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O Verona Motor Bike Expo, realizado de 13 a 16 de janeiro na cidade do norte da Itália imortalizada pelo inglês William Shakespeare na obra “Romeu e Julieta”, foi o palco perfeito para exibir aos europeus dois projetos exclusivos de customização com base na icônica BMW R 18. Ambos são o resultado da colaboração da BMW Motorrad Itália e sua rede de revendedores com alguns dos players históricos do universo da customização de motocicletas. O impressionante motor de dois cilindros contrapostos – com nada menos que de 1.802 cm3 de cilindrada – foi mantido nas duas versões A R 18 M, um projeto desenvolvido pela revista “LowRide” e criado pela customizadora American Dreams, as duas italianas. Já a R 18 Aurora foi criada pela empresa de personalização de motocicletas Garage 221, outra da Itália.

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M” é a letra que distinguia as versões esportivas dos modelos BMW de quatro rodas e, atualmente, também os veículos de duas rodas da marca alemã. A proposta do projeto BMW R 18 M é dar à cruiser R18 um visual mais aerodinâmico e esportivo, evitando exageros e principalmente sem esquecer a referência às linhas retrô da motocicleta original. O trabalho concentrou-se no chassi, na configuração da suspensão, na carroceria e nos acessórios, deixando a mecânica e a eletrônica inalteradas como os pontos fortes naturais da R 18. Leve e com uma posição de pilotagem diferenciada, a BMW R 18 M promete ser ainda mais divertida para ser conduzida. “Continuamos curiosos para experimentar seu potencial. Significativamente mais leve, a moto também deve ser fácil de se manusear devido a sua posição de pilotagem, que é mais compacta e carregada para a frente, sem exageros”, explica Giuseppe Roncen, diretor da “LowRide”.

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Já as modificações que levaram à R 18 Aurora se derivam da vasta experiência da Garage 221 no mundo BMW. Todos os elementos usados ​​vêm de outros modelos da BMW Motorrad. O selim foi todo emprestado de uma 1200 C de 2005, os suportes Batwing foram feitos utilizando as bases para piscas de uma R 100 de 1982 e uma parte do chassi traseiro veio de uma K 75 de 1991. Na cor da avermelhada carroceria, o código de uma RT 100 de 1983 foi tomado como referência, personalizando os grafismos em seus tons e intensidade. Os suportes dos para-lamas dianteiros e traseiros, os suportes do selim e os braços da base da placa de identificação são inteiramente feitos a mão. 

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Os escapamentos da R 18 Aurora foram desenvolvidos para terem um cuidado especial com o som, para torná-lo ainda mais encorpado e cativante. O seu design foi especificamente estudado para dar uma linha muito pessoal e musculada à parte central da moto. A grade do radiador de óleo da R 18 Aurora dá um toque natural e elegante, inspirada nas peças de “duplo rim” dos carros BMW dos anos 60. “Foi muito trabalho, mas o resultado é realmente impressionante. A pintura texturizada das tampas do cabeçote, as carcaças de injeção, o cárter central e nossa grade do radiador de óleo fazem tudo parecer homogêneo, criando um efeito único com o bloco de cilindros e a engrenagem cônica”, comemora Pier Francesco, chefe da Garage 221.

Por: Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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