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Presente na vida dos brasileiros desde 1980 e líder do segmento de B-Vans com mais de 90% de participação de mercado, o Fiat Fiorino acaba de ter sua linha 2022 apresentada no Brasil. Bem cotado entre pequenos empresários e frotistas, o utilitário tem novo design externo e interior totalmente renovado, além de incorporar novos conteúdos e porta-objetos na cabine. Mais seguro com a incorporação do controle de estabilidade e tração, do assistente de partida em rampa e do sinal de freio de emergência, o novo Fiorino, segundo a Fiat, também melhorou o consumo de combustível em até 11,8% no motor 1.4 Evo Flex. O Fiorino 2022 chega às lojas somente na versão Endurance 1.4 Evo Flex, com preço de R$ 99.990. 

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            Na dianteira, os novos faróis do Fiorino, mais afilados e com máscara negra, são contornados pelos para-choques, para-lamas e capô redesenhados. A grade frontal traz o Logo Script Fiat e é complementada pela Fiat Flag no canto inferior direito, reforçando o espírito italiano de um modelo totalmente projetado e fabricado no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais. A lateral conta com um painel de porta, que protege a carroceria de pequenas batidas no dia a dia.

            O interior funcional ganhou painel reformulado com saídas de ar-condicionado retangulares. O novo cluster inclui computador de bordo com seis funções, conta-giros e hodômetro parcial digital. O habitáculo recebeu tons escurecidos e mais quatro porta-objetos, totalizando 13 compartimentos, que somam 18,3 litros – 10% mais de volume que o modelo anterior. Entre eles está o exclusivo espaço para máquina de cartão na porta, além da área acima do porta-luvas iluminado e os novos painéis de portas, com objetivo de facilitar o uso profissional, que sempre foi o foco do veículo.

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            O Fiorino 2022 vem de fábrica com direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, vidros e travas elétricas, chave com telecomando, pré-disposição para som, protetor de cárter, alarme e faróis de neblina, essenciais em situação de baixa visibilidade. E o modelo incorpora ainda controle de tração e estabilidade (ESC) de série. O equipamento usa vários sensores que, ao detectar uma situação de risco para o veículo, atuam no freio e no acelerador para permitir ao motorista retomar o controle. Por meio do Sinal de Freio de Emergência, o utilitário aciona automaticamente as luzes indicadoras de direção e pisca as de freio, alertando os outros motoristas e reduzindo o risco de colisões traseiras. O controle de estabilidade inclui também o recurso de assistente de partida em rampa (Hill Holder), um aliado no dia a dia nas ladeiras urbanas. O sistema traz mais conforto e segurança nas manobras ao detectar quando o veículo está parado em um piso inclinado, mantendo os freios acionados por alguns segundos para facilitar a saída de semáforos e rampas. O recurso também é ativado em descidas, tornando as manobras de marcha a ré mais tranquilas.

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            O Fiorino preserva o motor 1.4 Evo Flex, agora ajustado para atender às novas regras de emissões e ruído do Proconve (PL7) – o motor 1.3 flex aspirado, que também era oferecido na versão mais básica do modelo antigo, deixou de ser disponibilizado. De acordo com a fabricante, o propulsor ficou ainda mais econômico, com uma redução de até 11,8% no consumo de gasolina (a melhora com etanol foi de 8,3%). Ele gera até 86 cavalos de potência e torque de 12,2 kgfm com etanol. Graças aos novos ajustes do câmbio manual de 5 marchas, a segunda e a terceira ficaram mais curtas, dando mais agilidade no trânsito urbano ao mesmo tempo em que reduzem a necessidade de trocas em retomadas e subidas. Já a quinta marcha foi alongada em 5%, o que reduz a rotação do motor em velocidades de cruzeiro e, com isso, melhorando o consumo e reduzindo o ruído na cabine. A ré foi encurtada em 14%, facilitando manobras em ladeiras, mesmo com o veículo totalmente carregado.

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            Pequenos detalhes mereceram a atenção da equipe de engenharia da Fiat. As palhetas do novo Fiorino, por exemplo, agora são do tipo flat-blade, tecnologia que permite uma melhor limpeza do vidro com menor ruído aerodinâmico. Os bancos foram modificados para aprimorar o conforto, com material mais resistente. Essa mudança é complementada pelo novo painel de porta, que oferece mais apoio para os braços do motorista e do passageiro, de qualquer estatura. O ar-condicionado, que virou item de série na linha 2022, foi recalibrado para ser capaz de resfriar o interior do utilitário em até 6º C nos primeiros 15 minutos de funcionamento, o que significa um resfriamento 18% mais rápido da cabine. Outra modificação se deu na suspensão traseira que, a exemplo da nova Strada, utiliza eixo rígido tipo ômega com mola parabólica longitudinal, com materiais de mais resistência. De acordo com a Fiat, essa alteração deixou o conjunto mais leve e aprimorou a eficiência e estabilidade. A capacidade de carga permanece em 650 quilos.

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Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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