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Eletrificando

A Volvo é a primeira montadora europeia de ônibus a assinar compromisso com a aliança Zebra. A “Zero Emission Bus Rapid-Deployment Accelerator – Zebra” (aceleração para uso de ônibus zero emissões) é uma iniciativa para agilizar a implantação de ônibus cada vez mais limpos nas principais cidades latino-americanas. O ingresso na parceria é parte do compromisso da Volvo Buses em estabelecer uma rede colaboração dentro da indústria para impulsionar a transição para um transporte público com zero emissões. A Volvo Buses estabeleceu ainda parceria com seus co-fundadores: o Conselho Internacional para Transportes Limpos (International Council on Clean Transportation – ICCT) e o C40 – Grupo de Cidades de Liderança em Mudanças Climáticas, além de vários outros parceiros da indústria. O acordo exigirá que a Volvo Buses implemente uma série de atividades, incluindo fornecer ônibus elétricos para a Cidade do México e Santiago nos próximos 18 meses e promover demonstração de ônibus com zero emissões em cidades selecionadas pela aliança. “Parcerias são vitais para o sucesso da transição para o transporte público de zero emissões. Como membro da aliança Zebra, agora podemos compartilhar nossa competência e longa experiência em soluções de eletromobilidade na Europa para apoiar a transição para ‘cidades zero’ (emissões, ruído e acidentes) também na América Latina”, explica Dan Pettersson, vice-presidente da Volvo Bus Corporation. “Em pouco tempo, percebemos um aumento significativo na demanda por soluções elétricas em transporte público no continente. A parceria com a aliança Zebra, somada ao recente lançamento do nosso chassi elétrico Volvo BZL, garantirá que conseguiremos atender à demanda e assegurar uma transição mais rápida e segura para ônibus zero emissões em nossas maiores cidades”, complementa Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.

Para além do Atlântico

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  A encarroçadora gaúcha Marcopolo embarcou o primeiro lote de 109 ônibus urbanos de um total de 472 unidades adquiridas pela Scania West Africa e que serão fornecidas para o operador SOTRA (Société des Transports Abidjanais) para utilização no sistema de transporte de Abidjan, na Costa do Marfim. Os veículos, dos modelos Viale BRS, Viale BRS Articulado e Volare serão entregues em lotes mensais até julho de 2022. “Este negócio demonstra todo o empenho da Marcopolo em desenvolver novos negócios e mercados e reforça a nossa expressiva e crescente presença no continente africano”, comemora Ângelo Luís Corsetti Oselame, coordenador Comercial Mercado Externo para a região do Oriente Médio e África da Marcopolo. De acordo com o executivo, apenas nos últimos seis anos, a empresa já exportou cerca de 5 mil ônibus para mais de 20 países da África. Do total de 472 unidades, serão 402 veículos do modelo Viale BRS, com chassi Scania K250 UB, de 13 metros de comprimento e capacidade para 29 passageiros sentados, e 50 do modelo Viale BRS Articulado, com chassi Scania K320UA Euro 6 GNV, de 18 metros de comprimento, três portas, 48 assentos com tomadas USB e itinerários eletrônicos, além de 20 micro-ônibus Volare Fly 10 Urbano, com chassi Volkswagen 10.150, nove metros de comprimento, 29 assentos e sistema de ar-condicionado. 

Pensando grande

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A Transportes Santa Maria, operadora da Grande São Paulo, estreou os novos ônibus Marcopolo Paradiso da Geração 8, recentemente adquiridos. Dois dos novos veículos da encarroçadora gaúcha, do modelo 1800 DD, farão simultaneamente viagens na linha interestadual entre São Paulo e Belo Horizonte. Os Paradiso 1800 Double Decker G8 têm configuração interna exclusiva, com 54 poltronas, sendo 46 semileito no piso superior, e oito poltronas leito-cama no piso inferior. Também têm acabamentos internos em tecido e materiais antimicrobianos e equipamentos eletrônicos, como sistemas de ar-condicionado, áudio e vídeo com DVD e monitores. Os novos veículos contam com design inovador, coeficiente aerodinâmico de apenas 0,379 e faróis full-led, ampliando a dirigibilidade noturna para o motorista e proporcionando mais segurança para os ocupantes. Apresentada no mês de julho, a Geração 8 foi desenvolvida com mais de 140 novos atributos que se revertem em vantagens e benefícios para motoristas, passageiros e operadores. A concepção da nova geração resultou em mais de 60 patentes que geram ganhos em conforto, confiabilidade e custo operacional.

Crescimento implementado

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A Venda de implementos rodoviários no Brasil cresceu 35,7% em 2021.  Os números foram divulgados pela Anfir, a associação representa mais de 140 empresas do setor de produção de implementos rodoviários. De janeiro a novembro, foram entregues 147.740 unidades, 38.881 a mais que as 108.899 emplacadas nos 11 primeiros meses de 2020. Fabricantes do setor estimam que a venda de implementos rodoviários encerre 2021 com 156 mil unidades entregues. Dois segmentos são os principais responsáveis pelo aumento das vendas: o agronegócio e a construção civil. No embalo da demanda, os segmentos de reboques e semirreboques responde por 55,6% da venda de implementos rodoviários no Brasil em 2021. Os implementos para o transporte de toras de madeira também apresentaram bom desempenho. Foram 2.143 unidades, com alta de 130%. As entregas de baús de carga geral aumentaram 60,2%, com 9.676 vendas. Os 22.545 emplacamentos de carretas basculantes evoluíram 48% e os de carrocerias sobre chassi tiveram alta de 34,2%. Ainda foram emplacadas 6.740 betoneiras, em alta de 90,2%.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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