Para agradar ao eleitorado
O presidente Jair Bolsonaro sancionou no último dia de 2021, sem vetos, a Lei Complementar n° 188/2021 do senador Jorginho Mello (PL/SC) que estende aos caminhoneiros de todo o país os benefícios de atuarem como microempreendedores individuais (MEI). Da lei, surgiu a figura do MEI-caminhoneiro, aplicável a profissionais que tenham faturamento anual de até R$ 251.600 – o equivalente a 20.966 mensais. Para todas as outras categorias profissionais, ainda está em análise na Câmara dos Deputados o projeto que prevê a mudança do valor de faturamento anual dos R$ 81 mil que vigoraram em 2021 – não reajustados desde o governo Temer – para R$ 130 mil a partir de 2022. Além de passarem a contar com um CNPJ e poderem emitir notas fiscais, os MEI-caminhoneiros terão direito a todos os benefícios dos outros microempresários individuais, incluindo aposentadoria por idade, auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-reclusão e pensão por morte.
Ofensiva na vizinhança
A fabricante chinesa BYD entregou quatro ônibus elétricos para o primeiro circuito de transporte rodoviário 100% “verde” do Japão. A linha onde os ônibus elétricos circularão é rodeada pelas principais atrações turísticas, como o Museu Ferroviário e o Aquário de Kyoto. O ônibus J6 fabricado pela BYD pode transportar até 29 pessoas e atingir carga rápida em três horas para uma autonomia de até 150 quilômetros. Esses ônibus elétricos também podem servir como fonte de energia de emergência em qualquer imprevisto, caso seja necessário. “No Japão, os ônibus elétricos da BYD percorreram aproximadamente 2,4 milhões de quilômetros desde que o primeiro foi entregue aqui em Kyoto, em 2015. A eletrificação de automóveis e as iniciativas de energia renovável no futuro não são projetos que podem ser feitos por um indivíduo, uma empresa ou um país sozinho. Todos precisam trabalhar juntos”, comemorou Liu Xueliang, gerente-geral da Divisão de Vendas da BYD Asia Pacific.
Solução caseira
O segmento de motorhomes cresceu 20% no ano passado na Europa, com os novos hábitos de viagem gerados pela pandemia. No mercado europeu, a linha Transit, que é líder do segmento de vans há seis anos seguidos, oferece versões para motorhome. Essa linha acaba de ganhar dois novos modelos, a Nugget Active e a Nugget Trail, equipadas em parceria com uma empresa especializada do setor, a alemã Westfalia. A Nugget Active tem a aparência de um SUV de luxo, com grade personalizada e rodas de liga leve de 17 polegadas. Seus requintes incluem assoalho de madeira clara estilo deck de lancha, bancos parcialmente em couro, iluminação de leds com controle de tonalidade e toldo na varanda. Já a Nugget Trail tem visual esportivo, com grade dianteira inspirada nos modelos Raptor, rodas de liga leve de 16 polegadas e para-choques, molduras laterais e arcos de rodas pretos. Os bancos dianteiros, revestidos em couro preto, são do tipo “poltrona do capitão”. A mesa de refeições tem acabamento escuro, contrastando com os armários de cozinha e guarda-roupa brancos e o piso de madeira premium. Nas duas vans, o banco traseiro vira cama de casal. O teto do veículo conta com abertura automática para ventilação e iluminação natural. Outra novidade é uma tela “touchscreen” para controle da carga da bateria, do nível dos reservatórios de água limpa e servida, do aquecimento, da iluminação e do aquecedor de água da cozinha e do chuveiro externo. Ambas são equipadas com o motor 2.0 EcoBlue a diesel e várias tecnologias de assistência ao motorista, como controle de cruzeiro adaptativo e alerta de tráfego cruzado. A Nugget Trail tem transmissão manual de 6 velocidades e diferencial de deslizamento limitado para melhor tração em pisos de baixa aderência, como grama molhada, areia, cascalho ou gelo. A Nugget Active oferece transmissão automática como opcional. A Ford anunciou que triplicará o seu volume de produção de chassis Transit para motorhomes em 2022.
Primeira entrega
A Nikola Motor entregou nos últimos dias de 2021 o primeiro caminhão elétrico a bateria da marca. Quem recebeu a unidade foi a empresa norte-americana Total Transportation Services Inc, que atua no transporte portuário do sul da Califórnia. A Total declarou que pretende comprar cem caminhões elétricos da marca. A Nikola comemora particularmente o fato de ter lançado seu caminhão elétrico antes da Tesla. A empresa de Elon Musk já adiou algumas vezes o início da produção do Semi, seu caminhão elétrico, que será um rival direto do Nikola Tre. Enquanto o Tre elétrico começa a sair de suas linhas de montagem, a Nikola desenvolve uma versão movida a células de hidrogênio, com previsão de chegar ao mercado em 2023. A Iveco e a Nikola inauguraram em setembro do ano passado uma fábrica na cidade de Ulm, na Alemanha, para a produção do Tre. O caminhão da Nikola é projetado para rodar até 563 quilômetros com uma carga completa. A capacidade da bateria é de 753 kWh e o seu motor desenvolve potência de 645 cavalos.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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