Nova era
A Kia Motors do Brasil revelou para o país seus novos logotipo, razão social e slogan, apresentados na Coreia do Sul em janeiro deste ano, significando uma transformação na própria corporação, pertencente ao Grupo Hyundai. O nome foi reduzido para somente Kia. Parecendo uma assinatura manuscrita, o novo logo tem uma linha rítmica e contínua. Sua simetria aponta as três letras do nome para o céu. “O novo logotipo da Kia representa o compromisso da empresa em se tornar um ícone de mudança e inovação. A indústria automotiva está passando por um período de rápida transformação, e a Kia está se moldando e se adaptando de forma proativa a essas mudanças”, explicou Ho Sung Song, presidente e CEO da Kia. A “live” revelou ainda seu slogan global, “Movement That Inspires” (movimento que inspira, em livre tradução do inglês) e suas novas cores, com o preto e o branco em destaque. Fundada em 1945 e com 29 anos de Brasil, a Kia se coloca como “começando do zero” e elege como principais desafios apresentar novas soluções de mobilidade e ser líder mundial na venda de veículos eletrificados durante esta década. A proposta é lançar sete modelos inteiramente “verdes” até 2027.
Primeiro passo
Logo após revelar para o Brasil seus novos logotipo, nome e desafios, a Kia anunciou o lançamento oficial do Stonic, primeiro modelo alinhado com o novo posicionamento de marca da montadora sul-coreana. A fabricante pertencente ao Grupo Hyundai confirmou a chegada do novo modelo para a primeira quinzena de novembro, com preço definido em R$ 149.990, autorizando ainda o início da pré-venda do SUV compacto híbrido no Brasil para já. O Stonic terá motor 1.0 Kappa de três cilindros turbo a gasolina com sistema híbrido MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle) de 48V, com 120 cavalos de potência combinada e torque de 20,5 kgfm. “O Stonic será o primeiro SUV híbrido compacto do mercado brasileiro da nova Kia. Com ele, a Kia inicia a trajetória rumo à liderança do mercado global de veículos híbridos e elétricos”, desafia José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil.
Euforia pós-estreia
Depois de um lançamento automotivo, muitas marcas aproveitam para “mostrar serviço” e sinalizar ao mercado que a demanda pelo novo produto está acima do previsto – o que, de fato, funciona para animar os consumidores potenciais e motivar a rede de concessionárias. Segundo a Fiat, em menos de uma semana depois de ter sido apresentado, o Pulse, o primeiro SUV da marca italiana no Brasil, desenvolvido e produzido no Polo Automotivo de Betim (MG), teve quatro mil unidades reservadas. A entrega dos modelos aos primeiros clientes se iniciará em novembro. Mediante sinal de R$ 3 mil, o consumidor poderia garantir a compra do Pulse. “A configuração mais desejada foi a da versão topo de linha Impetus, que traz um inédito motor turbo. A reserva de quatro mil veículos feitas pelo cliente pessoa física em dois dias mostra o sucesso que o Fiat Pulse terá no mercado”, valoriza Herlander Zola, diretor do Brand Fiat América do Sul e Operações Comerciais Brasil. Os motores 1.3 Flex e Turbo 200 podem ser combinados com câmbio automático CVT de 7 marchas simuladas ou manual de 5 velocidades. De acordo com a Fiat, abastecido com etanol, o Pulse Turbo 200 acelera de zero a 100 km/h em 9,4 segundos e pode chegar a 189 km/h.
