A Suzuki acaba de promover a estreia mundial, em forma de “live”, do novo S-Cross, modelo surgido em 2013 e que sucedeu o SX4. Ao mesmo tempo, a marca japonesa anunciou que ampliará sua gama de veículos híbridos a partir do próximo ano. O S-Cross estreia sua terceira geração na Europa com estilo mais robusto e mais afim ao dos utilitários esportivos convencionais. Já o S-Cross de segunda geração, vendido atualmente no Brasil, tem um “jeitão” mais próximo ao de crossovers, o que não colabora muito nem para definir seu público-alvo nem para as vendas. A terceira geração apresentada agora na Europa ainda não tem uma previsão de desembarque no mercado brasileiro, mas o novo SUV terá suas vendas iniciadas em dezembro na Europa, devendo chegar em 2022 à América Latina, Oceania e Ásia. “Na Europa, todos os nossos automóveis de turismo são híbridos leves ou híbridos fortes, e incrementaremos a nossa gama de híbridos fortes no ano que vem”, avisa Toshihiro Suzuki, presidente mundial da marca oriental.
Produzido na Magyar Suzuki, na Hungria, o novo S-Cross tem 4,30 metros de comprimento, 1,78 metro de largura, 1,58 metro de altura, 2,60 metros de distância de entre-eixos e capacidade do porta-malas para 430 litros, praticamente as mesmas medidas da versão anterior. O modelo é equipado com o motor 1.4 turbo a gasolina com tecnologia híbrida leve de 48 volts, com 127 cavalos de potência e 23,9 kgfm de torque combinados. É o mesmo propulsor do Swift Sport. Segundo a Suzuki, o novo S-Cross é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 9,5 segundos e em 10,2 segundos na versão Allgrip, dotada de tração integral. O câmbio pode ser manual ou automático, ambos de 6 marchas. É possível se escolher entre o modo “Standard” e o “Eco”. No primeiro, a MGU (ou Unidade de Motor Gerador) assiste ao propulsor a combustão com mais frequência, para uma condução mais enérgica. Já no modo “Eco”, aumenta o período com condução elétrica, para melhorar a eficiência de consumo de combustível. No Brasil, o S-Cross 4Style-S utiliza um 1.4 turbo de 146 cavalos, 23,5 kgfm de torque e tração nas quatro rodas, com preço de R$ 179.990.
Apesar de manter quase os mesmos equipamentos da segunda geração, o novo Suzuki S-Cross tem um design mais encorpado, com o capô maior e menos inclinado, faróis com tecnologia de leds e uma grade do radador maior em comparação à da geração anterior, com acabamento em preto brilhante e novo formato. Os para-choques também ficaram mais robustos, especialmente pela bela parte central em tom de prata na frente. Os para-lamas estão mais musculosos e têm extremidades pláticas na cor preta, realçando seu estilo de SUV. Na traseira, destaque para as lanternas mais largas e com lentes brancas. Com o vão central em relação ao solo mais alto do que o da versão anterior, o novo S-Cross deve ter um comportamento mais adequado em trechos de off-road, se eles não forem muito severos. Dentro, o novo S-Cross estreia a multimídia com tela de 9 polegadas com espelhamento de smartphones com Apple CarPlay e Android Auto, ficando em uma posição mais elevada, o que facilita a sua utilização, e um vinco bem pronunciado no lado direito do painel. O restante é todo da versão atual, como as saídas de ar laterais, os comandos do ar-condicionado, o seletor giratório de modos de condução, o volante e o painel de instrumentos.
Por: Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: