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Desde que o pequeno e espartano Kwid entrou em cena no Brasil vindo da Índia, em 2017, o Sandero perdeu a liderança entre os modelos da Renault. Atualmente o hatch compacto produzido na cidade paranaense de São José dos Pinhais ocupa uma discretíssima trigésima primeira posição entre os automóveis de passeio no mercado nacional, com 11.088 unidades vendidas de janeiro a outubro deste ano – quase quatro vezes a menos em comparação ao subcompacto da marca francesa. Para tentar retomar a visibilidade e, quem sabe, as vendas, a Renault resolveu apresentar o Sandero S Edition. A série especial, segundo a fabricante, traz uma combinação atraente de conforto e design esportivo para o hatch. A série já está nas concessionárias, com preço de R$ 76.790, e está disponível nas cores Branco Glacier, Prata Étoile, Preto Nacré, Vermelho Vivo e Cinza Cassiopée.

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O Sandero tem 4,05 metros de comprimento, 1,73 metro de largura, 1,53 metro de altura, 2,59 metros de distância de entre-eixos e porta-malas de 320 litros. Foi desenvolvido pela Renault do Brasil tendo como base o modelo da romena Dacia, uma subsidiária da marca francesa, que produzia o carro para os mercados do leste europeu. O Sandero usa a plataforma M0, a mesma do Clio III europeu e do Logan. Apesar de ser um hatchback, o Sandero está posicionado em um segmento de mercado e de preço acima do Logan, do qual se deriva. Desenvolvido pela Renault Tecnologia Américas (RTA) e produzido no Complexo Ayrton Senna, no Paraná, o motor 1.0 SCe, de três cilindros e quatro válvulas por cilindro, traz duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape, oferecendo 90% do torque máximo (10,5 kgfm) já a 2 mil rotações por minuto. A potência do propulsor aspirado é de 82 cavalos com etanol, associado ao câmbio manual de 5 marchas. Conforme números da fabricante, o Sandero com motor 1.0 SCe acelera de zero a 100 km/l em 13 segundos e pode chegar a 163 km/h, tudo com etanol. 

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A versão S Edition traz como itens de série quatro airbags (dois frontais e dois laterais), Isofix, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, ajustes de altura do banco e volante, computador de bordo, alarme, vidros elétricos dianteiros com “one touch”, travas elétricas, chave tipo canivete e sensor de estacionamento traseiro. Nos itens de conforto e conveniência, a S Edition tem o sistema Media Evolution, com quatro alto-falantes, espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay, permitindo usar Spotify, Waze, Google Maps e áudios de Whatsapp na tela de 7 polegadas “touchscreen” capacitiva.

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Na nova dianteira, o para-choque traz inspiração na peça adotada no Sandero R.S. 2.0 com luzes de rodagem diurnas em leds posicionadas na parte inferior e moldura integrada, com acabamento em cinza. A parte de baixo tem a grade em colmeia – outra alusão à versão esportiva do modelo –, enquanto a grade superior, horizontal, tem acabamento preto, com destaque para o logotipo da Renault ao centro. Os faróis são escurecidos, com foco duplo, sendo os mesmos adotados no Sandero R.S. 2.0. Percorrendo a lateral, a S Edition traz rodas de 15 polegadas de aço, com calotas no tom prata, e capas dos retrovisores com acabamento em black piano. Atrás, a novidade fica por conta das lanternas escurecidas em leds que combinam com o estilo mais jovial da série especial. Internamente, a S Edition não faz diferenciação com o resto da linha, com acabamento em black piano e teto escuro. Os bancos são revestidos em tecido com ergonomia adequada, bem como regulagem de altura para o do motorista.

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Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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