Primeiro lugar
Segundo o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), o Mini Cooper SE, versão 100% elétrica do hatch de três portas, alcançou a posição mais alta da lista de emplacamentos entre veículos compactos elétricos – BEVs (Battery Electric Vehicles, em inglês) – no acumulado deste ano, com 137 unidades emplacadas no Brasil. A liderança foi alcançada em setembro, quando 73 carros foram comercializados. O resultado veio poucos meses após o lançamento do Mini Cooper SE no país. “Nossa marca será totalmente elétrica em 2030, e o cliente comprova estar conectado com as novas tecnologias, entregando essa liderança no segmento de compactos elétricos no Brasil”, comemorou Rodrigo Novello, diretor de Vendas e Marketing da Mini Brasil. O elétrico tem 184 cavalos de potência, 27,5 kgfm de torque instantâneo, bateria de íons de lítio de 32,6 kWh e autonomia de até 234 quilômetros (ciclo WLTP). O Mini Cooper SE, produzido em Oxford, na Inglaterra, custa a partir de R$ 239.990.
Ofertas especiais
Neste mês, o Caoa Chery Tiggo 3X Turbo Pro está sendo vendido com desconto adicional de fábrica para o público PcD. Com a oferta, a versão topo de linha do mais recente SUV da marca sino-brasileira é disponibilizada a partir de R$ 93.200. À redução de IPI, prevista em lei para pessoas portadoras de deficiência física, foi acrescido mais 5% de desconto concedido pela montadora. A oferta é válida para toda a rede concessionária do Brasil. Além do Tiggo 3X, toda a linha de produtos da Caoa Chery é comercializada para o público PcD, com exceção do Tiggo 8, devido ao teto máximo de R$ 140 mil estabelecido por lei. Entre os destaques está o Arrizo 6 Pro, ofertado a partir de R$ 120.141 nessa modalidade. Todos os modelos de sedãs e SUVs da marca são vendidos para o público PcD nas mesmas versões comercializadas no varejo. Com a retirada da linha de produção da Ford no Brasil, anunciada em janeiro deste ano, a Caoa Chery entrou no “top ten” das marcas com fábrica no país, ocupando a décima colocação.
Parceria energizada
A Nissan e a autolocadora Movida dão mais um passo conjunto na eletrificação do país. Com a parceria entre as duas empresas, mais 150 Leaf passam a incorporar a frota de veículos da Movida, que já contava com 70 unidades do 100% elétrico. Além disso, as duas empresas prometem investir na expansão da infraestrutura de recarga. “Na Nissan, temos o objetivo e o compromisso de desenvolver essa nova cultura da mobilidade, por meio de acordos que incentivem o uso dos elétricos e apoiem o estudo da tecnologia e soluções ligadas à eletrificação. Esse novo passo da parceria com a Movida é fundamental porque permite que mais pessoas experimentem o carro elétrico”, explica Tiago Castro, diretor Sênior de Marketing e Vendas da Nissan do Brasil. O hatch elétrico Leaf tem 149 cavalos de potência (110 kW), torque de 32,6 kgfm e autonomia de até 389 quilômetros.
À caça do seminovo
Conforme a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a venda de seminovos no Brasil aumentou 48,8% em 2021 na comparação com o ano passado. A alta expressiva no preço dos zero-quilômetro fez muita gente enxergar o sonho do carro novo ficar mais distante. A Klubi, startup de consórcio com tecnologias de novas aplicações de serviços financeiros, elenca algumas dicas para quem procura por um seminovo:
– Refletir sobre as reais condições financeiras – É fundamental primeiro ter ciência do valor que o cliente pode investir mensalmente para a aquisição do seminovo.
– O veículo das expectativas – Éimportante se pesquisar de forma online, presencialmente, por reportagens da mídia especializada ou assistir a vídeos com análises de quem teve o modelo desejado.
– Momento de se planejar – O próximo passo é começar a separar mensalmente o montante que será destinado à aquisição do seminovo, se ele não for adquirido à vista, naturalmente. É imprescindível ter sempre uma reserva de emergência para imprevistos do dia a dia, não necessariamente ligados ao veículo.
– Escolher uma modalidade de compra – Se o cliente não puder comprar à vista, a Klubi, evidentemente, aconselha a modalidade de consórcio, por não ter taxa de juros nem entrada.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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