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Letras com significado 

GTS se traduz em Gran Turismo Sport. Desde o 904 Carrera GTS de 1963, essas três letras têm um significado especial para os fãs da Porsche. Agora, no Salão de Los Angeles, aberto até o dia 28 de novembro, a marca alemã apresenta dois modelos expoentes envolvendo a sigla, o novo 100% elétrico Taycan GTS, com impressionantes 598 cavalos de potência, capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 3,7 segundos e chegar a máxima de 250 km/h. O Taycan GTS está disponível para pré-venda no Brasil exclusivamente na carroceria sedã, com preço de R$ 805 mil. Já o 718 Cayman GT4 RS é o principal modelo da família 718, com um motor de seis cilindros, naturalmente aspirado, já conhecido do carro de competição 911 GT3 e do modelo de produção em série 911 GT3, com 500 cavalos de potência e torque máximo de 45,5 kgfm. O “bólido” acelera até os 100 km/h em 3,4 segundos e pode atingir 315 km/h com a sétima marcha do câmbio PDK. O novo 718 Cayman GT4 RS estará disponível para pré-venda no Brasil no primeiro semestre de 2022. O preço será comunicado com o início das encomendas.

Investida bávara

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Ao comemorar o vigésimo sexto ano de atividades, o BMW Group Brasil anuncia um aporte financeiro de R$ 500 milhões na operação no país e na fábrica de Araquari (SC). “Celebrar 26 anos no Brasil vendendo mais que todos os concorrentes diretos somados é para agradecer a todos nossos clientes e empregados, assim como nossa rede de concessionárias. E reforçaremos nossos recursos de forma a consolidar o compromisso com os clientes em produzir novos modelos e desenvolver novas tecnologias para o país”, promete Aksel Krieger, CEO e presidente do BMW Group Brasil. O novo investimento será feito ao longo dos próximos três anos em várias áreas. Menos de seis meses após o início das vendas na Europa, a fábrica de Araquari começará a produzir todas as versões a combustão dos novos X3 e X4. Serão lançados ainda os novos X3 M40i, X4 xDrive 30i M Sport e X4 M40i, esse, o veículo mais potente e tecnológico feito no Brasil pela marca alemã, com motor de 387 cavalos. Araquari receberá também a produção de um modelo inédito, que será revelado em breve pela matriz, na Alemanha.

Para encarar a concorrência

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A Volkswagen anuncia a implantação de novas tecnologia para tornar os modelos Polo, Virtus, Nivus e T-Cross mais seguros e eficientes. “Estamos democratizando a tecnologia em todos os segmentos, com equipamentos de segurança e conveniência até então disponíveis apenas sem categorias premium”, explica Roger Corassa, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil. Primeiro SUV da marca alemã produzido na América Latina, o T Cross passa a ser oferecido com Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) e Freio de Emergência Autônoma (AEB) de série a partir da versão 200 TSI. A função Start-Stop estará disponível para todas as configurações. O Nivus ganha também o ACC, o AEB e o Start-Stop em todas as versões, além do ar-condicionado Climatronic Touch na Highline e do painel de instrumentos Active Info Display opcional na Comfortline. Já na dupla Polo e Virtus, as principais novidades são o sistema Start-Stop de série para a Comfortline e o ar-condicionado Climatronic Touch para a Highline.

Todos na tomada 

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A General Motors dá um passo importante rumo ao futuro totalmente elétrico. A gigante norte-americana acaba de inaugurar a unidade Factory Zero EV, em Detroit e Hamtramck, ambas no Estado de Michigan. Na ocasião, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assumiu o volante da picape GMC Hummer EV, levando o veículo totalmente elétrico para um passeio na inauguração da fábrica. A GM investiu US$ 2,2 bilhões (mais de R$ 12 bilhões) para renovar a instalação para construir caminhões e SUVs totalmente elétricos. A fábrica será a casa dos GMC Hummer EV SUV e picape, das Chevrolet Silverado EV e Cruise Origin, entre outros EVs ainda a serem anunciados. “A experiência de fabricação da GM nos Estados Unidos é a chave para alcançar nosso futuro totalmente elétrico. Esse é um dia monumental para toda a equipe da GM. Reestruturamos a Fábrica Zero com a melhor e mais avançada tecnologia do mundo para construir veículos elétricos da mais alta qualidade”, comemorou Mary Barra, presidente e CEO da GM.

