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Outras cinco dúzias

Após a venda de 60 Hi-Ways em maio para o Grupo D’Granel, a Iveco entrega outros 60 para a empresa de Minas Gerais. Com essa compra, a transportadora reforça sua frota para atender aos clientes, como multinacionais dos setores de cimento e minério e o transporte de cargas variadas. De janeiro a outubro de 2021, a Iveco cresceu 82% no segmento de pesados, enquanto o mercado subiu 55%.  “A D’Granel comprovou a eficiência da nossa marca por meio da performance dos nossos caminhões, do atendimento especializado no pós-venda e, acima de tudo, na construção de uma parceria robusta que culminou com a aquisição de mais 60 veículos”, comemora Ricardo Barion, diretor Comercial da Iveco. A negociação envolveu o plano de manutenção Absoluto, de cinco anos, para as novas unidades. Além de todas as manutenções preventivas determinadas pela engenharia, o plano cobre reparos vindos de desgaste natural ou de falha de produto, as chamadas manutenções corretivas. Tem ainda assistência vinte e quatro horas (Non Stop Iveco). Os caminhões contam com o Iveco Connect, sistema de telemetria e conectividade que funciona durante todas as vinte e quatro horas do dia, monitorando o desempenho do motorista e as funções do veículo. As informações são enviadas a uma sala de controle, localizada no complexo industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG), que monitora as mensagens recebidas pelos dispositivos. 

Frota renovada

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A Viação Garcia-Brasil Sul, pertencente ao Grupo GBS, vem recebendo desde setembro novos modelos da Geração 8 da Marcopolo para operação em linhas rodoviárias de curta, média e longa distâncias. As aquisições da empresa incluem o modelo Paradiso 1800 Double Decker, destinado às viagens interestaduais, e o Paradiso 1200 e o Viaggio 800, destinados, respectivamente, às viagens intermunicipais e aos fretamentos. A renovação da frota soma 46 novos veículos e vem atender à crescente demanda de passageiros para o final do ano e início de 2022. “A parceria com o Grupo GBS é muito forte e estamos muito felizes pela escolha dos novos modelos da Geração 8, o que demonstra as vantagens e os benefícios que esses veículos proporcionarão às empresas, aos passageiros e motoristas”, destaca Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais para o Mercado Interno e Marketing da Marcopolo. Dos ônibus Paradiso 1800 DD da Geração 8, 15 serão fornecidos para a Viação Garcia e dez para a Brasil Sul, com chassis Mercedes-Benz O-500RSDD e 15 metros de comprimento no total. Desses, dez serão equipados com serviço Doble Class, 48 poltronas semileito Super Soft no piso superior e oito poltronas leito-cama Hiper Soft no piso inferior, todas com tomadas de 110 volts, sanitário, geladeira com bebedouro e sistema de entretenimento com cinco monitores no piso superior e oito nas poltronas leito-cama do piso inferior, DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel) e sistema de ar-condicionado. E 15 unidades terão configuração Leito Plus, com 30 poltronas leito Super Soft, no piso superior, e dez leito-cama Hiper Soft no piso inferior. 

Na trilha da e-mobilidade

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A multinacional alemã de componentes automotivos ZF está participando de um projeto de tecnologia de célula de combustível para mover veículos pesados. O objetivo inicial do projeto “HyFleet” é desenhar e testar um ônibus movido exclusivamente a eletricidade. O projeto está programado para funcionar por três anos e visa identificar descobertas importantes para o design ideal de células de combustível em ônibus. Nesse contexto, a ZF está contribuindo com sua experiência para a condução de veículos comerciais puramente elétricos – incluindo potência eletrônica e controle baseado em software de todos os consumidores de energia. 

Marca dos 500

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Em 2006, o Exército Brasileiro iniciou o processo de aquisição de novas unidades de veículos blindados sobre rodas para o transporte de pessoal, e a Iveco Defence Vehicles venceu o processo de concorrência com o Guarani VBTP-MR 6×6. Em 2013, foi inaugurada a primeira fábrica de veículos blindados da marca fora da Europa, localizada em Sete Lagoas e, em 2014, foram entregues as primeiras 86 unidades do Guarani. Semana passada, a Iveco Defence Vehicles entregou a unidade de número 500 do Guarani ao Exército Brasileiro, em solenidade oficial na fábrica de Sete Lagoas. Outro marco comemorado foi a entrega simbólica das 31 unidades LMV-BR 4X4, encerrando assim o contrato de aquisição do primeiro lote (32 unidades) da nova “Viatura Blindada Multitarefa, Leve de Rodas” (VBMT-LR 4×4). O Projeto Guarani foi concebido pelo Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército Brasileiro em parceria com a Iveco Defence Vehicles. Com previsão de duração de 20 anos, contempla mais de 1.500 veículos. Dezenas de unidades do Guarani 6×6 já foram exportadas para outros países. O projeto do LMV-BR teve início em 2015, quando a Iveco Defence Vehicles ganhou a licitação para a entrega de 186 unidades ao Exército Brasileiro.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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