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Novidades para o ano novo

Em 2022, chegarão às concessionárias brasileiras da Polaris dois novos lançamentos que passam a integrar a principal categoria de UTVs – a sigla vem da expressão em inglês “Utility Task Vehicle”, algo como “veículo utilitário multitarefas” – da fabricante de quadriciclos e veículos utilitários recreativos norte-americana fundada em 1954. Os modelos RZR PRO R e RZR Turbo R são uma evolução do RZR PRO XP – que disputou o Rally dos Sertões 2021. Com lançamento oficial previsto para 2022, o modelo RZR PRO R chega no mês de abril com valores a partir de R$ 299.990. Disponível nas versões Sport e Ultimate, o novo RZR PRO R vem equipado com o poderoso motor quadricilíndrico ProStar Fury 2.0 L, de 16 válvulas, 1.997 cm³ e 228 cavalos. A transmissão ganhou melhorias no sistema CVT e na correia que possibilitam uma melhor condução tanto em baixa quanto na velocidade final. Já o acelerador disponibiliza três modos de controle: “Sport”, indicado para utilização normal, “Rock”, próprio para uma pilotagem mais técnica em velocidade lenta, pois retarda as respostas do motor em relação ao pedal de acelerador, e “Race”, como o próprio nome diz, apropriado para quem deseja uma condução mais agressiva com resposta mais rápida do propulsor. Já o RZR Turbo R estará disponível a partir de junho, com valores partindo de R$ 189.990. Disponível nas versões Sport, Premium, Ultimate e Ultimate 4, o lançamento – que substitui o RZR Turbo S – vem equipado com motor ProStar 925cc Turbo, que atinge 184 cavalos de potência. Segundo a fabricante, as atualizações no sistema de transmissão e CVT tornaram o mecanismo duas vezes mais resistentes que em seu antecessor. Dentre outras melhorias recebidas estão um novo radiador e ventoinha PWM, engrenagens mais fortes e largas e modernizações nos rolamentos, eixo cardan e semi-eixos.

Para chafurdar – ou não

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Com visual agressivo, potência adicional e estilo que alia o melhor do enduro e do asfalto, a nova 890R promete conquistar seu espaço entre os amantes da pilotagem de aventura, chegando às concessionárias KTM este mês. Segundo a marca austríaca, a nova 890R alia o visual icônico de uma moto de enduro, inspirada nas conquistas da fabricante no Rali Dakar, com o conforto e a alta performance de uma bigtrail. O lançamento recebeu atualizações no seu motor bicilíndrico de quatro válvulas e refrigeração líquida. Com o acréscimo de 90 cm³, a moto alcança agora a potência de 106 cavalos a 8 mil rpm e torque de 10,2 kgfm a 6.500 rpm. Além de mais potente, o lançamento oferece uma pilotagem ainda mais ágil devido ao aumento de 20% nas massas rotativas e graças às novas configurações do sistema ABS, do controle de tração e da nova e mais resistente transmissão de 6 marchas – com “quickshift” opcional. A parte eletrônica oferece todas as principais ferramentas desenvolvidas pela KTM, que incluem funções como My Ride, Off-Road Ride Mode, Off-Road ABS, Cornering ABS, Street Mode, Rain Mode e Controle de Tração. Projetada para ser uma moto travel-enduro de porte médio, a nova KTM 890R pesa 196 quilos – ficou mais leve e resistente pelas atualizações do chassi, que recebeu quadro e subquadro construído em aço carbono cromo-molibdênio, revestido com tinta em pó. Já as suspensões foram atualizadas com componentes WP e novo amortecedor traseiro. A fabricante austríaca também disponibilizou no Brasil a versão mais voltada à estrada. A KTM 890 tem poucas mudanças em relação à 890R. Além dos grafismos, banco bipartido, sem para-lama dianteiro alto e de uma bolha para-brisa bem maior, a principal diferença está nas suspensões que deixam a moto quatro centímetros mais baixa em comparação à versão 890R, o que favorece o uso urbano e para pessoas de estatura mediana.

Infância atemporal

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Com 212 cavalos na “vida real”, a BMW M 1000 RR recebeu uma versão em miniatura feita pela Lego Technic. O modelo foi recriado na escala 1:5 e conta com 1.920 peças. São 45,5 centímetros de comprimento e detalhes bem trabalhados. Há câmbio funcional de 3 marchas, garfo dianteiro invertido, suspensão traseira monobraço, corrente de transmissão pintada em dourado e até mesmo um painel com três opções. São dois tipos de apoio: do tipo paddock e de exibição, bom para combinar com o espírito das pistas da moto original. A chance de os apaixonados pela BMW Motorrad montarem sua própria versão da M 1000 RR em miniatura estará à venda no site da Lego Technic do Exterior a partir de janeiro, com preço sugerido de US$ 229.99 (algo perto de R$ 1.300).

Viajar é preciso

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A Triumph Tiger 900 está ganhando no Brasil uma nova versão, chamada de Touring, que traz como diferencial a nacionalização das duas malas laterais e do Top Box traseiro. Com isso, a partir de dezembro, todas as Tiger 900 (GT Low, Rally, GT Pro e Rally Pro) sairão de fábrica equipadas com os suportes necessários para a instalação desses acessórios. Além disso, como item opcional, o consumidor poderá adquirir nas concessionárias Triumph o conjunto de malas laterais e Top Box traseiro fornecidos pela Givi, marca italiana com fábrica no Brasil, especializada na produção desses produtos e outros acessórios para motocicletas. Com a nacionalização das malas e do Top Box, o custo final poderá cair. Em dezembro, mês de lançamento da Tiger 900 Touring, o cliente poderá comprar as duas malas laterais e o Top Box traseiro pelo preço de R$ 7.999. Com isso, o modelo Tiger 900 Rally Pro erá comercializado pelo preço de R$ 83.980 – o que representa uma redução de R$ 10.310 sobre o valor praticado até agora. O preço é temporário, somente para dezembro. A partir de janeiro, a mesma motocicleta custará R$ 85.480. As malas opcionais da Tiger 900 oferecidas pela marca Givi são construídas em alumínio, no lugar de plástico, tornando o produto mais resistente para as viagens de longa distância. Na Tiger 900, o novo motor de 900 cc oferece um pico de torque 10% maior do que os modelos Tiger 800 anteriores – agora são 8,8 kgfm (a 7.250 rpm), com redução de torque aprimorada e em todas as rotações. A potência também aumenta em todas as faixas de rotações, com 9% a mais na intermediária e um pico de 95 cavalos (a 8.750 rpm).

Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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