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A Toyota apresentou detalhes do bZ4X, protótipo de seu novo modelo eletrificado com a tecnologia BEV (Battery Electric Vehicle), com uma abordagem focada na neutralidade de carbono de forma “prática e sustentável”. A marca japonesa, para reforçar a percepção de que pretende produzir veículos sustentáveis na prática, está desenvolvendo uma linha de eletrificados – incluindo HEVs (híbridos), PHEVs (híbridos plug-in), BEVs e FCEVs (movidos a célula de combustível). A nova série de veículos 100% elétricos Toyota bZ tem como base a mesma premissa. O objetivo é obter a aceitação de muitos clientes em regiões com grande demanda por BEVs e suprimento abundante de eletricidade a partir de energia renovável, como na China, nos Estados Unidos, na Europa e no Japão, e lançar sete modelos com a grife “bZ” até 2025.

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Para a nova família de eletrificados, a Toyota estabeleceu quatro valores: o primeiro é ter cabines confortáveis, oferecer um novo estilo de vida e oportunidade de aproveitar um tempo a mais com a família e os amigos. O segundo é dar ao cliente um prazer de conduzir um BEV. O terceiro é reduzir o CO2 e outras emissões, contribuindo com o ambiente. O último é a tentativa de criar uma sociedade mais segura, com mais paz de espírito. O bZ4X foi desenvolvido com base nesses pilares, como um SUV de segmento médio do tipo BEV e projetado como o primeiro modelo da série Toyota bZ.

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O veículo adota uma plataforma BEV com base na filosofia e-TNGA, para alcançar melhor desempenho de direção por meio de um centro de gravidade baixo e maior rigidez. Desenvolvida em conjunto com a Subaru Corporation, essa plataforma incorpora os requisitos exclusivos de BEVs com desempenho off-road exigido em SUVs e direção atrativa, suave e intuitiva. Em termos de segurança, além de considerar um elevado grau de proteção da célula da bateria, foi adotado o pacote Toyota Safety Sense, estrutura de carroceria adaptada para colisões de qualquer direção e um conjunto de baterias que contribui para garantir o desempenho de proteção em um acidente.

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A performance de BEV está focada na direção segura e conveniente, porém, a fabricante não divulgou números de desempenho, de potência nem de autonomia. Mesmo sendo um carro completamente novo, a Toyota garante que o bZ4X (esse não será o nome do modelo de produção, previsto para meados de 2022) tem o melhor desempenho de economia de energia e alcance de cruzeiro durante a condução para uso prático (particularmente, em condições de inverno). Na busca por performance aerodinâmica, sistemas e equipamentos foram desenvolvidos para reduzir o consumo de energia, exceto ao dirigir, especialmente em relação à energia usada para aquecimento em condições de inverno. Dessa forma, o ar-condicionado será por bomba de calor, assim como os aquecedores de assento e volante e o irradiado aos pés dos ocupantes, tempo de carregamento curto e compatibilidade com carregadores de alta potência.

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O bZ4X tem uma bateria fina de alta capacidade colocada sob o piso, eixo elétrico integrando motor, eixo de transmissão e inversor e uma unidade de fornecimento de eletricidade (ESU), consolidando funções de carregamento e distribuição de energia. Para uma maior rigidez ao modelo, materiais de estampagem a quente foram usados nas principais peças da estrutura, com uma estrutura de corpo leve e de alta rigidez, feita parcialmente de aço de alta resistência. Houve também um aprimoramento da rigidez de várias peças, como ao redor do conjunto de baterias em que a unidade BEV e o radiador estão instalados e no entorno das suspensões dianteira e traseira. Conforme a Toyota, a condução do bZ4X aproveita as características de transmissão do motor para gerar respostas ágeis, sensação de aceleração linear, controles de saída de alta precisão e de aceleração e desaceleração, operação dos pedais mais leves e controle de supressão de deslizamento em estradas escorregadias.

O futuro BEV da Toyota terá mapas na nuvem para obter informações de tráfego e sobre a disponibilidade de vagas em tempo hábil. Estarão disponíveis ainda serviços BEV especializados, como apoio à condução e exibições de estação de carga, de apoio à condução e de intervalo de direção. O veículo de produção terá função aprimorada de reconhecimento de voz com possibilidade de operar limpadores de para-brisa e ar-condicionado, por exemplo, atualizações de software over-the-air (OTA, sem fio) e do sistema multimídia sem a necessidade de visitar uma concessionária, chave digital e, com seu smartphone, o usuário poderá bloquear, desbloquear e iniciar o sistema sem operação na tela.

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Outra novidade é a função de fonte de alimentação externa. O Toyota bZ4X poderá se conectar a um alimentador de energia para fornecer eletricidade de alta produção para casas e eletrodomésticos para atividades ao ar livre e até em casos de desastres e outras catástrofes atmosféricas. Quando usada com geração de energia solar doméstica, a carga poderá alimentar a residência durante o dia, enquanto a eletricidade excedente poderá ser usada para recarregar o veículo por meio de cabos. Posteriormente, a eletricidade armazenada no veículo poderá ser utilizada para alimentar a casa à noite.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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