Divulgação

Com uma trajetória já bem pavimentada no Brasil nos últimos anos, a Ram apresenta sua linha 2022. O marketing da fabricante norte-americana, atualmente com 53 concessionárias em território nacional, afirma que seus produtos são as maiores, mais capazes e mais luxuosas picapes no país. A linha 2022 traz evoluções em tecnologia e algumas mudanças visuais, além da ampliação do leque de possibilidades para o comprador da Ram 2500. No seu balanço oficial, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) coloca a Ram 2500 na nona colocação no ranking de picapes médias e grandes, com 2.189 unidades vendidas este ano até novembro, e a 1500 na décima, com 524 emplacamentos. Ambas estão bem atrás da Fiat Toro (65.754), da Toyota Hilux (40.485), da Chevrolet S10 (32.827), da Ford Ranger (18.210), da Mitsubishi L20 Triton (11.597), da Renault Oroch (10.743), da Nissan Frontier (10.414) e da Volkswagen Amarok (6.486). No entanto, como todas as outras picapes do segmento de “médias e grandes” comercializadas no mercado nacional na realidade são médias, as Ram 2500 e 1500 não têm concorrentes no Brasil. Sua rival seria a Ford F-150, o modelo mais vendido nos Estados Unidos há muito tempo – mas que não é oferecido no Brasil.

Divulgação

Carro-chefe da Ram, a 2500 Laramie entra na linha 2022 com retoques no design, graças às novas rodas e grade dianteira, esta com mais elementos cromados. A tampa da caçamba (1.280 litros) ganhou iluminação em leds sobre a maçaneta para facilitar o engate de reboque à noite. A picape pode rebocar 7.861 quilos e recebeu “upgades” na central Uconnect, com tela de 12 polegadas, segundo a marca norte-americana, a maior da categoria. Agora, as conexões via Android Auto e Apple CarPlay podem ser feitas sem cabo, com o sistema ficando mais rápido e com a possibilidade de parear dois telefones ao mesmo tempo. Ainda no interior, o filtro de ar da cabine passa a ser do tipo N95, com 95% a mais de eficiência em comparação ao comuns. A Ram 2500 conta com o retorno da série Night Edition, que apresentou um bom rendimento no balcão de vendas no ano passado. As rodas e a grade são as mesmas do modelo 2021, mas todos os acabamentos cromados ficaram em preto ou na cor da carroceria. O revestimento interno é sempre em preto, incluindo colunas e teto, contrastando com o padrão marrom com bege, o favorito da clientela da 2500 Laramie “tradicional”.

Divulgação

As Ram 2500 são equipadas com motor 6.7 turbodiesel com intercooler, seis cilindros em linha, com 365 cavalos a 2.600 rotações por minuto e 110,7 kgfm de torque a 1.800 rpm, associado ao câmbio automático de 6 marchas e à tração 4×4 com reduzida. A grande picape tem 6,06 metros de comprimento, 2,21 metros de largura, 2,03 metros de altura, 3,78 metros de distância de entre-eixos, 33,4 centímetros de altura em relação ao chão, 22,9 graus de ângulo de ataque (o da frente), 25,8 graus de ângulo de saída (o de trás) e 138 litros no tanque de combustível.

Divulgação

Reforçado pelas “cab lights” – conjunto de cinco luzes logo acima do para-brisa –, o visual diferente da Ram 2500 Laramie Night Edition acompanha um pacote tecnológico. Para reforçar a segurança, há controle de cruzeiro adaptativo com parada, alerta de colisão frontal com frenagem e sensor de permanência em faixa com correção ativa. O conforto e bem-estar foram ampliados com áudio premium Harman Kardon de 16 alto-falantes, subwoofer de 10polegadas e 750W de potência, carregador de celular por indução (RamCharger), aquecimento dos assentos traseiros, retrovisor interno digital, cuja lente pode mostrar a imagem de uma câmera de alta definição ao lado da terceira luz de freio, e estribos elétricos, que ficam escondidos e só aparecem ao se abrir uma das portas, ajudando na aerodinâmica.

Divulgação

Já a Ram 1500 Rebel traz motor 5.7 V8 aspirado a gasolina com 400 cavalos de potência a 5.600 giros e torque de 56,7 kgfm a 3.950 rpm, acoplado à transmissão automática de 8 marchas e à tração 4×4 com reduzida. A picape tem 5,9 metros de comprimento, 2,08 metros de largura, 2,01 metros de altura, 3,67 metros de entre-eixos, 24,9 centímetros de altura em relação ao solo, 25,1 graus de ângulo de ataque, 22,6 graus de ângulo de saída e 98 litros no tanque de combustível. A caçamba pode carregar até 1.200 litros. Para a linha 2022, a 1500 recebeu algumas das evoluções aplicadas na 2500, como sistema multimídia mais rápido, com conexões wireless para Android Auto e Apple CarPlay e pareamento duplo simultâneo, filtro de ar de cabine N95 e maçaneta da tampa traseira com iluminação em leds. A picape tem todos os acabamentos externos em preto, incluindo rodas, logotipo da marca na grade e anteparo central no para-choque dianteiro. Até então, esses detalhes eram exclusivos do pacote opcional Level II, que continua à disposição. Outra novidade no visual é a pintura metálica Granito Crystal.

Divulgação

A Ram 1500 Rebel 2022 tem preço sugerido de R$ 449.990, mesmo valor inicial da 2500 Laramie. Já na versão 2500 Night Edition, o preço parte de R$ 474.990.

Divulgação

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA