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Liderança previsível

1.157.369 motocicletas. Esse foi o volume de novos modelos emplacados no Brasil em 2021, entre nacionais e importados, representando uma evolução de 26,4% em relação às 915.473 unidades vendidas em 2020. A liderança do mercado, como sempre, continua com a Honda, responsável por 882.483 motos vendidas ou 76,2% dos emplacamentos. A marca japonesa é seguida de longe pela compatriota Yamaha, com 201.666 unidades e 17,4% das vendas nacionais de motocicletas. Também distante no terceiro lugar está a chinesa Shineray, com 13.767 emplacamentos e 1,2% do mercado, (sem este ‘esta’) seguida de perto pela alemã BMW, com 11.904 e 1,0% das vendas, com o quinto lugar ocupado pela japonesa Kawasaki, com 0,8% do mercado e 8.997 vendas. Todas as outras marcas, somadas, representam menos de 3% do mercado nacional. No ranking dos modelos, também nada de novo. A liderança continua com a Honda CG 160, com 315.151 emplacamentos, seguida das “colegas de fábrica” Biz (159.538) e NXR 160 (128.288), todas produzidas na unidade industrial da Honda na Zona Franca de Manaus, no Amazonas.

Meio século

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A Kawasaki lançou no Japão uma edição especial de 50 anos da linha Z, que serão comemorados em 2022. Os modelos Z650, Z650RS, Z900 e Z900RS ganham roupagens especiais inspiradas na clássica 900 super4, de 1972, também conhecida como Z1. De lá para cá, a linha Z gerou uma família de motos que segue em alta até os dias atuais. Para celebrar a data, a empresa acaba de lançar no Exterior edições especiais de Z650, Z650RS, Z900 e Z900RS com diferentes versões de pinturas predominantemente em cores avermelhadas – incluindo os clássicos tons “Firecracker” e “Fireball” – e logotipos de aniversário. A parte mecânica foi mantida. Não há confirmação sobre a venda das motocicletas da edição especial no Brasil.  

Inspirada nas pistas

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Na Índia, a Honda Hornet ganhou versão inspirada na MotoGP. O modelo foi completamente renovado no mercado indiano em setembro e incorporou o sufixo 2.0 ao nome. Com a boa demanda, a Honda resolveu aproveitar a plataforma renovada para fazer homenagem às proezas da equipe de corrida da marca. A série especial recebeu o nome de Repsol Edition e traz as cores da equipe da marca que compete na MotoGP. Imitando a Honda RC 213V da principal categoria do motociclismo mundial, a série especial traz a pintura mesclando as cores laranja, branca e vermelha nas carenagens e, na lateral do tanque, ostenta o nome da Repsol em grandes letras. As rodas da edição limitada são pintadas de laranja. No mercado indiano, a edição limitada custa 129 mil rúpias, equivalentes a R$ 10 mil. 

Para meter na cabeça 

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A tradicional linha de capacetes Allegro, da Bieffe, conta agora com mais duas versões: Brands e Outback. Os novos integrantes da família Premium ganharam novos acabamentos perolizado ou fosco, seguindo uma tendência mundial de design. Os modelos são compatíveis com o sistema de fonia Smart Trip, da Starplast. O preço sugerido ao consumidor gira em torno de R$ 409,90. Compartilhando o mesmo casco, ambos trazem viseira solar interna fumê, que melhora a visão do motociclista em dias de sol, além de ampliar a segurança. O capacete aberto – ou Jet – da Bieffe conta com sistema de troca fácil da viseira, sem auxílio de ferramentas. Como diferencial, a linha Brands traz na parte traseira do casco a marca “Bieffe” em destaque. São três opções de cores: branco perolizado e preto, grafite fosco e preto e vermelho com preto. Já na família Outback, o destaque fica para a pintura perolizada. Agora são quatro opções de cores: branco e cobre, branco e vermelho, branco e rosa e azul e chumbo. Além disso, a Bieffe oferece, como acessório, uma completa gama de viseiras metalizadas para personalizar o capacete de estilo Jet. (colaborou Aldo Tizzani, do “Minuto Motor”)

Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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