A Ford promoveu a primeira exibição brasileira da Maverick. A picape chegará no primeiro trimestre de 2022 e resgata um nome já adotado anteriormente em um cupê, que chegou a ser produzido no Brasil de 1973 a 1979. Com carroceria em monobloco e importada do México, a Maverick é menor em comparação à Ranger, que tem chassi sobre longarinas e é feita na Argentina – as medidas oficiais da caçamba da nova picape ainda não foram reveladas. Contudo, as dimensões da Maverick parecem bem similares às da Fiat Toro, que também usa chassi em monobloco, é fabricada em Pernambuco e atende ao mesmo público cobiçado pela Maverick. Lançada na versão Lariat FX4, de perfil off-road, a nova picape pretende seduzir tanto os fãs de trilhas enlameadas quanto quem busca um veículo de uso predominantemente urbano. “A Maverick oferece toda a capacidade e versatilidade de uma picape, mas por dentro tem o conforto e o requinte de um SUV. É um veículo que surpreende também pelo tamanho, dirigibilidade, tecnologia e estilo, com vários detalhes diferenciados”, ressalta Daniel Sinzato, gerente de Marketing de Picapes da Ford.
O design robusto da Maverick segue a tendência musculosa da atual linha global de picapes e SUVs da Ford. Os faróis têm formato de “C”, unidos por uma barra dupla horizontal (inspirados na F-150) e as lanternas grandes e trapezoidais. As rodas de liga leve de 17 polegadas têm design esportivo e na cor preta. Os pneus são Pirelli Scorpion, de uso misto. O “powertrain” é formado por motor 2.0 turbo EcoBoost a gasolina, tração integral AWD e transmissão automática de 8 velocidades, o mesmo adotado no utilitário esportivo Bronco, também importado do México – mas talvez entregue um pouco mais do que os 240 cavalos do SUV. Para reforçar a proposta vigorosa, a Maverick virá equipada com bocal e pré-instalação elétrica para engate de reboque, que possibilita o aproveitamento máximo da capacidade de carga. Na caçamba, a picape adota um conceito chamado “flexbed”, que aumenta a versatilidade para transportar diferentes tipos de equipamentos e bagagem. Acessórios como santantônio, aerofólio de teto e da traseira, estribos, porta-objetos e cobertura elétrica da caçamba estarão disponíveis. O insólito abridor de garrafas que chamou a atenção no porta-malas do Bronco é reeditado na tampa da caçamba da Maverick.
Se por fora a Maverick é uma picape de estilo forte e rústico, por dentro, revela o espaço e conforto mais próximo ao dos SUVs. Chama a atenção a preocupação em trazer soluções criativas – como um amplo compartimento sob o banco traseiro, para guardar objetos em viagens e no dia a dia. A cabine tem também encaixes que permitem a fixação de porta-objetos personalizados, como porta-mapas ou revisteiros, que podem ser criados com impressoras 3D. O painel digital, o volante multifuncional, o console, os bancos em duas cores, a tela multimídia de 8 polegadas e os puxadores das portas com design bastante original são os destaques da cabine, que ostenta um padrão de acabamento mais despojado em comparação ao da Ranger. Seguindo a linha habitual da Ford, a conectividade é um dos pontos altos da nova picape. Como os demais modelos da marca, a Maverick terá conectividade de série com o aplicativo FordPass, que coloca informações e comandos remotos no celular do motorista.
A Maverick terá uma paleta de cores com dez opções, incluindo alguns tons vivos bastante singulares para picapes: Vermelho Aurora, Laranja Delhi, Azul Malacara, Azul Lyse, Azul Indianápolis, Cinza Torres, Cinza Dover, Prata Orvalho, Branco Ártico e Preto Astúrias. A Ford optou por divulgar mais próximo do lançamento informações como dados de desempenho e preço.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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