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Chile sai na frente

Pela primeira vez, um ônibus Volvo totalmente elétrico rodará na América do Sul. O veículo, modelo 7900 Electric, fará rotas na RED Metropolitana de Mobilidade, sistema de transporte público de Santiago. A operação na capital chilena está prevista para se iniciar em janeiro, com duração de quatro meses. Nos testes em Santiago, a Volvo monitorará dados como autonomia do ônibus (Kw/km), desempenho, direção, conforto para o passageiro, níveis de ruído, conectividade e performance em zonas com controle remoto de velocidade. Em seguida, o modelo será testado em Bogotá, Colômbia. O objetivo é validar a consagrada tecnologia de ônibus elétricos da marca também nas severas demandas do transporte público da América Latina. “A Volvo foi pioneira em ônibus híbridos no continente, com veículos em operação regular desde 2012, no Brasil e na Colômbia. E agora estamos dando mais um passo em nossa jornada de eletromobilidade, trazendo da Europa um ônibus 100% elétrico para testes aqui”, comemora Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America. O Volvo 7900 Electric é um modelo oferecido pela marca na Europa, movido exclusivamente por um motor elétrico de 200 kW e com torque máximo nas rodas de tração de 1.937 kgfm, não emite nenhum poluente e nem faz ruído durante a operação, contribuindo para a descarbonização dos transportes e o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis. As baterias são de íons de lítio com capacidade para até 330 kWh, garantindo a autonomia ao longo da jornada diária. O veículo é recarregado à noite. A unidade a ser testada em Santiago tem piso rebaixado, o que permite fácil acesso aos passageiros, com conforto e segurança nos embarques e desembarques. O veículo tem 12 metros de comprimento e transporta até 95 pessoas.

Quando a carga é um perigo

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O deslocamento e armazenamento de substâncias explosivas, inflamáveis e tóxicas exige uma série de regulamentações devido ao risco elevado. Com isso, setores da indústria, dos transportes e de operações logísticas investem em medidas de segurança essenciais para preservar a integridade física das pessoas e do ambiente. No Brasil, esse assunto já é discutido há alguns anos, e de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagens (DER), o país foi o primeiro da América Latina a desenvolver uma legislação – que continua em vigor – referente ao transporte e armazenamento de cargas perigosas. A NR 16 é um conjunto de medidas para identificar situações de periculosidade dentro das indústrias, especialmente naquelas com algum tipo de risco. Na prática, a norma exige um laudo técnico atualizado anualmente para garantir a integridade física dos empregados. O documento deve conter informações como áreas de risco, identificação da atividade feita, embasamento em normas técnicas e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). 

Encomendas via ônibus

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A BlackFriday já passou, mas muita gente ainda não recebeu o que comprou. A extensão do período de promoções – para antes e depois da data – e a proximidade do Natal e do Ano-Novo mantém em alta o volume de pedidos. Dados de sites especializados em reputação de empresas, como o “Reclame Aqui”, registraram 173 mil reclamações de “compra não recebida” ou “entrega atrasada” de 27 de novembro a 31 de dezembro do ano passado. Diante desse cenário, as entregas por meio de ônibus surgem como uma solução alternativa para fazer com que as encomendas cheguem até os destinatários. Pela Buslog, especialista no transporte de encomendas do Grupo JCA, é possível, por exemplo, que as entregas sejam feitas até o dia seguinte devido a sua atuação em mais de 200 cidades, nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, utilizando um espaço dedicado nos bagageiros dos ônibus das empresas do Grupo JCA, como Viação 1001, Catarinense e Cometa, e com estrutura adaptada para transportar produtos comuns e frágeis. “Fazemos cerca de 50 mil viagens mensais, utilizando uma frota de mais de 2 mil ônibus. Isso nos dá uma capacidade de transportar 60 mil toneladas por mês em encomendas. O diferencial é que em vários trechos é possível de se entregar as encomendas no dia seguinte ao da postagem”, explica Maria Silvia, gerente Comercial da Buslog, na qual todas as entregas são rastreadas e contam com seguro em caso de avarias, furtos, roubos e violações.

Hospedagem sobre rodas

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Os últimos dois anos foram fundamentais para a popularização do motorhome no país. Que o diga a Estrella Mobil Motorhomes, uma das maiores fabricantes brasileiras do segmento, que viu suas vendas aumentarem 80% no período. E mesmo com a reabertura de hotéis e pousadas, com a flexibilização dos protocolos sanitários, a tendência é ter cada vez mais viajantes a bordo de motorhomes. Uma das opções da Estrella Mobil para as férias é o recém-lançado modelo Vega. Com comprimento total de 7,5 metros, consegue acomodar até seis pessoas, e sua parte externa lembra a dos trailers norte-americanos. Como internamente o trailer é modulável, o cliente pode escolher a sala, o quarto e a cozinha que mais lhe agradem. “Além do Vega, temos outros modelos para os viajantes que buscam autonomia durante o passeio, sem deixar de pensar no conforto. As opções vão desde motorhomes montados em caminhões 4×4, 6×6 e 8×8, até o modelo Sirius, que pode ser montado no chassi de Sprinter ou Iveco, com alta performance. É ideal para aqueles que optam por viajar para locais remotos e não encontram um posto de gasolina ou outro ponto de apoio com facilidade”, explica Julio Lemos, um dos proprietários da Estrella Mobil.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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