Divulgação

A BMW apresentou na CES (Consumer Electronics Show), que ocorreu na primeira semana do ano na cidade norte-americana de Las Vegas, uma série de novidades. A principal foi o impressionante SUV 100% elétrico de sua esportiva divisão M – de Motorsport –, o iX M60. Com pico de potência de 619 cavalos (455 kW) e torque máximo instantâneo de 101,5 kgfm no modo “Sport” e 110,5 kgfm usando o “Launch Control”, o modelo acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e faz curvas como um esportivo, já que todo o seu acerto de suspensão também foi projetado pela BMW M. O modelo apresentado na capital norte-americana dos cassinos combina um conceito de veículo voltado à sustentabilidade com o design ousado e espaço interno de um SAV, sem esquecer das características de condução esperadas de um BMW de alta performance. Segundo modelo elétrico a passar pelas mãos da M, o BMW iX M60 entrega a potência de sua motorização elétrica até altas faixas de aceleração, de modo que o aumento na velocidade também é quase constante até a máxima – limitada eletronicamente a 250 km/h, como em todos os modelos atuais da marca da Bavária. A autonomia do iX M60 estabelecida no ciclo de testes WLTP (europeu) é de até 566 quilômetros. A estreia do iX M60 representa um marco na história da BMW M, que começou há 50 anos. Junto com o BMW i4 M50, ele é a grande aposta da BMW em direção ao segmento de carros elétricos de alto desempenho.

Divulgação

Os trunfos da divisão M estão por todas as partes no iX M6. A extrema potência e o controle da tração elétrica nas quatro rodas, junto com a tecnologia de suspensão pneumática especificamente ajustada com controle de altura automático, garantem a experiência de condução, agilidade e precisão características dos BMW M. O iX M60 é produzido junto com as outras variantes do modelo na fábrica do BMW Group em Dingolfing, na Alemanha. Em se tratando de um carro de altíssima tecnologia, o lugar da sua estreia não poderia ser melhor: virtualmente em meio a feira Consumer Electronics Show em Las Vegas, Estados Unidos. As vendas globais terão início em junho.

Divulgação

O conceito do BMW iX fornece uma base para um SAV (como a marca alemã chama seus 100% “verdes” com características de alto desempenho). A própria estrutura é testemunha do compromisso esportivo. Para reduzir o peso, materiais de ponta foram utilizados abundantemente. O conceito de alumínio e a estrutura de carbono no teto, nas seções lateral e na traseira são uma mistura de materiais que combinam maior rigidez com peso leve. O desempenho, a eficiência e autonomia do iX M60 também se beneficiam da sua aerodinâmica avançada, que fornece um coeficiente de penetração de apenas 0,26, um resultado impressionante para um SAV desse porte. Como não poderia deixar de ser, o equilíbrio dinâmico é uma preocupação comum nos carros da BMW. Para tal, a distribuição de peso foi uma preocupação desde o início do projeto. A bateria de alta tensão está localizada no assoalho ao centro da carroceria, baixando o centro de gravidade do veículo, o que garante agilidade e uma distribuição equilibrada da carga por eixo. É por isso que as características de desempenho do iX M60 não são apenas marcadas por uma aceleração espontânea, como também por uma precisão dinâmica em todos os momentos, mesmo em situações altamente exigentes. O modelo também pode ser conduzido nos limites físicos, dando ao motorista um “feedback” claro no típico estilo BMW.

Divulgação

As poderosas proporções, o design ousado e os detalhes precisos caracterizam o claro visual externo e dão ao iX M60 sua presença distinta. As pinças de freio são pintadas em azul e os logotipos e símbolos vem no tom Titanium Bronze, em combinação com as rodas aerodinâmicas de 22 polegadas. O interior dá ao mesmo tempo o conforto de viagem e o prazer do luxo. Bancos multifuncionais com encostos de cabeça integrados, o grande BMW Curved Display, o volante hexagonal e o forro do teto em cor antracite aumentam o prazer de dirigir. A eliminação do túnel central cria espaço adicional para as pernas e armazenamento de bagagens no interior.

Divulgação

O fato do iX M60 ser destinado a consumidores de altíssimos cacifes é enfatizado por seu nível de equipamentos de série, como o BMW Live Cockpit Professional e o BMW Natural Interaction – permite que as funções sejam operadas por fala e gestos –, com som Bowers & Wilkins Diamond Surround Sound, faróis BMW Laser Light e os bancos dianteiros ventilados. Presente em todos os modelos da marca bávara, a conectividade atingiu um outro patamar no BMW iX. O novo sistema operacional de oitava geração foi pensado na integração com o painel Curved Display e na comunicação por voz com o BMW Intelligent Personal Assistant. As atualizações remotas de software oferecem a possibilidade de se instalar pela nuvem as funções novas e aprimoradas do veículo. A navegação com o sistema BMW Maps com base em nuvem e o vídeo de realidade aumentada no display de controle garantem um planejamento de rota rápido e preciso, bem como uma boa navegação de tráfego. O BMW iX usa o padrão de celular 5G na integração da conta do celular pessoal no veículo, com a ajuda do Personal eSIM. 

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA