Na linha 2022, aperfeiçoamentos serão incorporados a duas motocicletas e uma scooter da alta gama da Honda. Embora as informações técnicas completas, os preços e as cores disponíveis ainda sejam em “segredo” guardado para a época dos lançamentos específicos para cada modelo, que devem chegar à rede de concessionárias da marca japonesa no primeiro quadrimestre de 2022, algumas novidades já foram adiantadas. A CB 1000R, por exemplo, passará a ser oferecida em duas versões – a normal e a Black Edition. Já a NC 750X, que segundo a Honda será profundamente modernizada, terá versões com câmbio DCT e convencional. Na scooter X-ADV, além de uma redução de três quilos e uma discreta atualização estética, a novidade será um aumento na potência.
Há uma década, a sigla “CB 1000R” designa a naked “top” da Honda. Em 2019, a CB 1000R Neo Sport Café subiu a régua do segmento ao conciliar o design minimalista a uma performance extrema. A versão 2022 está ainda mais agressiva e moderna, e neste contexto ocupa posição de destaque o novo painel de TFT colorido de 5 polegadas e a conectividade proporcionada pelo HSVCS – Honda Smartphone Voice Control System –, que permite integrar as facilidades dos smartphones ao dia a dia do uso da motocicleta. Detalhes estéticos inéditos põem em evidência a nova geração da CB 1000R, como por exemplo o grupo óptico dianteiro, as rodas, molduras do radiador redesenhadas e o novo subquadro. Outra novidade para 2022 é a versão Black Edition, que explora a agressividade do preto aplicado a todas as superfícies em uma versão customizada de fábrica. Um equipamento exclusivo da versão Black Edition é a capa do assento do passageiro, que transforma a CB 1000R em uma exclusiva monoposto. No âmbito técnico, o poderoso motor de quatro cilindros em linha de 141,4 cavalos e 10,2 kgfm teve o sistema de injeção PGM-FI reprogramado para proporcionar melhor resposta ao acelerador. Um ineditismo técnico exclusivo da versão Black Edition é o quickshifter, sistema que dispensa o uso da embreagem e proporciona trocas de marcha mais rápidas, aumentando o poder de aceleração e desempenho do modelo.
Na versão 2022, a NC 750X receberá a mais profunda atualização de sua história. O novo design trouxe modernidade por meio de carenagens redesenhadas e um novo para-brisa, mais protetivo. Uma característica singular e muito apreciada da NC 750X é o porta-capacete, que ocupa o espaço onde usualmente as motocicletas têm o tanque de combustível, e que na versão 2022 teve sua capacidade aumentada de 22 para 23 litros. O novo painel LCD permite a gestão dos três modos de pilotagem, que em conjunto com o HSTC – Honda Selectable Torque Control –, determina pleno controle do motor bicilíndrico de 745 cc, que se expressará em um “upgrade” em potência e torque. O ineditismo estético e técnico da Honda NC 750X versão 2022 será complementado pela oferta do modelo com câmbio DCT. Na Europa, já representa 52% das vendas do modelo, com a manutenção da versão com câmbio convencional. A decisão de oferecer dois tipos de transmissão para a NC 750X alinha a crossover com a mais recente geração da maxitrail Honda Africa Twin. Outro ponto em comum entre esses modelos é a oferta de uma linha completa de acessórios dedicados para a NC 750X. como já ocorre com a Africa Twin.
A maior e mais tecnológica scooter da Honda, a X-ADV vem com painel de TFT colorido de 5 polegadas, motor mais potente com quatro modos de pilotagem, relações de câmbio revistas (as três primeiras marchas mais curtas, as três últimas, mais longas) e o HSVCS. O chassi, redesenhado, permitiu o aperfeiçoamento da carroceria sem prejuízo ao característico design, no qual se destaca o novo para-brisa mais protetivo, regulável em cinco posições. A nova X-ADV está três quilos mais leve e o espaço sob o assento passou de 21 a 22 litros de capacidade. O motor da scooter deve ser mantido – é um monocilíndrico de quatro tempos de 149,3 cc a gasolina com arrefecimento líquido, que entrega 13,2 cavalos a 8.500 rpm e 1,38 kgfm a 6.500 rpm.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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