A Volkswagen Caminhões e Ônibus fechará o ano de 2021 com cinco mil trabalhadores atuando em sua fábrica na cidade fluminense de Resende, juntamente com seus parceiros no Consórcio Modular. Desse total, mil profissionais foram contratados desde o início da pandemia, o que representa um crescimento de mais de 25% nos quadros. Ao longo do ano que se encerra, 550 novas vagas foram preenchidas. A fábrica volta a operar com um segundo turno completo de produção para fazer frente à demanda dos clientes em 2022 e para garantir a sustentabilidade do ganho de participação de mercado que a empresa tem registrado nos últimos meses, quando chegou a responder a cerca de 30% dos emplacamentos de caminhões novos e aproximadamente 27% em ônibus no Brasil. “Demos início à nossa operação em Resende há 25 anos com apenas cem empregados. Atualmente, superamos os 5 mil profissionais, que vão muito além da produção dos caminhões e ônibus Volkswagen em circulação em mais de 30 países. Construímos aqui nosso centro mundial de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, que é referência mundial. Abrigamos em nosso fábrica o maior polo de eletromobilidade da América Latina e continuamos expandindo nossos negócios”, comemora Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Com as recentes contratações, a Volkswagen Caminhões e Ônibus também se prepara para atender à próxima norma de emissões a entrar em vigor no Brasil, o Proconve P-8. O primeiro veículo a inaugurar o portfólio da marca nessa legislação será o Delivery Express+, que se enquadra na categoria de comerciais leves para a qual a regra vale a partir de janeiro. O veículo ganhou mais potência e uma calibração exclusiva em seu motor. Entre outras evoluções e melhorias técnicas podem resultar em uma economia de até 5% em combustível, desenvolvidas pela Engenharia da Volkswagen para produção do motor pela FPT. “É nossa missão na Volkswagen Caminhões e Ônibus entregar sempre produtos cada vez mais eficientes, do ponto de vista ambiental e também financeiro. Nossos últimos lançamentos corroboram essa estratégia e agora damos mais um passo nessa direção. Seja nos modelos a diesel ou elétricos, em qualquer norma de emissão, teremos sempre a opção mais eficiente e com o melhor custo total de operação”, ressalta Cortes.
A montadora anuncia que investirá R$ 2 bilhões até 2025, e parte desses recursos já movimentam sua operação no Exterior. O e-Delivery, primeiro caminhão 100% elétrico desenvolvido e produzido em série na América Latina, que teve seu lançamento mundial em julho deste ano, começa a sua fase de testes em outros países do continente. Todos os mercados da região estão contemplados nessa estratégia. A partir do primeiro trimestre de 2022, a montadora inicia um programa em parceria com importadores para preparar sua chegada comercial aos mercados vizinhos. As unidades serão exportadas da fábrica de Resende, no Rio de Janeiro. No Brasil, em menos de um mês de vendas, todo o lote inicial se esgotou: as primeiras 200 unidades ofertadas foram adquiridas por clientes e rede de concessionárias de todo o país nesse prazo recorde para a tecnologia.
Já com a linha de veículos movidos a diesel, está na mira da Volkswagen Caminhões e Ônibus não apenas a ampliação de seu portfólio em mercados já ocupados pela marca, mas também novas perspectivas de negócios. Pela primeira vez em sua história, a empresa venderá seus veículos na Ásia, tendo as Filipinas como sua porta de entrada, por meio da parceria com um importador local, a MACC, que será responsável também pela montagem de ônibus Volkswagen no país. Os caminhões seguirão exportados a partir da fábrica do Brasil. Ao todo, serão dez modelos ofertados ao mercado filipino, das famílias Delivery e Constellation para caminhões e Volksbus para ônibus, com configurações customizadas à aplicação local pela Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus. As primeiras 40 unidades já estão vendidas, e os modelos contarão com oito pontos de atendimento no país.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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