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Em 1981, para brigar com a Ford Série F, a fabricante norte-americana de automóveis Dodge resolveu renomear os modelos sucessores das picapes séries D e B como Ram e Power Ram, respectivamente para tração 4×2 e 4×4. Mais tarde, a linha de picapes deixou a marca Dodge e foi criada a Ram Truck, uma divisão de veículos comerciais leves e médios do grupo Chrysler, que havia incorporado a Dodge. Em 2010, a Ram tornou-se uma subsidiária do grupo ítalo-americano Fiat Chrysler Automóveis (FCA), que no início de 2021 fundiu-se ao grupo francês PSA Peugeot Citroën para a criação do conglomerado Stellantis. A Ram passou a ser comercializada no Brasil a partir de 2019, quando a nova geração da Ram 1500 desembarcou no país para tentar abocanhar um lugar de destaque no localmente inexplorado segmento de picapes grandes. Embora numericamente as vendas não sejam muito significativas em comparação às das picapes compactas e médias no mercado brasileiro, a Ram sente que o seu momento é de crescimento. De janeiro a setembro deste ano, as versões da Ram 150 venderam quatrocentas e setenta e sete unidades, enquanto sua “irmã” 2500 emplacou 2.145 exemplares. Mas elas não têm concorrentes no segmento de picapes grandes, desde que a Ford desistiu de trazer a F-150, o veículo mais vendido nos Estados Unidos.

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E surgem agora na terra do “Tio Sam” três novas versões da Ram 1500, todas sem data nem intenção definidas para chegar ao Brasil. A marca norte-americana exibiu recentemente na Feira Estadual do Texas a TRX Ignition Edition, a Longhorn SouthFork e a Red, que, apesar do nome, é toda preta com apenas detalhes gráficos em vermelho. “Os consumidores exigem uma picape bonita com recursos fáceis de se usar. Eles nos dizem que suas Ram são uma extensão de sua personalidade e querem se destacar da multidão. Os clientes da Ram exigem ainda mais e nossos novos modelos oferecem isso com uma seleção de conteúdos externos e internos para uma personalização ainda maior”, revelou Mike Koval Jr., CEO global da marca Ram. O Texas foi o palco escolhido para o lançamento dessas edições especiais por o Estado ter o maior volume de vendas de picapes. Afinal, o Texas é a terra dos “cowboys” e dos “rangers”, os eternos xerifes, atualmente, motorizados. Os novos modelos estarão à venda nos Estados Unidos ainda neste trimestre.

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A Ram 1500 TRX Ignition Edition apresenta uma combinação única de tecnologia, gráficos, desempenho e aparência externa, no entanto, os interessados terão de agir rapidamente, pois haverá apenas oitocentas e setenta e cinco unidades disponíveis. A TRX Ignition terá pintura externa na cor exclusiva Laranja Ignition e um conjunto de equipamentos de série ainda mais abrangente, inclusive com vários itens oferecidos na Ram 1500 Rebel, que chegou este ano ao Brasil, como teto solar panorâmico, head-up display, sistema de frenagem autônoma com reconhecimento de pedestre, terceira luz de freio em leds e caçamba com ganchos de amarração e revestimento protetor. Na cabine, a TRX Ignition Edition inclui costuras em Laranja Copperhead e a inscrição “TRX” nos encostos dos bancos, nos detalhes em fibra de carbono acobreada, emblema laranja no console central e na tela do quadro de instrumentos com “TRX” em Laranja Ignition. Debaixo do capô, a versão conta com o motor 6.2 Hemi V8 turbo com 711 cavalos de potência.

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Por sua vez, a versão Longhorn SouthFork substitui a Limited Longhorn 10th Anniversary na linha e também inclui recursos disponíveis na 1500 Rebel, a exemplo da tampa traseira multifuncional (abre para baixo ou para os lados), caçamba com iluminação em leds e revestimento e pneus todo-terreno Falken Wildpeak. A configuração tem ainda divisor de carga, degrau retrátil para subir na caçamba e pedais de metal. Por dentro, a Longhorn SouthFork tem a exclusiva cor Marrom Mountain e almofadas de porta de camurça com partes de couro e um detalhe de filigrana a laser. O “powertrain” da Longhorn SouthFork é o mesmo da TRX Ignition Edition. Já a versão 1500 Red Edition da picape da Ram está disponível nas configurações Limited Crew Cab, com opção de motor 5.7 Hemi V8 de 395 cavalos de potência ou 3.6 EcoDiesel V6 de 305 cavalos. Na grade, exibe a logomarca “Ram” vermelha, mesma cor usada nos emblemas laterais e no logo que enfeita o apoia-braços central.

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Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos; Divulgação

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