268 cavalos.

Lunático

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A coisa agora saiu do âmbito da Terra. A Michelin acaba de desenvolver um pneu capaz de resistir às condições extremas de um veículo destinado à exploração da superfície da Lua. Esse foi o desafio enfrentado pelas equipes de I+D da Michelin, em colaboração com a Northrop Grumman, para responder a uma solicitação da NASA como parte do seu programa Artemis, que deverá colocar uma mulher e um homem na superfície lunar em 2025, para estabelecer uma base para levá-los depois a Marte. Para desenvolver o pneu lunar – que não terá ar em seu interior – os engenheiros da Michelin recorreram à impressão em 3D e ao biomimismo, ciência que procura soluções imunológicas inspiradas nos exemplos da natureza. A primeira maquete do veículo lunar, equipado com o futuro pneu da Michelin, foi exibido ao público na CES de Las Vegas deste ano.

Para reduzir o impacto 

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Os amortecedores são peças fundamentais para qualquer veículo. Para orientar sobre o uso correto dos amortecedores, a equipe da Allianz Assistance, marca especialista em assistência vinte e quatro horas da Allianz Partners, mostra cinco dicas para manter essa parte em bom funcionamento:
1) Qual é o modelo correto? – O mais indicado é consultar sempre o manual do proprietário, a montadora ou o mecânico de confiança.
2) Durabilidade – O amortecedor de um veículo trabalha em sinergia com vários outros itens do sistema de suspensão. Sempre que for ser substituído é importante que os demais itens do seu agregado sejam verificados e substituídos caso necessário.
3) Identificando problemas – Os sinais mais frequentes de desgaste da peça são barulho ao passar por ruas irregulares ou buracos, o carro pode parecer mais “mole” que o normal e marcas visuais de vazamento de óleo.
4) A troca – Pode variar de acordo com cada veículo, considerando alguns pontos, como forma de uso e tipo de pavimento. O ideal é que a troca seja feita sempre de forma preventiva ou a cada 10 mil quilômetros.
5) Como aumentar a vida útil do amortecedor? – Basta não transitar com velocidades mais altas em pavimentos irregulares, evitar sobrecarga de peso e passar devagar em quebra-molas e valetas. 

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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