Aposta segura 

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Com mais de 10 mil unidades produzidas no Brasil, o Caoa Chery Tiggo 8 investe pesado no marketing de ser um dos utilitários esportivos mais seguros do mercado nacional. Com um amplo pacote tecnológico, o SUV reúne mais de uma dezena de sistemas de auxílio à condução e segurança como itens de série. Entre os destaques está o RCTA (Rear Cross Traffic Alert), sistema que atua em conjunto com o detector de ponto cego e informa o motorista, ao acionar a marcha a ré, quando outro veículo está se aproximando, evitando colisões e tornando as manobras mais seguras. O RCTA funciona por meio de um sensor integrado ao retrovisor e à câmera de 360 graus espelhando as imagens e as informações na central multimídia “touchscreen” com tela de 10,25 polegadas de alta resolução. Avaliado pelo C-NCAP, o Tiggo 8 recebeu a certificação máxima de cinco estrelas, com resultados considerados exemplares em quesitos como proteção de cabeça, pescoço, peito, abdômen e pernas dos ocupantes. O modelo foi avaliado em três crash-tests e foi submetido a análises que mediram o efeito chicote do pescoço em caso de colisão traseira e o nível de proteção para pedestres. 

Marketing estiloso 

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Depois de sucesso do Commander, o mais novo modelo produzido em Goiana (PE) e lançado em setembro deste ano, a marca norte-americana se prepara para surpreender os jipeiros novamente. Porém, desta vez, com itens que não são para dirigir. A Jeep Gear, loja de “lifestyle”, acaba de lançar uma coleção inspirada no novo SUV, com mochilas, camisetas, jaquetas, bolsas, acessórios e outro itens já disponíveis no site da loja (jeep-gear.com.br/commander). Segundo a marca, os itens da Jeep Gear são confeccionados com materiais de qualidade superior, seguindo os padrões estéticos da fabricante que remetem à aventura, ao contato com a natureza, design icônico, à durabilidade e sofisticação. A linha tem também uma “pegada” sustentável, com produtos desenvolvidos em malha ecológica com baixo impacto ambiental, produzidos com um processo conhecido como economia circular, aproveitando materiais recicláveis coletados por cooperativas. Esses retalhos têxteis são separados manualmente por cor, transformados em fibras e depois em fios.

Nome de futuro

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A Rivian, fabricante norte-americana de SUVs, picapes e caminhões elétricos, estreou na Wall Street com uma capitalização de quase US$ 100 bilhões (mais de R$ 560 bilhões). A Rivian foi fundada em abril de 2009 pelo ex-piloto norte-americano Robert Scaringe. Depois de ser chamada de Mainstream Motors, passou a ser Avera Automotive e depois, Rivian Automotive, a marca começou a focar-se em veículos elétricos em 2011. Em 2019, a Amazon anunciou que investiria US$ 700 milhões (quase R$ 4 bilhões) na Rivian. No mesmo ano, a Ford Motor Company fez aporte de mais US$ 500 milhões (R$ 2,8 bilhões) na fabricante. O valor da Rivian na bolsa dos Estados Unidos é superior ao das tradicionais General Motors (US$ 86 bilhões ou R$ 482 bilhões) e Ford (US$ 78 bilhões ou R$ 437 bilhões). A Rivian, que fabrica atualmente a picape R1T, de 760 cavalos, já importada por operadores independentes brasileiros, fechou a venda de 100 mil caminhões para a Amazon até 2030. Após essa transação, a Amazon deterá 19% das ações da fabricante de veículos elétricos. (Colaborou o siteAirbag”, do Uruguai)

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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